Valor Finance Soluções Financeiras de Vítor Paulo da Silva Gomes

Valor Finance - Crédito enganoso

Silvana Alexandra Pereira
Silvana Pereira apresentou a reclamação
9 de agosto 2016

No passado mês de Abril contactei via email a empresa valor finance para conseguir um crédito.
A mesma contactou no dia seguinte a expor as condições e que teria sido pré aceite para o valor meu pretendido de 11.500€.
Disseram que para dar início ao processo que necessitavam que pagasse um valor de 95.30€.
Mesmo sem podendo procedi ao pagamento e os mesmos enviaram os papeis com a documentação necessária.

Até esse momento esteve tudo bem.

Até que que quando enviei os meus documentos começaram a surgir os problemas.

O crédito foi recusado devido a ter conta negativa.

Deram-me a opção de ter um fiador.

Consegui que o meu pai fosse fiador e ao enviar os documentos nunca nada estava ben.

Ou porque os papeis viam-se mal, ou porque queria enviar os documentos por email e queriam que mesmo fotocópias fossem pelo correio para gastar mais tempo e mais dinheiro...

Até que com o fiador o valor foi aceite apenas de 5.000 €.
Onde o meu pai é livre de encargos sem qualquer crédito e apenas com a mensalidade de renda de casa de 150 euros.

Pedi para rectificaren onde veio sempre a mesma resposta.

Disse que aceitava os 5000 euros e disseram que tinha que enviar fotocópia do cartão de cidadão autênticado meu e do meu pai ou reconhecimento de assinatura junto do notário.

Acabamos por gastar mais 28 euros em reconhecimentos de assinaturas porque recusamos o envio de cópias do cartão de cidadão onde a resposta foi que devido a ter passado 2 meses desde o pedido inicial teria que enviar novamente todos os meus dados como inclusive os recibos de vencimento.

Expliquei que no momento não tinha acesso aos recibos devido a estarmos em férias onde a empresa referiu que sendo assim nada feito.

Ainda propôs o meu pai ser primeiro titular para conseguir o valor inicial pretendido e veio a resposta a mesma de 5000 euros.

Neste momento é passados 3 meses quero a desistência do processo devido não ter o valor pretendido.
Além da devolução de toda a minha documentação e a reposição do valor de 95.30€.
Não contando com todos os gastos que tive em correio expresso, notário etc.

Salientar por último também o facto de terem me pedido e quase obrigado a facultar a autênticaçao do cartão de cidadão. Facto que é proibido e punido por Lei.

Obrigada

Data de ocorrência: 9 de agosto 2016
9 de agosto 2016
Boa tarde Exma Senhora Silvana Pereira,

Desde já agradecemos a sua reclamação, à qual nos mereceu a devida atenção.
Para que não fiquem com duvidas relativamente a actuação da Valor Finance, vimos expor realmente o que se passou realmente com o seu processo. Pois nem tudo o que escreveu corresponde a realidade.
No passado dia 18 de Abril, preencheu um formulário na Internet no site da credito Capital, onde mencionou todos os seus dados, onde mencionou que era vigilante , efectiva há 7 anos na empresa e que tinha recibos de vencimento e IRS 2015, que relativamente a encargos com créditos tinha somente um encargo de 76€ mensais com um credito da Cetelem de 1000€. Não tinha encargos com habitação , pois vivia em casa de familiares.
O pedido foi analisado e mediante todos os dados que a senhora facultou, estava aceite, ficando condicionado a assinatura do contrato e validação da documentação.
No dia 20 /05 recebemos a sua documentação , encaminhamos-la para o nosso departamento de credito, para que fosse feita a validação da documentação, e após validação da documentação, verificaram que a senhora tinha mais créditos do que aquele que tinha mencionado, tinha um cartão de credito da Cetelem de 754€ e um cartão de credito da Oney de 178€, para alem disso, era fiadora de um credito habitação de 101900€ e nunca tinha mencionado, apresenta também a conta constantemente a negativo, e extractos mostram cobrança de juros devedores. No entanto, não desistimos do processo,e foram-lhe apresentadas alternativas, sendo uma delas a inclusão de um 2º titular para reforço da operação.
Enviou-nos os documentos do pai, documentos esse que foram enviados por fotografia, e que chegam até nós completamente ilegíveis, e como as entidades financeiras, não os aceitam dessa forma, voltamos a pedir, até que a senhora os enviasse correctamente, nunca foi má vontade nossa, mas são procedimentos exigidos pelas entidades, e que temos que cumprir.
Carregamos o seu processo juntamente com o pai numa financeira, para o valor inicialmente solicitado, e veio recusado, não havendo sequer possibilidade de reanalise.
Apesar de a senhora achar que o pai por ser funcionário publico, não ter muitos encargos, que é um bom 2º titular,as financeiras não o consideram.
Mais uma vez, não desistimos do processo, encaminhamos para outra entidade, nesta carregamos somente em nome do pai, e veio novamente recusado automaticamente com o motivo- cliente sem perfil.
Voltamos a carregar o processo,através do nosso parceiro noutra financeira, desta vez na Credibom, conseguimos aprovação para o valor de 5000€, enviamos contrato para a cliente e o pai assinarem, e como é um procedimento da financeira, as fotocopias do cartão de cidadão tem que ser fotocopias autenticadas, logo temos que as solicitar ao clientes.
A cliente nunca nos enviou a documentação conforme era exigida pela financeira, desde inicio que foram solicitados os3 ultimos recibos de vencimento, e como em qualquer entidade bancária ou financeira, os clientes são obrigados a comprovar rendimentos, nunca enviou os recentes, disse que só os tinha disponíveis em Agosto, porque a empresa estava de férias, estamos a falar de um processo feito em Abril, uma empresa está de férias 5 meses???? Muito Estranho...
Como não conseguia arranjar os recibos recentes, pediu que tentássemos fazer o pedido em nome do pai somente, voltamos a pedir reanalise a Credibom, e a decisão da financeira, foi que a aprovação mantinha-se nas condições iniciais e só assim seria possível. A partir desse momento informamos a cliente, e esta nunca mais nos respondeu aos emails ou as chamadas.
Só após ontem lhe termos enviado email, a questionar se era para avançar ou não com o processo, é que nos respondeu que já não pretendia avançar com o processo, e hoje, vem apresentar reclamação.
Reclamação esta sem qualquer fundamento, pois tratamos de todo o processo, em várias entidades, conseguimos aprovação final, o processo ficou pendente de financiamento,pois a cliente não enviou os recibos recentes que comprovassem o rendimento que disse que auferia. Demorou cinco meses a obter os recibos, e até ao momento nunca os rececionamos. O que nos leva a pensar, que se calhar já não trabalha na empresa, daí se ter recusado a enviar os recibos....
Quanto ao valor das despesas que pagou, o mesmo não será reembolsado, e face aos varias tentativas de concretização do seu pedido, até deveria ter pago mais....
Consideramos o seu processo arquivado. Quanto a fotocopia do cartão de cidadão, é punida por lei, desde que o cliente não saiba para que finalidade é que a estão a exigir, agora no seu caso, a senhora sabia muito bem para o que era, e é um documento exigido pela entidade financeira, e não por nós directamente. Convém se calhar informar-se melhor....

Solicitamos resolução e arquivamento desta reclamação

Cumprimentos
Maria Vieira