Unidade de Saúde Familiar de São Marcos
Unidade de Saúde Familiar de São Marcos
6.5
Ministério da Saúde

Unidade de Saúde Familiar de São Marcos - Não tem prioridade no atendimento a grávidas

Vanda Lúcia Vaz da Conceição
Vanda Conceição apresentou a reclamação
9 de setembro 2014

Boa noite.
Estou grávida e neste momento estou de baixa por incapacidade de trabalho.
A minha médica família encontra se ausente para férias daí não conseguir marcar consulta. Quando isto acontece, os utentes devem dirigir se ao centro saude na parte da tarde e ir a uma consulta de apoio, consulta esta que visa atender num máximo de 16utentes por um médico a partir das 16 horas. As senhas são distribuídas a partir 15h,por ordem de chegada. Segundo aquilo que conheço, eu estando grávida tenho prioridade no atendimento,independemente da minha médica estar ausente ou não. Hoje dirigi-me ao centro de saúde para me informar a propósito da porrogação da minha baixa e se tinha prioridade e foi me dito que não havia atendimento prioritário, que as pessoas são atendidas,todas por igualdade.
Acho isto indecente! Eu estou grávida, tenho uma fratura no coxxis,tenho que me deslocar até ao centro de saúde e ficar à espera de 2h ou 3h para ser atendida por um médico, somente para porrogar a baixa. Concluindo, esta unidade de saúde não cumpre a lei!

Data de ocorrência: 9 de setembro 2014
Vanda Lúcia Vaz da Conceição
Vanda Conceição avaliou a marca
30 de agosto 2023

péssimo

Não cumpre a lei???? Mas qual lei??? Diga-me qual o decreto que lhe dá direito a dizer isso?

Mais, num Centro de Saúde todos estão com problemas de saúde..vá perguntar a cada uma das pessoas que lá estão á espera se elas próprias não gostariam de ter prioridade.

No máximo..e digo no máximo, porque mesmo assim seria surreal, poderia haver uma triagem, a semelhança do que acontece nas Urgências de um Hospital, agora a madame ter prioridade só porque está grávida...tenha juizo.

Sr. Carlos Vieira acho que não me fiz entender ou não percebe português. Quando vamos à segurança social, existe uma senha específica para grávidas,senhoras com bebés, idosos e incapacitados. Sendo o centro saúde um serviço público deveria ter o mesmo sistema,como você diz "triagem". É somente isso que peço. Não tenho a culpa que a saúde neste país se encontra como está,se não reclamarmos com fundamento,nada mudará.

Olá, boa tarde. Eu trabalho numa USF e de facto a sua USF nao esta a cumprir. E nao me refiro ao atendimento prioritario, porque se a sra tivesse consulta marcada (que era o que deveria ser) nao precisava de passar lá horas de pé. No caso de ausencia de um médico, os outros tem que se intersubstituir no atendimento, principalmente as gravidas e crianças recem nascidas. Para estas duas situações nao se aplica a vaga mas sim a obrigatoriedade do atendimento com marcação previa.
Reclame para a o ministerio da saude. Porque a politica de atendimento dessa unidade tem que mudar. Peça na usf para ver a norma onde se possa ver a regra em situação de ausencia do profissional. A forma como estao a fazer nao foi aquilo a que se comprometeram com as entidades da saude.

Sr. Carlos Vieira, antes de vir mandar "bitaites", convém que se informe antes.
Todo o serviço público deve ter serviços prioritários para pessoas com deficiência, grávidas, ...
Caso queira informa-se mais sobre o asuunto, pode visitar, p.e. este sítio: * PROIBIDO *://www.aia.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=168:prioridade-no-atendimento&catid=302:direitos-&Itemid=218

Vanda, faça o que lhe recomenda a Patrícia, só acrescento que a reclamação deve ser feita no livro amarelo que a USF não pode recusar, se recusarem chame uma autoridade e faça duas queixas, uma por recusa do livro.
Damiana