Universidade Lusíada
1 NOVA FCSH 81.1
2 ISCTE 66.7
3 IPAM 62
Universidade Lusíada6.5

Universidade Lusíada - Falta de envio de documentos para resolução de dívida e inscrição no presente ano letivo

Catarina Silva
Catarina Silva apresentou a reclamação
1 de outubro 2021
Boa Tarde, o meu nome é Catarina Silva e frequentei o 2º ano de Relações Internacionais na Universidade Lusíada de lisboa, no ano letivo 2020/2021. A minha reclamação terá como base o e-mail que enviei ao Exmo. Sr.Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa, e que demonstra a falta de atenção, respeito e apreço que a Universidade Lusíada possuí face aos alunos. Eis a minha situação:

Exmo. Sr. Reitor,
Espero que se encontre bem.

Venho por este meio entrar em contacto com vós a título de resolução do problema inerente à minha inscrição por situação de dívida para com a instituição. Neste seguimento, e de forma sucintamente explicativa, ingressei na instituição em 2019 com prémio de mérito, contudo por uma questão de décimas perdi esse prémio no ano seguinte. Como tal em 2020, tornou-se inviável pagar as propinas com a implicação da pandemia que colocou a minha mãe em situação de desemprego. Com efeito, e assim que essas dívidas se começaram a acumular, contactamos a instituição com a intenção de fazer um acordo de pagamento. Todavia, as respostas dadas aos vários emails para além de não reflectirem qualquer consciencialização pela minha situação como aluna com bom aproveitamento, filha de pais separados cuja mãe desempregada com 3 filhos a cargo, não conseguia fazer face à situação, careciam ainda de sensibilização face às consequências que a pandemia de COVID-19 estava a ter em todos nós (inclusive, em paralelo, faculdades desenvolviam ações sociais para colmatar essas problemáticas). Como não foi possível o estabelecimento de um acordo de pagamento pelas razões acima mencionadas, essa dívida impossibilitou que me inscrevesse no meu 3º ano, o que é muito invalidante quando se tenta desde início procurar uma situação viável para mim e para vós. Deste modo, fui então direcionada para o Diretor Financeiro, que se mostrou desde logo disponível em resolver esta problemática. Nessa reunião ficou estipulado que o mais viável seria pedir um crédito pessoal de garantia mútua e que para esse efeito o Dr. se dispunha a solicitar e a enviar todos e quaisquer documentos necessários para esse efeito, que fossem necessários por parte da instituição para dar seguimento ao processo de pedido de crédito ao banco. Esse crédito tem em vista saudar a dívida e pagar este ano académico. Por conseguinte, enviei ao diretor financeiro a digitalização do documento do banco inerente aos documentos necessários acerca de 2 semanas. No entanto, até então não obtive uma resposta, apesar das insistências por email. Encontro-me mais uma vez numa situação para a qual procuro uma solução desta vez assegurada pela instituição, na qual recorri a todos os bancos possíveis até encontrar um que tivesse o crédito mencionado, e para a qual a faculdade mais uma vez não participa e/ou se parece abster-se ao não responder aos emails solicitados (quando, inclusive, foi a via pela qual o Dr. preferiu que se estabelecesse comunicação). Deste modo, é de meu interesse terminar o meu último ano na instituição e pagar o valor em dívida, mas é de vosso simultâneo interesse que a dívida seja saudada, bem como tenham alunos com mérito próprio a representar a instituição e a utilizar os vossos serviços com aproveitamento. Em conclusão, recorro a vossa Exma. de forma a agilizar a situação enunciada, uma vez que me encontro num impasse e o ano académico já iniciou.

Este e-mail retrata de uma forma sucinta a minha situação e neste momento faz três semanas em que não obtenho qualquer resposta, posteriormente a este e-mail, contactei outros orgãos da Universidade e a resposta foi a mesma, isto é, silencio.

Aguardo uma resposta breve,

Com os melhores Cumprimentos,