Spintronic - Caldeira pellets com defeito, recolhida e nunca devolvida!

António Antunes
António Antunes apresentou a reclamação
13 de outubro 2019 (editada a 15 de outubro 2019)
Fui enganado pela Empresa Spintronic / Eng João Santos! Resumidamente forneceram-me uma caldeira a pellets com defeito e após inúmeras reclamações recolheram-me a máquina e nunca mais me devolveram a máquina! (Mesmo contactando por telefone, e-mails e cartas registadas).

Exponho o que me aconteceu de forma mais detalhada, com o objectivo de outras pessoas não caírem na armadilha como eu, e na expectativa da Spintronic me resolver a situação.

O serviço que contratei foi o de fornecimento e instalação de um sistema de aquecimento de caldeira a Pellets prestado pela Empresa abaixo mencionada e que após inúmeras reclamações sobre o mau funcionamento do mesmo e várias tentativas de contacto sem sucesso, à data de hoje estou sem a máquina e privado do uso do aquecimento, tendo sido a máquina levada por:

SPINTRÓNIC – Energias Renováveis, Unipessoal Lda, com sede a Rua senhora do deserto, nº 21, 3860-752 Pardilhó, Estarreja - Aveiro e NIPC 513 404 996 e o seu gerente:

JOÃO DA SILVA SANTOS, Engenheiro na empresa João SpinTrónic

Descrição dos factos:

Realizei a compra do sistema de aquecimento pelo valor de 2.460,00€, tendo 2 anos de garantia da Caldeira e 5 anos de garantia do termo acumulador.

A instalação do equipamento - sistema de Aquecimento central, com caldeira a pellets e Termo Acumulador - foi efectuada no dia 30/08/2017, sob a supervisão do Sr. Eng.º João da Silva Santos e com ajuda de mais 2 colaboradores, na minha residência sita na Igreja Nova, Mafra

O sistema nunca funcionou corretamente. Várias foram as reclamações realizadas por nós. A primeira das quais em Novembro de 2017, sendo que nesta altura, e apenas em menos de 2 meses após a compra e montagem a máquina, a mesma já não ligava, deitava fumos e não realizava a combustão dos pellets (combustível). O que é inaceitável para um equipamento novo.

Contactámos diversas vezes a empresa, tendo sido informado pelo Sr. Eng.º João da Silva Santos que o problema estaria nos pellets que eram utilizados.

Ora, aquando da compra do equipamento em nenhuma altura fui informado pela Spintronic/ Eng João Santos que o mesmo apenas funcionaria com uma determinada marca/especificação de pellets, o que aliás nem sequer faz qualquer sentido.

Informo que os pellets que utilizei sempre foram de boa qualidade, de certificação A1, comprados em lojas especializadas para este tipo de equipamentos, no entanto e já numa atitude de desespero questionámos o Sr. Eng.º João da Silva Santos sobre qual era a marca/especificação recomendável para que aquela máquina funcionasse corretamente. Obviamente que nunca obtive qualquer resposta!!

Só em Janeiro de 2018 a empresa SPINTRÓNIC – Energias Renováveis, Unipessoal Lda, fez uma inspeção ao sistema de aquecimento tendo trocado o isqueiro e aumentado o pressão da água o que, por sua vez, originou o rebentamento das uniões devido à pressão, e provocou danos nas paredes da casa, obrigando a acionar o seguro multiriscos da casa.

Após uma rápida vistoria ao sistema de aquecimento, a empresa na pessoa do Sr. Eng.º João da Silva Santos, comprometeu-se a enviar um relatório para explicar o que seria necessário reparar. Conforme DOC 3 que se junta.

Mais tarde, em Fevereiro de 2018, e continuando o sistema a não funcionar corretamente, foi necessário, por minha indicação, proceder a uma limpeza geral. Sendo necessário efetuar uma segunda limpeza geral no mês seguinte, em Março de 2018.

Neste contexto, está demonstrado que o sistema instalado não correspondia ao contratado e pago.

Para culminar, em 23/03/2018, 7 meses após a compra e instalação do equipamento de aquecimento central, deslocaram-se à minha casa, o Sr. Eng.º João da Silva Santos e mais um colaborador e resolveram retirar e levar a Caldeira. Sempre acreditei que levariam a máquina com o intuito de a substituir e/ou pelo menos reparar. A verdade dos factos é que, desde essa data, até à presente, não mais consegui contactar a Spintronic nem o Eng. João Santos, nem voltei a ver mais a minha Caldeira.

A Spintronic /Eng. João Santos, remeteram-se ao silêncio limitando-se a enviar por e-mail facturas e mais facturas, facturas proformas todas elas alegadamente referentes a trabalhos de reparação. Trabalhos esses que nunca foram aceites ou contratados por mim e que certamente a serem efetuados eram, efetivamente, de responsabilidade da empresa Spintronic, ao abrigo mais não fosse da Garantia do equipamento fornecido.

Obviamente que devolvi as faturas e faturas proforma emitidas pela Spintronic e não procedi ao pagamento das mesmas.

A Spintronic foi interpelada por mim através de carta registada com Aviso de receção em 11 de Julho de 2018, carta esta que vos envio também em anexo.

Tudo leva a crer que a Spintronic / Eng João Santos, sabia que a caldeira nunca iria funcionar como era expectável, tanto mais que não obtive por parte deles a menor preocupação em repará-la, ou sequer proceder a troca do equipamento, já que estava no período coberto pela garantia e não se encontrava a funcionar.

