Phone House - Reparação mal efetuada

Sara Pereira
Sara Pereira apresentou a reclamação
28 de março 2017

No passado dia 13 de Outubro de 2016, o meu telemóvel (Samsung Galaxy Alpha) foi entregue na vossa loja do Norte Shopping para 1ª reparação. Foi levantado no dia 20 de Outubro de 2016 depois de ter ido para reparação ao abrigo da GARANTIA onde foram trocadas as seguintes peças: placa principal, bateria e conector de carga. Quatro dias após a entrega do equipamento contatei a loja telefonicamente reclamando a anomalia no ecrã Touch, até então inexistente.
Entreguei o equipamento de novo na loja dia 15 de Novembro de 2016 (por indisponibilidade profissional, conforme esclareci no contato telefónico inicial), seguindo as vossas orientações. A 18 de Novembro de 2016 recebo via email um orçamento de reparação no valor de €458,20, alegando “DANO OXIDATIVO” dos componentes anteriormente trocados na primeira e única reparação! Ressalvo que até à data e de acordo com a ordem de serviço inicial não existia qualquer indício de “Dano Oxidativo” – a existência do mesmo teria inviabilizado a única reparação a que foi sujeito.
“Dano Oxidativo” é uma argumentação clássica e recorrente para a marca não assumir as suas responsabilidades legais para com os clientes Samsung. O equipamento nunca tinha sofrido nenhum tipo de dano até à data da primeira reparação e o seu estado geral é imaculado. A única anomalia reportada foi corrigida dias antes ao abrigo da garantia, sendo que, a Samsung Portugal foi a única empresa a ter contato com o equipamento. A Samsung Portugal invoca a existência de um tipo de dano, que poderá, entre outros cenários, ter origem na utilização de peças usadas ou em condições propícias à acumulação de humidade no interior do equipamento – As únicas peças que apresentam “Dano oxidativo” são os componentes trocados dias antes!! Nesse sentido, reclamei junta da Samsung Portugal, no sentido da reparação ser coberta ao abrigo da garantia, vigente até Fevereiro de 2017. No último recurso solicitei que o equipamento fosse substituído por um equipamento igual ou similar atendendo ao montante da reparação e ao abrigo do DL 67/2003 de 8 de Abril alterado pelo DL 84/2008 de 21 de Maio.
No dia 5 de Dezembro de 2016, após ter enviado vários emails, estranhando a total ausência de feedback da loja desloquei-me até à mesma onde não me foi apresentada qualquer solução para o problema senão a reclamação por escrito. Não aceitei o levantamento do equipamento, aguardando a apreciação desta mesma reclamação por parte da Samsung Portugal e da ASAE.
No seguimento de todo este processo, e perante a total ausência de resposta da Samsung, foi formalizada queixa junto do Julgado de Paz da Trofa, encontrando-me ainda a aguardar a decisão. Uma situação perfeitamente lamentável, pelo que aconselho vivamente a não optarem pela Samsung para compra ou reparação de equipamentos. E com tudo isto estou sem telemóvel desde Novembro de 2016...

Data de ocorrência: 28 de março 2017
Phone House
30 de março 2017
Exma. Senhora Sara Silva,
Acusamos a boa recepção da reclamação, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Gratos pela compreensão, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
Apoio Cliente - Phone House