Lojas de Equipamentos Musicais

Viana Música - Burla

Eduardo Joaquim Pinto Carvalho Sampaio
Eduardo Sampaio apresentou a reclamação
29 de março 2023
Boa tarde. Venho expôr uma possivel burla desta loja que, anunciou a venda de uma guitarra por 189.95€ e, apos a compra online (encomenda nº 117363), fui contactado um dia depois, a dizer que não havia stock no fornecedor mas, que tinham outra guitarra melhor e tambem mais cara caso estivesse interessado. Respondi que não estava interessado na proposta e que ficava à espera que houvesse stock da que realmente queria. Estranhei a falta de stock no fornecedor pois havia varias lojas online portuguesas que vendiam a mesma guitarra, embora por um preço superior (214-215€).
Como diz o ditado: "mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo". Uma semana depois, recebo novo email a dar a boa nova. Ja havia stock da guitarra mas... o preço aumentou para 214.95€. Precisamente o mesmo preço das outras lojas.
Peço punição para este tipo de "chico-espertismo" que, por meia duzia de tostões, mancha a credibilidade.
Data de ocorrência: 29 de março 2023
31 de março 2023
Caro Sr. Eduardo Sampaio

O Sr Eduardo Sampaio efetuou em 21/3 às 00.21h no nosso website a encomenda de uma guitarra por 189.95€, para levantar e pagar diretamente na loja física.

Em suma, o Sr Eduardo não efetuou uma compra. Apenas manifestou uma intenção de compra, pois não lhe foi solicitado qualquer pagamento nem solicitou o envio de qualquer produto.

A compra seria posteriormente realizada na loja física, com levantamento da guitarra e respetivo pagamento. Em teoria o Sr. Eduardo podia até nunca comparecer na loja, ou então, mudar de ideias e pretender outra guitarra, de entre as mais de 100 que temos em stock.

O valor apresentado no website (189.95€) não corresponde a nenhuma promoção temporária ou saldos, sendo apenas o preço praticado para as unidades por nós compradas até então, e válido para o stock disponível. Não fazemos promoções fantasmas para atrair os clientes como é habito em grandes superfícies.

O nosso website não dispõe ainda de informação do stock disponível em loja. Informa apenas através de um código de cores, um prazo previsível de envio/entrega, em caso de o produto não estar em casa.

No caso da guitarra que nos pediu, o código de cor azul refere-se a “em stock OU com envio previsto até 7 dias úteis”. A real disponibilidade e prazo de envio é sempre confirmada por nós, por email/sms, a cada cliente interessado.

Além disso, nunca solicitamos aos clientes o pagamento de produtos que não estejam em stock, ou cuja data de entrega não seja muito próxima.

No mesmo dia 21/3 logo ao início da manhã, ainda a encomenda feita durante a noite não tinha sido processada internamente, o Sr Eduardo ligou para nós a perguntar se a guitarra estava disponível em stock. Informamos de imediato que não estava em stock.

Foi-lhe dito então ao telefone que não tínhamos esse produto em stock, e que iríamos averiguar o tempo previsível de entrega junto da marca. Evitou-se assim uma longa viagem em vão, pois deslocar-se-ia de propósito de Guimarães a Viana do Castelo (160km ida e volta), para a levantar e pagar. como nos referiu.

Se estivesse disponível em stock, poderia vir levantar quando desejasse, pagando o preço anunciado. Mas a guitarra em causa não estava, nem está, em stock até hoje.

Temos no nosso website cerca de 50.000 produtos, dos quais aproximadamente 10.000 existem em stock na loja física. Não era o caso da guitarra pretendida. É um modelo pouco solicitado, que quando esgota apenas é reposto de tempos a tempos, principalmente no início do ano letivo.

De referir, que essa mesma guitarra podia ser encontrada disponível em várias lojas nacionais, ao preço aproximado de 215€, como o Sr Eduardo referiu e bem. Mas o stock de cada loja é apenas isso, o stock de cada loja, e é independente do nosso. Não fazemos parte de nenhuma rede de lojas. Não pode alegar essa razão para insinuar que lhe mentimos.

