Marketing e Consultores
2 TLC Marketing 71.9
3 ONITdev 58.3
Start-PMEN/A

Start-PME - Falta de credibilidade e profissionalismo e negligência- não honram compromissos

Utilizador apresentou a reclamação
30 de junho 2023
A Start-PME comprometeu-se (por escrito) em prestar serviços por um valor e, após várias tentativas nossas de que nos fossem remetidos - contrato e faturas mensais (como definido), o 1o contrato que nos apresentavam era omisso quanto ao período de tempo durante o qual a nossa empresa iria pagar os ditos serviços. Da nossa leitura, dava a entender que o valor seria pago ao longo de toda a vigência do contrato (2 anos) o que levaria a um valor total do exato dobro da proposta que me levou, em dezembro, 2022 a ponderar os serviços da Start-Pme.
Expus a minha dúvida, solicitando correção da respetiva cláusula contratual.
Quando rececionei o dito contrato corrigido, percebi que, de facto, a Start-PME tinha real intenção de nos cobrar o dobro do valor proposto (como provam vários e-mails trocados).
Saliento o facto de que, até para receber o contrato e faturas, ter sido sempre eu a fazer pressão para o envio dos mesmos, pois os timings da Start- PME nunca foram cumpridos.
Estando, à época, a nossa empresa a recorrer aos serviços da Start-PME, para candidatura à 1a fase do Voucher Startup que não foi efetuada atempadamente pela mesma, sem qualquer aviso para que, da nossa parte a mesma candidatura fosse apresentada autonomamente, a minha empresa ficou de fora de um processo de capitalização inicial fundamental, por negligência e completa falta de organização da Start-PME.
A nossa empresa foi criada em fevereiro apenas para poder concorrer ao programa do PRR, com garantia (que agora sabemos vã) de que o acesso ao voucher na 1a fase seria uma realidade.
A fase encerrou, ficamos de fora.
Até agora, por desleixo e falta de organização interna, ainda só tivemos despesa e encargos que poderiam ter sido evitados se a sua abertura fosse feita neste 2o semestre (por exemplo).
Como entendível, a minha empresa não poderia celebrar um contrato de prestação de serviços com uma empresa internamente desorganizada e cuja irresponsabilidade, no que afeta a minha parte , comprometeu severamente ganhos futuros.
Ainda assim, fiz questão de pagar o equivalente aos honorários de 2 dos funcionários que, de facto, trabalharam connosco - a contabilista e o jovem de origem ucraniana que me auxiliou nas burocracias de abertura da empresa e a dada altura s tornou na única ponte de contacto fiável.
Data de ocorrência: 13 de abril 2023
Prezada Mónica, boa tarde,

Lamentamos que não tenha tido a melhor experiência com a Start PME.

No entanto, não podemos deixar de nos justificar publicamente, visto que foi por esta via que a Mónica optou.

A proposta apresentada à Mónica foi para um serviço de consultoria e contabilidade durante um período de 24 meses. A proposta foi enviada em Dezembro, quando vigorava a nossa campanha de Natal (50% de desconto) e que foi amplamente comunicada nas nossas redes. Essa campanha era válida para contratos assinados no mês de dezembro. A Mónica, já em 2023, informa-nos que deseja avançar com a Start PME e em fevereiro o nosso colega (o jovem de origem ucraniano a que se refere chama-se Anton e é um excelente consultor financeiro. Ficamos felizes por reconhecer o serviço que lhe prestou) tratou da abertura da sua empresa para que depois se candidatasse ao programa Voucher Startup. Infelizmente, ainda em fevereiro, tal como lhe foi reportado, esse programa encerrou antecipadamente. Esta situação é totalmente alheia à Start PME e impossível de prever. Temos noção que tal encerramento teve impacto na estratégia da sua empresa, mas não nos parece justo da sua parte sermos responsabilizados por algo que está fora do nosso controlo. Após o encerramento do Voucher Startup, já em março/abril fomos tratar da formalização do contrato, pois até à data estávamos a trabalhar partindo do principio que a palavra dada seria honrada. De salientar que até à data não lhe foi apresentado qualquer fatura para pagamento, até porque nem contrato tinha. Quando finalmente lhe enviamos o contrato, já não estava em vigor a campanha e o colega que lhe enviou o contrato enviou-lhe o mesmo com os valores atuais. Assumimos aqui uma falha de comunicação entre o consultor que reuniu consigo em dezembro e o colega que tratou do contrato. Depois do erro ter sido detectado e corrigido, a Mónica informou que não iria assinar o contrato. Da nossa parte, percebendo os reais motivos, as dificuldades financeiras que estava a atravessar, aceitamos que não cumprisse com o compromisso que tinha assumido com a Start PME. Ainda deixamos que fosse a Mónica a decidir o que queria pagar à Start PME, como a própria confirma nesta sua reclamação. Pelo serviços prestados foi faturado o valor de €553 com via incluido. No mês de junho ainda não tinha sido pago qualquer valor à Start PME pelo serviço que prestamos em Fevereiro. Pedimos ao nosso gabinete jurídico para entrar em contacto com a Mónica para que conseguissem chegar a um acordo. A Mónica solicitou um acordo de pagamento em seis prestações, sem juros (email em anexo). A Start PME, mais uma vez, aceitou o pedido da Mónica já que indicava estar numa situação económica difícil. Dia 30 de Junho a Mónica informou o nosso departamento jurídico que já não precisava de pagar em prestações e saldou a sua dívida com a Start PME, achando ainda por bem, acusar-nos publicamente de falta de compromisso. Da nossa parte, quando erramos, admitimos os erros e tentamos encontrar soluções para os mesmos. Neste caso em concreto, não conseguimos perceber o que poderíamos ter feito melhor e por isso este esclarecimento público.

