10.0
  • 275319700
  • Rua Marquês D'Ávila e Bolama
    6201-001 Covilhã
  • geral@ubi.pt

Universidade da Beira Interior - Mudança regulamento - empréstimo de livros da biblioteca

Fazenda
Fazenda apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2019
Venho por este meio reclamar, ou melhor sugerir, a alteração ao regulamento da Biblioteca Central Da Universidade Da Beira Interior. Ao requisitar dois livros, foi me dada a data de 2 Fevereiro de 2019 para entregar ou renovar os livros (Utopia Urbana e A Televisão Paga), todavia nessa data estava de férias em Torres Novas, Santarém e como tal não me iria deslocar até à Covilhã para efetuar uma devolução ou uma renovação. Pelo seguinte efeito, contactei por três vezes a Biblioteca para aviso prévio que naquela data não conseguiria estar presente, e nenhuma das chamadas foram então atendidas tal como a devolução da chamada não foi feita.
Hoje, dia 18 de Fevereiro de 2019, ao expor a minha situação, a bibliotecária informou-me que poderia ter feito renovação via online, informação nunca revelada ou prestada a mim como aluno e leitor. Visto que, não consegui entregar ou renovar nos livros na data prevista, uma multa de 10€ foi me facultada.
A Bibliotecária informou-me também, ao contestar que não tinha conhecimento da renovação online, que essa mesma informação está no regulamento, contesto então agora que no regulamento estão de igual modo nas páginas 15 e 18 respetivamente, as seguintes cláusulas:
"Artigo 21º
Deveres dos Leitores
1. Ao adquirirem a condição de leitor interno ou externo, todos os
utilizadores da Biblioteca recebem gratuitamente um exemplar do
presente Regulamento e assinam uma Declaração onde afirmam que
tomam conhecimento do mesmo e se comprometem a cumpri-lo e a
fazê-lo cumprir";
"d) Enquanto o leitor não resolver a situação, a Biblioteca tentará
contactá-lo (mail, telefone, telemóvel) quinzenalmente.
Se não houver resolução no prazo de três meses, ser-lhe-á
bloqueado o acesso a todos os serviços da Biblioteca. A partir
desse momento a Biblioteca considerará o livro / o recurso
perdido e, se possível, procurará repô-lo pelos seus meios.
Acrescerão à multa já devida todas as despesas decorrentes
dessa reposição; "

Pois bem, se eu não tinha conhecimento da renovação via online, também não recebi nem de forma gratuita nem de forma paga qualquer exemplar nem assinei qualquer declaração. E pela segunda cláusula, também não recebi qualquer chamada quinzenal, visto que passaram 16 dias, à minha suposta ausência à entrega dos livros.
Por fim, será que devo pagar 10€ ? Pois não assinei nenhuma declaração, que supostamente é fornecida quer ao leitor interno ou externo, onde esteja descritor que deva pagar uma coima se se der conta de algum atraso na devolução/renovação dos livros.
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2019