UCI - União de Créditos Imobiliários
51.8
Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 87.3
UCI - União de Créditos Imobiliários51.8
UCI Unión de Créditos Inmobiliarios, S.A.
  • 707 78 00 87
  • Av. Engenheiro Duarte Pacheco,
    Torre 1, 14º Andar, Amoreiras
  • uci@uci.pt

UCI - União de Créditos Imobiliários - Credito habitação recusado

José Pereira apresentou a reclamação
16 de agosto 2022 (editada a 17 de agosto 2022)

Venho por este meio dar a conhecer a minha a situação que aconteceu com a UCI, expondo que existe uma escolha elitista dos seus clientes e que o uso de contatos internos desbloqueia negócios por interesse.

Há cerca de um ano encontrei a casa perfeita no qual pretendia construir o meu futuro com a minha família. Numa primeira tentativa e após tentar várias vezes entrar em contacto com a UCI, finalmente consegui saber que a casa se encontrava reservada e que existia uma lista de espera de reservas na qual seguia a ordem de chegada do pedido de reserva. Pensei então que seria tempo de seguir em frente.

Após cerca de 4 meses, encontro novamente o anúncio do imóvel e qual o meu espanto, percebo que afinal a lista de reservas não funciona assim tão bem. Voltei a tentar o negócio com uma outra empresa imobiliário, onde através da consultora financeira, mediou todo o processo, isto porque a UCI não nos respondia diretamente a telefonemas e emails. Finalmente conseguimos a reserva e tudo indicava que iriamos ficar com o negócio.

No desenrolar do processo que durou cerca de 2 meses foi nos dito numa primeira fase e após uma análise prévia da documentação, dos meus rendimentos e da minha mulher (Cerca de 3500 euros líquidos mês) que por possuirmos salários elevados, que nos poderiam financiar a 100% neste imóvel, no qual era as nossas pretensões para não perder as nossas poupanças nos 10% de entrada. Descansados, iniciamos o pedidos de orçamentação com empreiteiros, arquitetos, equipas de jardinagem e várias visitas ao imóvel com várias pessoas para ouvir segundas opiniões.

Após passado quase 3 meses, a UCI muda completamente a sua postura e informa a mediadora do processo, que já não iria financiar a 100% o imóvel em questão, alegando que o crédito automóvel é o problema. (A minha taxa de esforço nem a 9% chegava com este crédito automóvel e sendo apenas o único crédito que possuo, não era entrave em banco algum). Qual o nosso espanto, que aliado a esta mudança de postura, foi nos solicitado uma resolução do problema num prazo máximo de 4 dias (Sendo um feriado e dois associados ao fim de semana), sobrava 1 dia e meio para resolver o crédito automóvel e que a não resolução do mesmo significaria a perda da reserva.

Arranjamos solução e informamos que o crédito em questão não seria problema. Mostrando, que no conjunto das nossas contas bancárias e investimentos, tinhamos o suficiente para abate do crédito automóvel.

Após umas semanas, a UCI colocou novo entrave, enviando a simulação com um prazo máximo de 30 anos (Sendo que o máximo que solicitamos era 40) e que tinha passado para um financiamento de 90%. Aliado a isso, foi referido que tínhamos até ao final do dia para sinalizar o valor para contrato de compra/ promessa e venda.

Questionamos o porque desta decisão e o prazo de 1 dia para resolução, tendo a UCI alegado que a instabilidade profissional da minha mulher seria o problema, isto porque se tornou acionista numa empresa tecnológica e que não financiariam não estavam aberto a possibilidade de negociação do crédito habitação.

A nossa mediadora do processo, expos uma reclamação via email à UCI sobre esta situação alegando que não havia nenhuma razão para a alteração das condições, isto porque houve uma análise prévia da documentação e que o tratamento no desenrolar do processo, isto porque a cada resolução dos problemas apresentados para UCI, aparecia outro novos e sem grande margem de possibilidade de resolução nunca tendo obtido resposta. Não só a mediadora expos a reclamação como o consultor da UCI que geria o imóvel em questão confidenciou que na teoria não haveria algum entrave no negócio, que a nossa situação foi a conselho de administração e que foi decidido que não forneceriam o crédito sem percebermos realmente o que se passou.

As questões que faço à UCI são as seguintes:

1- Como é que dão prazos tão curtos de resolução de problemas que sabem que demoram bem mais que isso? Desde os 4 dias corridos para a resolução de um crédito automóvel ou 1 dia para sinalizar o contrato? Foi intencional para fazer cair o negócio porque tinham gente importante à espera?
2- Quanto é que se tem de ganhar para ser possível fazer um crédito convosco? Tendo em conta que a prestação do credito habitação seria 500 euros (O imóvel valia 215 mil euros) e os ordenados líquidos juntos eram de 3500 euros mês...
3- Porque houve possibilidade de negociação do valor do imóvel com outras pessoas e conosco não?
4- Porque é que o processo para o atual comprador do imóvel foi muito mais célere de que o nosso? É por ser uma pessoa de estatuto, que possui contatos e tem um carro de 100 mil euros?
5- Quando é que vão responder ao email da mediadora?

Os vosso tratamento com as pessoas e os critérios de análise transformam-se consoante o volume da carteira e o status da pessoa.

Espero que pelo menos, façam uma análise interna e que de futuro não brinquem com os sonhos das pessoas.
Data de ocorrência: 16 de agosto 2022
Exmos. Senhores,

Relativamente à comunicação recebida com a V/Referência #79175622, datada de 16 de agosto, informamos que já remetemos, via email, resposta aos esclarecimentos solicitados.

22 de agosto 2022
Foi enviado um email com a resposta padrão a qualquer reclamação. Não vi respondida as perguntas que efetuei.
Exmos. Senhores,

Relativamente à comunicação do cliente de dia 22.08.2022 recebida no seguimento da nossa resposta à reclamação com a V/Referência #79175622, datada de 16 de agosto, informamos que já remetemos, via email, resposta aos esclarecimentos solicitados pelo Sr. José Pereira.

26 de setembro 2022

Informo que a resposta obtido foi a resposta padrão dada a qualquer em que o resumo da mesma é nada! Não fiquei esclarecido em nenhuma das questões nem mesmo em qual as diretrizes para seleção dos créditos habitação isto porque, é decido em conselho de administração como eles bem quiserem e a quem lhes agrade.
24 de outubro 2022

Continuo a aguardar os critérios em concreto para a recusa do crédito habitação e da razão dos tempos definidos para resolução do crédito automóvel e da liquidação do valor do contrato promessa compra/venda.

Até à data de hoje, não houve uma explicação concreta para o assunto.

Obrigado
Exmos. Senhores,

Relativamente às comunicações do cliente dos dias 26.09.2022 e 24.10.2022 recebida no seguimento da nossa resposta à reclamação com a V/Referência #79175622, informamos que já remetemos, via email, resposta aos esclarecimentos solicitados pelo Sr. José Pereira.

José Pereira avaliou a marca
13 de janeiro 2023

Serviço ao cliente horrível, com comunicação praticamente inexistente e morosa. Avaliação, regras e condições do credito habitação consoante o network e o volume da carteira...... Esperemos que saiam do mercado...