Apesar de considerarmos injusta a sua crítica, não guardamos qualquer ressentimento e temos todo o prazer em oferecer-lhe a candidatura do Voucher Startup que inicia este mês a 2ª fase.

A administração
3 de julho 2023
Vivam, boa tarde, estimados senhores que dão pelo nome público de Start-PME, faturam como GVK e cobram como Equações Exaustivas...

Vamos esclarecer, publicamente?
Vamos publicar e-mails trocados com as "falhas de comunicação"?
Eu também tenho os e-mails trocados.
Aqueles em que não é mencionada qualquer campanha de 50% de desconto por se tratar do Natal, aqueles em que desde fevereiro (data da abertura da minha empesa) vos solicitava as faturas e o contrato, aqueles em que o Anton (nome que bem lembro e optei por não mencionar antes, fazendo-o agora por terem aberto o precedente) tinha o cuidado de se tornar na única ponte de contacto convosco, aqueles em que solicitava à gestora de projeto uma maior fluidez nas comunicações que levavam uma eternidade à acontecer... aqueles em que exponho a omissão (premeditada ou não) do período de vigência das ditas mensalidades da cláusula contratual que obrigava a minha empresa ao pagamento do valor duplicado da proposta apresentada... aqueles em que depois de esperar respostas que não apareciam, trocam de gestora de projeto...
Há toda uma aparente realidade paralela/bolha em que os senhores parecem estar mais confortáveis. Felizmente que não é a minha.
Alguns de nós pautam-se pela clareza e honestidade dos seus atos e palavras.
Deste modo, ficaremos sempre cada um com a sua "verdade" e eu muito grata por terem sido tão competentes, claros e honestos (dentro do que vos foi possível) e me terem feito perceber que fazer parceria convosco seria o maior erro estratégico da minha recém criada empresa.
Deixo-vos em anexo a prova da proposta do Sr. Tiago Braga, a data da minha resposta (a palavra dada) ainda em dezembro, a fatura emitida pela GVK, a cobrança pela Equações Exaustivas e não apresento mais provas, por saber que os senhores não valem o tempo que invisto nesta queixa. Faço-a a bem de todos aqueles que estejam a ponderar os vossos serviços ou análogos...
Contudo, como mencionei já... vivendo e aprendendo, por isso vos agradeço.
3 de julho 2023
P.S.: optei por fazer reclamação pública, de facto.
Talvez tivesse sido mais útil à vossa instituição que a mesma tivesse sido feita no Livro de Reclamações e encaminhada para a DECO.
Prezada Mónica Soares, boa tarde,

A marca Start PME transitou de propriedade, incluíndo o seus créditos em Maio deste ano, sendo agora detida pela empresa Equações Exaustivas Lda. Esperamos que a alteração da nossa estratégia empresarial não seja agora o foco do seu descontentamento. Até porque ela só aconteceu após a Mónica ter rescindido com a Start PME. Não contávamos com a demora na regularização do pagamento por parte da Mónica, caso contrário, teríamos informado previamente que iria ocorrer essa alteração.

Relativamente à campanha de Natal ela foi publicada nas redes e enviada por newsletter (imagem em anexo). Estranhamos que o consultor não lhe tenha falado nela, pois os preços que ele lhe apresenta e que a Mónica divulga aqui são realmente com esse desconto.

Continuamos a estranhar as críticas que nos faz, agora de pouca clareza e de honestidade, pois tudo o que fizemos foi aceitar que não iria cumprir com a sua palavra e esperar meses para que regularizasse a dívida com a Start PME.

Em nome da Start PME, desejamos-lhe votos de muito sucesso.
Esta resposta tem um anexo privado
Campanha de Natal
3 de julho 2023
Não vos devo nada, felizmente!

Objetivo: apresentar candidatura à 1ª fase = Objetivo não cumprido (candidatura elaborada ainda antes do encerramento precoce do concurso não remetida)= Cliente Satisfeito? Não me parece.

Esperariam ainda mais se tivesse seguido a via judicial, conforme aconselhada pelo vosso departamento financeiro aquando da vossa 1ª tentativa de cobrança - momento em que foram postos a par de todo um processo arrastado e ineficiente - o tempo suficiente para não apresentarem a candidatura e, dessa forma não cumprirem o objetivo a que se haviam proposto.
Os resultados do vosso trabalho falarão sempre mais alto do que as vossas tentativas públicas de defesa do indefensável.

Votos de sucesso para vocês também.
3 de julho 2023
Prezada Mónica, boa tarde.

Para encerrar o assunto, voltamos a referir mais uma vez que não podemos prever o encerramento antecipado das candidaturas. O facto de a nossa equipa ter escrito a candidatura, não significa que a mesma fosse automaticamente colocada na plataforma, como certamente a Mónica irá verificar agora quando voltar a abrir o período de candidaturas e tentar submeter a candidatura escrita pela equipa da Start PME. Se precisar de ajuda, disponha.

Cumprimentos
Utilizador avaliou a marca
3 de julho 2023

Não fiável e ineficiente - quando não se cumprem objetivos, não se pode esperar avaliações positivas do trabalho realizado.