Bijuteria e Acessórios de Moda

Sofia Godinho - Ausência de reembolso e não aceitação de devolução

Marta João Ribeiro da Silva
Marta Silva apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2024
No dia 01 de fevereiro fiz uma encomenda na loja online Sofia Godinho. Contactaram-me por parte da marca a dizer que um dos artigos que encomendei não estava disponível e se poderia substituir por outra cor do mesmo. Fui compreensiva e aceitei a troca. Passados uns dias recebi a encomenda, experimentei todos os artigos (anéis e colares) e os anéis que encomendei não corresponderam às minhas expectativas dado que eram muito diferentes da fotografia do site e contactei logo no dia a seguir a marca para proceder à devolução dos mesmos. Como é obvio, para perceber se gosto de um artigo ou não tenho de o experimentar. Neste sentido, dado que os anéis que encomendei eram ajustáveis e não de um tamanho em específico, ao experimentar ajustei o mesmo ao meu dedo. Procedi então à devolução e enviei os produtos pela transportadora. Assim que a Sofia Godinho os recebe diz que não aceita a devolução de uns dos anéis pois supostamente foi usado. Contacto de imediato a marca a dizer que não usei o produto, e que só demorei um dia a pedir a sua devolução e que apenas o experimentei e procedi à devolução no dia a seguir a o receber. Respondem que não têm os meios necessários para o por direito novamente. Mas então como é possível que permitam a devolução ou troca de um artigo e que permitam ao cliente experimentá-lo e depois não aceitam o mesmo?! Sendo que os anéis de prata embora estando iguais já podem ser devolvidos?! E como é possível a mim experimentar um anel totalmente maleável e ajustável sem alterar ligeiramente o seu formato?! Disseram que não aceitavam a devolução do mesmo e caso quisesse reaver o anel teria de pagar mais 3 euros ou fazer uma encomenda de outro produto quando já gastei portes de envio para o devolver.
Parece que fazem propositadamente para os clientes não conseguirem devolver ou trocar os produtos. Se assim o é e não querem que aconteça isto teriam de alterar as políticas de compra e não permitir trocas ou devoluções.
Para além disso, e piorando a situação, pediram-me para enviar o meu NIB para proceder à devolução do valor dos outros dois anéis, algo que poderia ser quase imediato e até hoje ainda não o fizeram. Receio que não receba o reembolso por parte da marca sequer, visto que faltam 3 dias para acabar o prazo do mesmo e ainda não o fizeram.
Contactei a marca através de whatsapp e dizem que o departamento financeiro está a resolver e a situação continua igual.
A resposta da marca à minha devolução foi péssima. Parece que fazem propositadamente para devolverem o dinheiro aos clientes o mais tarde possível, quando em contrapartida o nosso pagamento quando fazemos uma encomenda é instantâneo. Muito fraca comunicação interna. Processo completamente moroso e rudimentar, o que é injustificável nos dias de hoje numa loja online. Não aconselho ninguém a comprar na Sofia Godinho e se sabia que todo o procedimento seria assim nunca o teria feito. Para além disso não gostei nada da qualidade dos produtos. Lamentável isto acontecer com uma marca nacional, quando dou primazia a produtos portugueses.
Espero ter o meu dinheiro de volta o mais rápido possível e que a situação se resolva.
Refiro também que apenas paguei 0,90 euros de portes de envio pagos à parte tal como é possível ver na fatura em anexo. Por isso espero receber o reembolso da totalidade do valor dos anéis, ao contrário de várias reclamações que vi na página.

Obrigada.
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2024
Marta Silva
26 de fevereiro 2024
Anexo
Marta João Ribeiro da Silva
Marta Silva avaliou a marca
28 de fevereiro 2024

Só resolveram o meu problema após fazer reclamação neste portal.