Solinca
  • cliente@solinca.pt

Solinca - Duplicidade contratual e cobranças indevidas

Marília Miranda apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2024
Esta é minha terceira tentativa de ser assistida, e tive que criar uma conta no portal da queixa para ser (talvez) atendida.
Segue a mesma informação que enviei ao SOLINCA GAIA há 4 dias (gaia@solinca.pt e cliente@solinca.pt).
Importante: enviei esse email no dia 10 de fevereiro e quero que a data de termino do meu contrato conste como tal, não aceitarei cobranças de períodos posteriores a esse.

1. Esclarecimento acerca da demora em auxiliar-me na transferência do ginásio de Ermesinde para o de Gaia, solicitada no balcão de Gaia desde o dia 01 de março de 2023, por motivos de mudança de residência (comprovativo da EDP datado a 27/02/2023 no email). Somente partir de 11 de maio de 2023 pude aceder ao Ginásio de Gaia sem precisar que minha entrada fosse manualmente concedida pela recepção do ginásio, como vinha acontecendo no respectivo período de 2 meses e meio, causando-me constrangimento por ter que aguardar a recepção do ginásio de Gaia solucionar meu pedido de transferência.

2. Ressarcimento dos valores de Cliente Global (1.98€ por quota) que me foram cobrados desde o dia 01/03/2023, visto que eu solicitei transferência entre os ginásio na recepção de Gaia, e me foi assegurado que com o meu pedido de transferência, esta taxa já não seria mais cobrada. Porém continuei sendo cobrada durante o mês de março e abril pelo serviço (23.98€ incluindo quota, comprovativos Millennium por email). Somente a 18/04/2023 é que passei a ser cobrada somente o valor de quota de 10.99€ (21.98€ somente quota).

3. Ressarcimento dos valores extras que me foram cobrados indevidamente de má-fé pela Solinca Gaia desde a data da tal “solução” para meu pedido de transferência, que se deu através da criação de um contrato duplicado (com a mesma instituição porém com datas, períodos de fidelização e valores de quota distintos).
A diferença de quotas entre o contrato inicialmente feito em Janeiro de 2023 no ginásio de Ermesinde porque eu queria começar a ser cliente(10,99€) e do contrato duplicado feito em Gaia em Maio como alternativa do ginásio para me transferir (11,99€), que é de 1€ por quota. Solicito revisão completa dos débitos feitos de 17/05/2023 até o mais recente a contar da data desta comunicação. Eu deveria ser cobrada somente 21.98 quinzenalmente, com a única diferença de acréscimo informado pela solinca para 2024.

4. Somente mediante a solução dos itens 2 e 3, a resolução/finalização do meu contrato de cliente com a Solinca Classic SA , Sede Lugar do Espido Via Norte 4470-177 Maia, NIPC 505200597. No ato de resolução, solicito que conste a formalização de que o contrato duplicado realizado pelo Solinca Gaia para me transferir de um ginásio para outro não tem valor e não poderá ser usado para quaisquer cobranças futuras ou penalização relacionadas com período de fidelização (que é indevido e não pode ter qualquer valor instrumental visto que já existia em vigor um período de fidelização com o mesmo prestador a contar de 21/01/2023).
Data de ocorrência: 14 de fevereiro 2024
Solinca
15 de fevereiro 2024
Estimada Marilia Miranda

Recebemos a sua reclamação, que encaminhamos para o departamento respetivo.
A situação relatada será analisada e receberá resposta brevemente.

Obrigado,
Departamento de Gestão da Qualidade Solinca
16 de fevereiro 2024
O status diz "Solinca está a aguardar resposta do utilizador" porém não me foi perguntado ou solicitado nada.
13 de março 2024
Ainda não foi resolvida.
Ligaram-me e conforme eu pedi em chamada, enviaram-me por e-mail no dia 20 de fevereiro o compromisso de reembolsar me valores (98.32€).
No dia 28/02 perguntei data estimada de processamento do tal reembolso, pois não havia recebido nada até o momento.
No dia 29/02 responderam-me que o reembolso seria recebido em 15 dias.

Só fizeram o reembolso no dia 29/02 e acredito que porque eu enviei e-mail perguntando sobre isso.
Nao percebo porque tanto tempo para isso acontecer e preciso deixar estar reclamação aberta até receber o reembolso em minha conta, que supostamente deve acontecer no dia
15/03.
Um mês depois de quando me confirmaram que o reembolso seria feito.
Marília Miranda avaliou a marca
13 de março 2024

Solinca contactou-me para falar da situação, falou-me em um reembolso, mas precisei contactar novamente para saber do tal reembolso, que só foi feito no dia 29 de fevereiro mas que eu não recebi até hoje (e que levaria 15 dias para eu receber, o que não faz sentido algum se houve o comprido de fazê-lo com bastante antecipação).