Ainda durante a manhã desse dia 21/3, re-confirmamos por email que a guitarra não estava em stock na loja, e estava também esgotada na marca (a distribuição é feita desde a Holanda para toda a europa), e sem data de reposição ainda definida.

Com boa fé, e no objetivo de sugerir sempre ao cliente uma solução que se enquadre nas suas necessidades, indicamos outra guitarra do mesmo segmento, que na nossa opinião e da maioria dos professores de guitarra em Portugal, tinha melhor relação qualidade/preço. Ficamos a aguardar a sua decisão.

O Sr Eduardo respondeu dizendo não estar interessado, e que pretendia esperar pela guitarra inicial. (sem se preocupar em saber quanto tempo tardaria, nem questionar se nesse caso o preço se manteria).

Ao contrário do que é comum nestas situações, não lhe solicitamos o pagamento de nenhum sinal de reserva da guitarra, ao contrário do que é habitual fazer-se para produtos específicos. A sua encomenda ficou apenas em espera, até termos alguma informação da marca.

No dia 29/3 às 12h02, informamos o Sr Eduardo por email de que o stock na marca iria ser reposto nas próximas semanas – ou seja, continuávamos sem stock da guitarra - mas que nesta nova remessa o valor sofreu uma atualização na origem, pelo que estas novas unidades passariam para 214.95€. Aguardamos por parte do cliente a sua decisão.

Entre a nossa última compra deste modelo, há vários meses atrás, e a próxima, houve uma atualização de preços na origem, à qual somos alheios. Razão desse ajustamento de preço.

Este preço das novas unidades, apesar de um pouco mais elevado, encontra-se ainda assim ao nível dos preços mais competitivos de outras lojas nacionais que o Sr Eduardo já tinha visto. Os portes de envio seriam também oferta, caso o cliente não se quisesse deslocar a Viana do Castelo e poupar tempo, combustível e portagens de uma viagem de 160km.

O Sr Eduardo respondeu então ao nosso email com um simples “Segue exposição para a deco PROTESTE e reclamação no livro de reclamações online”.

A Viana Música, fundada em 1989, tem um elevadíssimo índice de satisfação dos clientes, que pode consultar nos principais sites e redes sociais, igual ou superior a 4.7/5. Não tem qualquer reclamação no Portal da Queixa, ou na Deco, sendo esta a PRIMEIRA que alguém o faz.

Acontece, que o Sr Eduardo, ao colocar a sua encomenda no nosso website, teve de finalizar a mesma concordando com as Condições Gerais de Compra do site, que provavelmente não leu.

E nessas Condições Gerais de Compra, diz, entre outras informações úteis, que: "Em caso de rutura de stock, a Viana Música não garante que a reposição de produto não implique a atualização do preço, pelo que só processamos a encomenda após a confirmação do cliente". – Foi o que fizemos.

O Sr Eduardo soube sempre que o produto não estava disponível em stock na loja. Apenas na sua imaginação pode concluir que por outras lojas terem, nós também éramos obrigados a ter. E a toda a força, mesmo passando várias semanas após a sua consulta, pretendia passar na loja quando entendesse e comprar ao preço que tinha visto tempos antes.

Num contexto de inflação alta que vivemos hoje, infelizmente, esta situação de atualização de preços pode suceder, e temos o cuidado de informar os clientes quando não nos é possível absorver a subida. – Foi o que fizemos.

Alías, caso lhe tivéssemos solicitado o pagamento de sinal ou do total, e o tivesse realizado, obviamente garantiríamos o preço à data da encomenda, mesmo que fosse em nosso prejuízo.

Lamentamos o seu desapontamento de não conseguir comprar a guitarra dos seus sonhos ao preço que pretendia, mas não podemos aceitar que duvide da nossa seriedade, da nossa boa fé, e faça suposições irónicas infundadas e uma queixa leviana, por uma situação que provavelmente lhe acontece todos os dias no supermercado, enquanto vai da prateleira até à caixa.

