1.5

Travelgenio - Reembolso

Joao Santos
Joao Santos apresentou a reclamação
2 de setembro 2019
1-Efectuei a minha reserva pela Travelgenio no dia 11 de Novembro de 2018. Recebo a confirmação do pagamento por mail e respectivo código de reserva DRW7QO.

2-No dia 21 de Novembro de 2018, recebo o bilhete electrónico da Travelgenio para a minha viagem. Nele vem inscrito o meu código de reserva da companhia área Corsair com o numero LHJ6E2.

3- No dia 7 de Dezembro recebo novo mail da Travelgenio com título “CHANGEMENT D HORAIRE”. Ora, clicando no link (ainda activo e facilmente comprovavel) sou enviado para uma página onde apenas se indica os nomes dos passageiros. Não existe mais informação!

O texto do mail de dia 7 de Dezembro é:

***********************************************************
La compagnie aerienne que vous avez reserve a modifie certaines horaires ou certains numeros de vol de votre ticket.
Je vous prie de verifier que les nouveaux horaires s'adaptent a vos besoins.
Merci d avance.
************************************************************

YOUR ITINERARY/ITINERARIO DETALLADO/VOTRE ITINERAIRE/IHRE REISEROUTE/SEU ITINERARIO/DETTAGLI ITINERARIO:

4-Sabendo que o voo iria ser efectuado 9 meses depois, após ter pago e recebido bilhetes electrónicos, eu fiquei bem tranquilo com a minha viagem. Não recebi mais nenhuma informação sobre o estado da minha reserva após o dia 7 de Dezembro.

5-Em Julho de 2019, ao tentar adicionar refeições e bagagem na minha reserva, sigo até ao website da companhia, introduzo os meus dados da reserva (LHJ6E2) e sou surpreendido porque não existe informação sobre a mesma.

6-De seguida volto novamente ao site da Travelgenio, coloco novamente os meus dados e a reserva mantém-se nos MEUS VOOS. O estado é “Open”, está tudo correcto, sem indicações de problemas. Portanto, no site da Travelgenio a viagem não tem alterações mas no website da companhia aérea a mesma reserva nunca é encontrada.

7- No dia 27 de Agosto, decido contactar a Travelgenio através do Chat para me informar sobre o estado da minha reserva. Foi criado o Ticket #2755999 com o título: “ Reserva não encontrada na companhia aérea”:

Site: pt.travelgenio.com

Subject: Reserva não encontrada na companhia aerea

Text: Bom dia, efectuei uma reserva para uma viagem pelo vosso site. Foi atribuido um numero de reserva e um n de bilhete electronico da mesma viagem mas nenhum desses elementos é aceite no site da companhia area. Ou seja, tanto o nome da reserva, o numero da reserva e o numero de bilhete electronico não são reconhecidos pela companhia area. Logo não posso fazer check in online ou outro tipo de verificações (refeições, bagagemm, etc). É como se a reserva não existisse. Gostaria de obter uma confirmação da reserva junto da companhia area porque parece que a mesma não existe. Obrigado

-------------------------------

Phone

XXXXXXXX

Creation time

2019-08-27 08:27:17

-------------------------------

8 – Neste contacto, é óbvio que procuro saber o estado da minha reserva. Passados 4 dias, no dia 31 de Agosto (ou seja, no dia anterior à viagem), recebo resposta ao ticket com a informação de que a reserva está correcta. Eis a resposta ao meu ticket.

Customer Service cust.serv@travelgenio.com 31 Aug 2019, 18:11 (2 days ago)

Caro signor Santos,

Prova a localizzare la tua prenotazione sulla pagina della compagnia aerea con il codice LHJ6E2.

Tieni presente che alcune compagnie aeree ti permetteranno di tracciare la prenotazione solo 24 ore prima del volo.

Speriamo che questo ti sia utile.

