14.8

Vinted - Phishing

Ana Estrela
Ana Estrela apresentou a reclamação
17 de agosto 2022
No passado dia 14, tendo eu à venda, na Vinted, um artigo no valor de 80 euros, recebi um contato por parte de um usuário. Iniciou-se uma conversa por messenger no site da plataforma. Pediram-me o contato para proceder ao pagamento do artigo. Recebi uma mensagem informando que o artigo foi-me comprado na plataforma Vinted e posteriormente no meu contato confirmando a compra em nome da Vinted.
Como o site usa cartão como forma de pagamento, não estranhei pedirem os dados do mesmo, sendo que a Vinted salvaguarda os mesmos, segundo refere.
Após fornecimento dos mesmos, recebi duas mensagens, cada uma à sua vez, indicando um código para efetivar a operação. Introduzi o código. A operação levou mais de um minuto, e recebi outra mensagem. Presumi que fosse segunda tentativa de completar o processo. Introduzi o segundo código.
Todo o processo ia sendo guiado por um suposto chatbot, um assistente virtual, em tudo igual aos assistentes. Segui as indicações.
Após introdução destes códigos, recebi via o dito chatbot a indicação de que a operação estaria congelada e que deveria proceder ao reembolso da quantia e igualmente garantir que tinha 1000 euros de saldo.
Eu tinha mais do que esse valor e era suposto receber 80 da venda do artigo pelo que fui verificar o extrato. Foram-me retirados 1200 euros da conta.
Posteriormente, depois de contatar a linha direta do banco Caixa de Crédito Agrícola, foi-me indicado que a proveniência dos sms que me indicavam um código que Introduzi no site, eram do banco em causa. No entanto, as iniciais da mensagem não permitiam identificá-lo como tal, pois eram meras letras que pareciam arbitrárias e que presumi fossem referentes à Vinted.

Reportei o sucedido à Vinted que me indicou que era fraude, pishing, e me aconselhou a procurar ajuda na Psp ou GnR e me mandou uma mensagem automática com passos seguros na internet.

Realizei dia 15( após feriado) queixa na Gnr local, e dirigi-me à entidade bancária para expor o sucedido.

O perfil em causa estava presente na plataforma online da Vinted. Foi na Vinted e em nome dela que se iniciou a burla. Eu Introduzi os dados por ter crença na credibilidade da plataforma. Jamais realizaria uma transação à distância sem ser sob o jugo da mesma, a um particular.

Cabe à Vinted ter como critério de criação de conta, dados verificáveis para confirmar a identidade do usuário já que uma identidade falsa implica perigo para quem usa a plataforma.

De Notar que após a fraude o perfil fraudulento foi apagado.

Enviei à Vinted todos os dados, como prints das conversas, e tudo o que foi inerente ao processo.

Cheguei a obter como resposta que a Vinted, à conta da política de confidencialidade de dados, não me fornece a identidade ou uma forma de chegar ao burlão. Ou seja, caso tenha esses dados em sua posse eu, lesada em 1200 euros, não tenho forma de ter esses dados para juntar ao processo da GNR ou entregar no banco para potenciar as hipóteses de chegar ao destinatário do meu dinheiro que dele se apropriou de forma indevida.

A Vinted receba comissões pelas operações de compra e venda no seu site e tem manancial financeiro para dar resposta a este tipo de situações veiculadas com a conivência do próprio site já que não tem critérios para a criação de contas e as mesmas são criadas e apagadas com imensa facilidade para fins nefastos.
Uma plataforma que tem como modus operandi pedir os.dados do cartão bancário, não pode depois permitir que seja fácil a alguém.criar conta sem ter dados verídicos que permitam identificá-la caso burle alguém sobretudo servindo-se o burlão de um pedido dos dados do cartão e não permitindo ao alvo da burla perceber isso.
Data de ocorrência: 14 de agosto 2022