TopServiços24 - Cobrança indevida de serviços

Ricardo Marinho
Ricardo Marinho apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2023
No dia 17 de fevereiro de 2022, de madrugada, contactei a empresa supracitada com o intuito de me ser prestado o serviço de desentupimento da canalização na zona da cozinha pelo que inicialmente me foi apresentado o valor de 220€.
Após conversa telefónica, pedi que também verificassem o WC e foi-me dito que adicionalmente a esse valor, seriam acrescentados 180€ pelo facto de serem zonas distintas (Cozinha e WC), valor com o qual concordei e autorizei com o seguimento dos trabalhos. Na mesma chamada o colaborador da empresa questionou-me se este tipo de trabalho seria para apresentar a alguma seguradora, o que era o caso, e foi-me então sugerido efectuar uma filmagem gravada das canalizações no valor de 320€, como prova do sucedido e como tendo sido um intervenção necessária para o bom funcionamento do sistema. Nesta mesma chamada, foi-me também dito que no final os técnicos deixavam um cartão de memória com as filmagens.
Assim, e antes de qualquer trabalho de desobstrução e limpeza, foi efectuada a visualização e suposta gravação da canalização por via de uma câmara intra-tubular. Os técnicos, após a filmagem, procederam com o desentupimento nos locais solicitados, e, uma vez que a casa de banho tinha o sifão num estado degradado, pedi que também interviessem na outra casa de banho para evitar ter problemas à posteriori. Antes de pedir aos técnicos para efectuarem este terceiro serviço, liguei para a empresa, a pedir também a intervenção nesta casa de banho, na qual me disseram que só iria ser cobrado o valor das peças.
No fim da intervenção e sem qualquer alteração me ter sido comunicada antecipadamente, foi-me apresentado uma conta no valor de 1500,60€, dividida da seguinte forma: 640€+IVA por duas filmagens+gravação de algo que nunca tive em minha posse, com a justificação de que foi um "erro humano" e que o técnico não teve os meios necessário para gravar e apresentar-me o serviço pelo qual paguei; 180€+IVA pela intervenção da casa de banho; 220€+ IVA da intervenção do lava-loiça; 90€+IVA pelo desentupimento da casa de banho mais um novo sifão e, por último, 90€ do valor do sifão da outra casa de banho.
No próprio dia, pedi à empresa que me enviassem as filmagens e o relatório da intervenção para poder apresentar ao seguro. Em relação às filmagens, a empresa respondeu-me que se os técnicos não deixaram o cartão, entre sábado e segunda, enviariam as filmagens capturadas pela câmara intra-tubular e que poderia estar descansado. Quanto ao relatório ser-me-ia segunda-feira.
Para meu espanto, foram-me enviadas gravações feitas pelos técnicos, com os próprios telemóveis e com péssima qualidade, com o qual o colaborador da empresa admitiu que não estavam em boas condições nem era essa imagem que queria passar da empresa. Por este motivo, nas diversas chamadas que efectuei, pedi a devolução do dinheiro uma vez que o serviço que compactuei de gravação das filmagens não foi efectuado nas diretrizes que me foram apresentadas, no entanto, foi-me negado a devolução dos 640€+IVA, sendo imputado a mim cliente o custo, que só poderia reclamar através dos meios legais e, mais uma vez justificaram que foi um "erro humano" por parte da empresa e que efeturam a filmagem mas que não ficaram gravadas. Após umas horas, recebo a chamada da empresa com o intuito de nos avisar que iria ser efectuada uma devolução de 50€ para cobrir a falta das filmagens, como tentiva de resolução.
Ora, este serviço, para além de nunca ter sido pedido por mim e de ter sido proposta pela empresa, foi aceite por mim em acto de boa fé e por achar pertinente para efeitos de apresentação de prova na seguradora, mas para além de ter concordado apenas com uma gravação, compactuei para poder ter em minha posse um vídeo do sucedido e, nunca, de uma gravação feita com o telemóvel e de péssima qualidade nem do serviço sem filmagem gravada.
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2023