54.9

Tamet - Orçamento abusivo e sem explicações

Aline Xavier
Aline Xavier apresentou a reclamação
22 de maio 2023
Sempre utilizei a trotinete e nunca havia tido problemas com a mesma até o dia 17 de abril de 2023, que resolvi trocar algumas configurações pela aplicação e, ao andar cerca de 5km pela ciclovia da marginal e subir a Av. Infante Santo em um dia ensolarado de Lisboa, a trotinete apresentou a luz de temperatura e tive que pará-la no meio do trajeto em um restaurante para esperar esfriar. Depois de 15 minutos com ela parada, pus a trotinete a carregar e só depois deparei que a luz do carregador continuava verde, tirei e voltei a pôr o carregador e a luz ficou como vermelha como de costume, a luz de temperatura já havia apagado. Pensei que fosse algum problema de mal contacto do restaurante, porém o mesmo problema persistiu em casa, mesmo eu voltando as configurações anteriores e não só a trotinete não voltar a ligar mesmo estando com a bateria carregada, ela só liga quando está a carregar.

O problema está no ligar e desligar, enquanto ela estava ligada funcionava perfeitamente.

Foi então que no dia 02 de maio de 2023 compareci a Mi Store do Oeiras Parque com a trotinete para que fosse para manutenção. Faz menos de 1 ano da compra então tive a certeza de que a mesma está dentro da garantia. O vendedor imprimiu o termo que segue em anexo, pelo qual assinei e não me foi cobrado nada e não me foi informado quaisquer valores, afinal, a trotinete está dentro da garantia.

No dia 10 de maio de 2023, quarta-feira, às 18:23, um vendedor da MiStore do Oeiras Parque me ligou para informar que afinal a trotinete não estava na garantia e que havia um orçamento de 101€ que eu podia pagar em loja ou por referência enviada por e-mail.

No dia 12 de maio de 2023, sexta-feira, por volta das 17:20, estive a falar com uma vendedora da MiStore do Oeiras Parque que era para pagar o orçamento e fiz questão de desta vez ler para poder perceber o motivo da trotinete estar fora da garantia.

Para minha surpresa, consta no comentário técnico: "Após verificação técnica, o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante. Apresenta pneu traseiro furado. É necessário a substituição da roda traseira. Nota: O pneu furado, expõe o equipamento a um stress mecânico para o qual não foi projetado. Reduz a vida útil do motor, autonomia e a velocidade de ponta. Prejudica a estabilidade e a sua condução. A Tamet não se responsabiliza por danos decorrentes."

Além disto, me foi cobrado 22,65€ por "Rear Hub kits" pelo qual a trotinete entregue não estava a faltar nenhum e "Intervenção Técnica Mobility" no valor de 60,00€, ao contrário do que dizia no termo em que assinei no ponto número 7 "Equipamentos fora da garantia têm taxa de diagnóstico para Smartphones e Tablets no valor de 40,00€, restantes equipamentos 50,00€".

Tentei ligar para a assistência TAMET como me foi sugerido pela vendedora, estive quase meia hora a espera de ser atendida e desisti da ligação. A vendedora ficou de entrar em contato para ter os esclarecimentos solicitados abaixo, porém não tive nenhuma ligação ou e-mail recebido até então.

Então minhas dúvidas são as seguintes:
"o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante"
Quais requisitos do fabricante, em específico?

"Apresenta pneu traseiro furado."
Não me recordo. Pelo que sei, a Mi Eletric Scooter 3 tem uma das luzes para indicar esses tipos de manutenção, como segue também em anexo e eu nunca a vi ligada. De qualquer forma, um problema como esse que faz com que a garantia seja terminada devia ser detetado no momento em que entreguei o equipamento, como consta no termo 7. Além disso, tenho pneu extra que veio na caixa e me questiono se esse problema teria sido detetado caso tivesse trocado o pneu antes de colocar a trotinete para manutenção. Gostava de que me enviasse algum tipo de comprovativo que o pneu se encontra mesmo furado e explicasse como que a roda traseira, como dito no comentário técnico, um problema mecânico, faz com que a trotinete fique com problema de ligar e desligar, mas que funcione bem enquanto está ligada. O que para mim parecia um problema de firmware ou qualquer outra situação de parte elétrica, ter constatado um problema mecânico não relacionado com o problema inicial não me faz sentido e gostava de esclarecimentos quanto a isso.

"É necessário a substituição da roda traseira"
Da roda inteira ou do pneu? Porque se for do pneu, acho abusivo cobrarem mais de 100€ para trocar uma peça que tenho em casa.

"A Tamet não se responsabiliza por danos decorrentes."
Decorrentes a redução da vida útil do motor ou de substituir a roda e o problema continuar o mesmo?

Gostava de uma explicação pelo qual me foi cobrado o kit de parafusos, do qual também tenho para substituir em casa, a diferença de 10€ na intervenção e também na loja descobri que o "valor dos portes de envio que possa vir a ser imputados" são de 10€, mas li e reli o orçamento e o termo que assinei e não encontrei este valor descrito em qualquer lugar. Se soubesse dele, teria eu mesma levado até a Tamet Lisboa, já que segundo o site MiStore, eu posso me dirigir diretamente até a assistência.

No dia 16 de maio, por volta das 11:30 liguei para o número de assistência da Tamet novamente. A pessoa que me atendeu disse que, por eu ter colocado a trotinete para assistência em uma MiStore, que eu tenho que tratar diretamente com a loja, para que a loja entre em contato com a assistência e assim a assistência responda a loja para que a loja assim me repassar a mensagem, o que particularmente acho uma perda de tempo já que tenho como sugestão 10 dias para responder o orçamento. Outra coisa que também achei interessante é no rodapé do orçamento constar a frase "Em caso de recusa de reparação o orçamento é pago pela tabela que esta exposta/fixada na nossa receção". Como terei acesso a esse valor se tenho que tratar com a MiStore do Oeiras Parque pela qual deixei a trotinete e não posso tratar diretamente com a Tamet?

Enviei por e-mail essas dúvidas tanto para a MiStore Oeiras Parque, Tamet e MiStore Portugal no dia 16/05 e até agora não obtive nenhum esclarecimento por nenhuma das partes, me sinto ignorada.
Data de ocorrência: 22 de maio 2023
Tamet
22 de maio 2023
Estimada Cliente Aline Xavier,

Encaminhámos o processo para o Dpt. respectivo, assim que tivermos novidades, informaremos.

Tamet
23 de maio 2023
Estimada Cliente Aline Xavier,

Foi nos transmitido que foi igualmente recebida a sua reclamação via livro de reclamações online pelo que iremos responder à reclamação pela via oficial.

Deste modo pedimos para que encerre este processo aqui no Portal da Queixa, para evitarmos uma duplicação de processos.

Certos da sua compreensão.