Ao invés, a Spintronic / Eng João Santos, tentaram fazer parecer que a culpa do mau funcionamento seria por mau uso, escapando assim às suas responsabilidades contratuais previstas pela legislação portuguesa, chegando ao ridículo de culpar os Pellets pelo mau funcionamento do equipamento, quando bem sabem que os pelltes que se encontram no mercado e que foram adquiridos por mim em nada tiveram a ver com o mau funcionamento do sistema de aquecimento. Tanto mais que quando foram interpelados por mim para que indicassem o melhor local para compra dos pellets, e resumiram-se ao silêncio.

Sinto-me completamente enganado e induzido ao erro pela Spintronic/ Eng João Santos, de forma querer que eu acredite que os danos causados à máquina teriam sido provocados pelos Pellets.

A Spintronic/ Eng João Santos, como percebeu que não iria conseguir continuar a enganar e iludir-me, convenceu-me de que iram trocar o sistema de aquecimento e assim conseguiram retirar a Caldeira da minha casa!

A Spintronic/ Eng João Santos tinha o perfeito conhecimento da importância e necessidade para mim e para a minha família (1 criança de 2 anos e 1 recém-nascido) da aquisição e instalação em Agosto de 2017 do sistema de aquecimento. Sendo que com a sua atuação causou-me danos, privando-me do uso e conforto que o sistema de aquecimento deveria proporcionar, principalmente após o nascimento de um filho quando a família deveria estar confortavelmente em casa a usufruir da compra.

Adicionalmente informo que encontrei no portal da queixa 2 clientes da Spintronic com problemas em muito idênticos ao meu o que me leva crer que se trata do modus operandi desta empresa/ gerente:

1) Reclamação 12 de Outubro 2016 do Portal da queixa Nº 6166016 de Maria Lucinda Loureiro Afonso
Link: https://portaldaqueixa.com/empresas-e-servicos/spintronic-instalacao-deficiente-da-caldeira-de-pellets

2) Reclamação 26 de maio 2015 do Portal da queixa Nº 2005215 de António Miguel Granja dos Santos Antunes
Link: https://portaldaqueixa.com/empresas-e-servicos/spintronic-incumprimento-da-garantia
Data de ocorrência: 13 de outubro 2019
4 de dezembro 2020
Neste Sitio com tipologia de antigo lavadouro, chega o espelho de quem o faz.
Tal que esta tipologia de assunto tem sede própria e não lavadouro publico.
Já que assim o pedem; mesmo não tendo qualquer valor estas difamações, decidi usar o meu precioso tempo para que que quem aqui vem obter informações ( sói cá vem, quem deve muito á inteligência e se baseia em telenovelas e nhenisses) , perceba que em inúmeros e inúmeros mesmo trabalhos lá aparece ( coisas ) destas. ( 25 anos de actividade ).
Segue em anexo os documentos que exibem as dividas que este senhor tem á empresa em questão, segue de igual forma os documentos que fazem prova dos trabalhos que foram efectuados.
O cliente recebe o dinheiro do seguro, referente ao nosso trabalho de reparação á instalação existente, efectuada pelo seu construtor á data da construção e não efectuou o pagamento á empresa.
Posteriormente o cliente solicita limpeza e manutenção á caldeira a pellets, na qual usou madeira de oliveira, sendo esta submetida a limpeza técnica e manutenção.
A empresa aguardou e aguarda o pagamento. Sem pagamento não pode ser dados qualquer seguimento.
Sao testemunhas os elementos envolvidos e a seguradora.

Friso que a sua expressão neste local não tem qualquer valor, é difamatória e cobarde.
Temos estancias para a resolução de conflitos.
A quem aqui procura informação, é sempre uma boa altura de evoluir e começar a pensar , se possível é claro.

Eu fui enganado por este senhor Antonio Antunes.
Em largas centenas de clientes, logicamente que aparece pessoas diferentes.

Alerta: os equipamentos, tal como as caldeiras são a cara de quem as usa.
mais anexos
mais anexos
António Antunes
8 de dezembro 2020
Uma empresa quando tem uma reclamação de um cliente, deverá:

1º atender telefonemas, responder a cartas e todos os meios de contacto de forma a ouvir o cliente, com o objectivo de solucionar o problema. Coisa que a Spintronic, na pessoa de Eng João Santos, empresa que agora tem novo nome (vai se lá saber porquê altera o nome em tão pouco tempo de actividade): ECONATURE - ENERGIAS RENOVÁVEIS, nunca o fez.

2º Não emitir facturas sem o cliente alguma vez ter pedido. A SPINTRONIC não tem meio de prova, pois em momento algum pedi para me facturarem tais serviços. Ainda por cima estando no tempo de garantia.

3º Empresas de credibilidade não vêm para o Portal da Queixa responder aos clientes da forma que estão a fazer. Respondem sim de forma a dizer que o problema está resolvido, e então o cliente posteriormente confirma. E desta forma temos clientes satisfeitos e outros que de futuro ficam com a segurança de que a empresa resolve os seus problemas. Desta forma todos os clientes ficam a perceber o que podem esperar destas empresas se alguma vez tiverem um problema. E aqui estou à vontade, peço a todos que investiguem mais no portal da queixa sobre a SPINTRONIC. Podem verificar que os problemas são sempre muito semelhantes.

Mais uma vez alerto a todos os potenciais clientes da SPINTRONIC e ECONATURE- ENERGIAS RENOVÁVEIS, tenham muito cuidado com o modo de actuação destas ditas "empresas".

Não quero que mais pessoas sofram o que eu sofri.

Sr João Santos, os meus contactos mantêm-se os mesmos, ainda estou a aguardar a sua resposta aos telefonemas, e-mails e cartas registadas que enviei, estou lesado monetariamente e sem um bem que é meu e está na sua posse.