Teleperformance

Teleperformance - Processo judicial - discriminação por parte de recrutadores

Hugo Cunha
Hugo Cunha apresentou a reclamação
1 de junho 2023
Em dezembro de 2022 candidatei-me a um emprego de intérprete de inglês portugues, o sr Ricardo Gomes fez-me um questionário com o seu inglês bastante quebrado e diria mesmo básico para alguém que é recrutador. Expliquei-lhe que sou portador de uma incapacidade motora, este trabalho seria importante para mim até porque é remoto. Informou-me que me contactava e não o fez, em fevereiro de 2023 voltei a contactá-lo pois reparei que o tal emprego voltou a estar disponível e o caro Ricardo simplesmente me ignorou.
Contactei a Portugal teleperformance e a Raquel, após saber que o Ricardo estava a ter uma atitude estranha, obrigou-o a enviar me os testes de inglês, o mesmo, disse que eu não passei nos testes contudo outros recrutadores viram os testes o não partilham da mesma opinião que o Ricardo.
Eu estudei na universidade de Cambridge, o meu inglês tem certificados de IELTS e TOEFL logo é provado que o sr Ricardo além de me estar a discriminar, conforme me foi informado, deu prioridade a um amigo.

Fui trocado de recrutador e a Miriam Alves, enrolou-me durante muito tempo mesmo ela sabendo que a posição de intérprete para language solutions ainda hoje está disponível, esta mesma recrutadora assumiu que lhe foi informado para ostracizar pessoas com incapacidade motora pois segundo ela, certas empresas não querem deficientes(tenho esta chamada gravada como prova). Fui contactado pela Miriam para uma posição na Nielsen para analista de dados e customer suporte, apenas e só com inbound calls, aceitei mas achei estranho, não sirvo para intérprete mas sirvo para o mercado britânico?
No dia da formação, eu e mais colegas, descobrimos que fomos enganados pela Miriam, a posição não é de todo aquilo que publicitou mas sim outbound calls estilo vendas num contexto de angariar utilizadores para um painel de users de recolha de dados, o que como é óbvio recusei. A First Line Manager, Claudia Dos Santos, também achou incorrecto e estranho a forma como estou a ser tratado e comunicou tal facto aos seus superiores, até porque as minhas qualificações falam por si.

Contactei a minha advogada e a associação APD e juntos iremos formalizar um processo por discriminação contra a Portugal Teleperformance assim como irei expor o meu caso a todo o social media, quer português quer britanico (irei usar certos perks de ter trabalhado para a BBC?) contudo estarei disposto a dialogar, pois se a Portugal Teleperformance tem por lema Inclusão, eu gostaria de ver isso na prática, até porque o meu interesse não é ganhar uma batalha jurídica mas sim resolver esta situação da melhor forma de modo que eu e outras pessoas na mesma situação que eu, tenham um tratamento justo independentemente das suas incapacidades, cor de pele, etc .

O Job Role de intérprete ainda está activo e eu estou disposto a iniciar já.

Se até 6a feira dia 2 de junho de 2023 não obtiver qualquer resposta da vossa parte, irei então formalizar uma queixa junto das autoridades competentes.

Informo também, que devido ao facto de ter sido ignorado pela Miriam Alves, Segunda feira, dia 5 de junho de 2023, irei entregar o equipamento da Nielson, no edifício Douro as 10h.

Relembro que a discriminação com base na deficiência é uma conduta ilegal e punida de acordo com a lei nº 46/2006, de 28 de Agosto regulamentada pelo decreto-Lei nº 34/2007, de 15 de fevereiro.
Data de ocorrência: 1 de junho 2023
Hugo Cunha