Se tivesse conversado connosco, e manifestado a sua opinião, sairia seguramente melhor servido (em preço e em guitarra) e todos teríamos evitado perder este tempo. "A conversar é que a Gente se entende"

Cumprimentos.
A Gerência.
Eduardo Sampaio
1 de abril 2023
O sr da loja tentou fechar esta reclamação com mais uma tática de "Chico esperto" responder e fechar...
Foi um caso típico de engodo, promover um preço de guitarra a preço mais barato do que as outras lojas e, por alegada falta de stock, propor outra guitarra, supostamente melhor, com desconto e ainda assim, mais cara do que nas outras lojas.
Escudam-se em disclaimers que ninguém lê, típico de bandido Chico esperto.
Mais, o senhor (que não se identifica), alega que não foi uma compra mas, uma encomenda. Claro, se eu ia passar em Viana no dia a seguir, escolhi o modo levantar na loja. Mas o senhor Chico esperto da loja, achou que ia lá de propósito...
O sr é só mais um bandido Chico esperto a tentar enganar os clientes.
Espero que seja punido pelas autoridades competentes
Caro Sr Eduardo.

Talvez o Sr Eduardo tenha mais experiência em fazer reclamações neste portal, do que nós em recbebê-las, uma vez que é a primeira. Respondemos e fechamos porque para nós está encerrada/resolvida esta reclamação.

A está encerrada basicamente por duas razões:

- O Sr Eduardo leu e concordou com as condições gerais de compra ao fechar a sua encomenda, pelo que a situação exposta estava prevista nas mesmas.

- O Sr Eduardo nao efetuou qualquer compra efetiva na nossa loja, nem efetuou qualquer pagamento, pelo que nada lhe devemos. Apenas um eventual pedido de desculpas se porventura não fomos suficientemente claros em informar por 4 vezes já que não tinhamos stock do produto - (por telefone, 2 emails e na resposta anterior a esta reclamação)

- Só compraria a alternativa proposta se quisesse, ninguem obrigou, apenas sugerimos.

Nada mais temos a dizer sobre este assunto.

A Gerência
Luis Iglesias
Eduardo Sampaio
1 de abril 2023
Sr Luís, a população tem de saber com o que contar da vossa loja. Ou seja, não é de confiança.
Vocês propuseram a venda de 1 guitarra a um preço e, depois aumentaram com a desculpa de não haver stock.
Depois da minha reclamação, essa guitarra deixou de ter preço no vosso site e, apresentava agora "sob consulta".
Não pense que é mais inteligente do que eu. Insinua que explicou 4 vezes que não tinha stock e eu não percebi. Percebi desde o início o esquema que estava a fazer. Burla.
Percebi também a sua tentativa de meter medo ou ameaça encapotada, revelando o meu nome e morada neste espaço, quando vai contra as regras de proteção de dados. Será também algo de queixa..
O que o Sr Luís faz por 25€...
Tinha sido sincero desde o início e, preferia comprar aí do que numa grande loja nacional ou internacional, ao mesmo preço dessas lojas. Mas não, preferiu manchar a palavra por 25€.
Triste povinho
Caro Sr Eduardo.
Adicionalmente ao que já expusemos apenas acrescento:
- os dados preenchidos são solicitados pelo Portal da Queixa, é a eles que deve reclamar se os mostram ou não.
- nao mencionei qualquer dado pessoal seu nas minhas respostas nem anexos.
- O preço em causa e outros foram retirados exactamente para evitar stuações análogas. Pode verificar facilmente que existem muitos outros preços por consulta, pela mesmíssima razão.

A Gerência
Luis Iglesias.
Eduardo Joaquim Pinto Carvalho Sampaio
Eduardo Sampaio avaliou a marca
28 de maio 2023

O dono da loja não é de confiança, é mal educado. Longe dessa loja.