Cordiali saluti,

9- Após este contacto, sinto-me tranquilo porque penso que está tudo tratado. Tenho confirmação de que reserva Travelgenio está correcta, tenho reserva da companhia aérea com o numero LHJ6E2, tenho bilhete electrónico enviado pela Travelgenio e não fui informado de alteração nenhuma (seja mail, telefone ou endereço postal).

10-No dia da viagem, ao balcao do check in, sou surpreendido porque a companhia área não encontra a minha reserva. Numa situação de desespero, estando fora do meu país, liguei de imediato para a travelgenio. Após várias tentativas de contacto para o vosso sistema de atendimento telefonico (11:14h // 11:21h //11:31h// 11:33h//11:35h), só após 19 minutos de ligação, fui informado naquele instante de que a reserva estava cancelada!

11 - Fui também surpreendido de que me haviam informado desse cancelamento num mail dia 7 de Dezembro e onde me diziam que iriam reembolsar o valor da viagem. Ora como está FACILMENTE COMPROVADO NO PONTO 3, nada disso aconteceu. Enviaram um mail a informar uma “suposta” mudança de horário sem indicar absolutamente mais nada. Nesse mesmo contacto telefónico a operadora Maria afirma que no mail de dia 7 de Dezembro tinham informado de que iria ser reembolsado para o cartão utilizado no pagamento.

Se esse mail existe, e se já passaram 9 meses desde a reserva, onde está o reembolso? Porque seguramente se eu visse a devolução desse valor no meu cartão de crédito, seria um aviso claro de que a viagem não se iria realizar.

12 - Se esse mail foi enviado, obviamente eu não o recebi. Mas após tantos meses sem uma suposta resposta minha, a Travelgenio deveria ter reenviado o mesmo mail ou utilizado outras formas de me contactar já que as tem, nomeadamente telefone (SMS ou endereço postal).

13- A Travelgenio tratou este caso de forma miserável. Em vários contactos, confirmou sempre a minha reserva (ainda hoje diz que a reserva está ACTIVA!), não me informou correctamente apesar de ter todos os meus dados de contacto: telefone, email e endereço postal. Não existiu, ao longo deste tempo, um contacto da Travelgenio que indicasse que esta reserva tivesse algum problema.

14- A Travelgenio ofereceu-me uma experiência traumatizadora em viagens. Quando pretendo seguir viagem tranquilamente, estou fora do meu país (com todos esses custos inerentes), e sou surpreendido ao balcão do check-in de que a viagem não se iria realizar.

15- Exigo o reembolso IMEDIATO da minha reserva para o cartão de crédito utilizado na minha reserva. E pergunto, se a Travelgenio sabe que esta reserva estava cancelada há 9 MESES, porque não devolveu ainda o valor para o cartão de crédito? É lamentável esta falta de respeito pelo cliente. Exigo ainda que a Travelgenio me ressarcie do valor das comunicações telefónicas efectuadas para o vossa linha de apoio (a receber posteriormente da minha operadora de telecomunicações), já que este problema não foi criado por mim. Foi um problema criado pela Travelgenio ao qual fui obrigado a ligar para obter informações que a Travelgenio tinha por OBRIGAÇAO dar-me.

16- Todos os vossos mails estão guardados. Neste mail anexo os print-screens. Agradeço que me tratem deste situação o mais breve possível. Estou disponível para qualquer contacto, como sempre estive, através dos contactos que têm como cliente através da reserva (AINDA ACTIVA!) que têm ao seu dispor.
Data de ocorrência: 2 de setembro 2019
2 de setembro 2019
Olá Joao. Durante as próximas horas irá receber a resposta no seu email. Obrigado pela sua colaboração
Joao Santos
Joao Santos avaliou a marca
18 de setembro 2019

Pela minha experiência, a Travelgenio é a evitar a todo o custo. Sou viajante frequente, portanto sei do que falo. Faço em média 10 viagens por ano. Obviamente foi a primeira e última vez que utilizei os serviços deste operador. Fica o meu conselho: verifiquem as vossas reservas junto da companhia aérea. Não se fiem apenas na informação disponibilizada pela Travelgenio.