10.1

VIP Hotels - Atitude incorreta dos funcionários

João Serra
João Serra apresentou a reclamação
30 de janeiro 2024
Hoje, dia 30/01/2024, pelas 04:00h contactei o Hotel Vip Executive Zurique questionando sobre a possibilidade de realizar um check-in antecipado pelas 05:00h, visto que chegámos a Lisboa muito cedo e seria muito tempo de espera pela hora habitual de check-in (somos clientes regulares e costumamos chegar sempre após as 15h, muitas vezes após as 22h); Mencionei também que não estaria a conseguir reservar pelo site, como habitual e, questionei qual o valor de pagamento ao balcão sem reserva, para o dia atual. Foi-me dado um valor de 60€ da diária paga ao balcão e confirmado pelo rececionista que efetivamente poderia chegar àquela hora e fazer um check-in antecipado.

Para meu espanto, pelas 15:30h ligaram para o quarto exigindo a saída imediata, justificando que só poderia permanecer até às 14h, isto porque o check-in antecipado teria sido apenas uma cortesia por ser cliente regular e que segundo as regras não poderia permanecer após essa hora.

Pergunto: qual a lógica de aceitar um check-in antecipado, para a pessoa não puder ficar nem 12h no hotel, quando a entrada foi feita dia 30, a intenção seria como é obvio de pernoitar de 30 para 31 e foi-nos dito que sim, que seria possível? Inclusive perguntaram se queria ficar apenas aquele dia ou o seguinte também.

Ceder uma cordialidade em tom de favor, para depois ser cobrado em horas de permanência, SEM INFORMAÇÃO PRÉVIA de ter de sair antes da hora suposta, a mim parece-me uma maneira muito fácil de aproveitamento abusivo do desconhecimento do hóspede. Se existe regras especiais para check out antecipado por motivo de ter feito um check in antecidado, deveria de ter sido pelo menos comunicado no momento, pois tal cordialidade não serviria de nada, se a pessoa não pode contar com o que seria esperado da sua diária: uma estadia de um dia para o outro!

Contactei posteriormente o hotel e o responsável Alexandre Pita mencionou que iria averiguar a situação. Pelas 17:10 recebo uma ligação de um funcionário do hotel a passar uma mensagem do Sr. Alexandre justificando que conversou com o Sr. Bruno Chibante (a pessoa com quem foi feito o check-in) e que o mesmo menciona ter dado essa informação sobre a hora de check-out, algo que não corresponde de todo à verdade e nem faz sentido! Se o objetivo de questionar a tal possibilidade seria para nos facilitar excecionalmente, aqui o que aconteceu foi exatamente o contrário. É o diz que sim, para depois dizer que não.

O mais triste é constatar que hoje em dia o profissionalismo está pela hora da morte e as pessoas não assumem os seus erros e ao invés disso ainda ainda tentam fazer o cliente se sentir culpado por algo que ficou previamente bem esclarecido e explicado na nossa intenção. Nem é por questão de valores, é mesmo pela atitude. creio que não existe uma semana que não se permaneça 3 noites no hotel, o mínimo seria terem assumido o erro e dizer que não poderiam fazer nada, mas ao invés disso fizeram transparecer que existiu má fé da nossa parte ao querer ficar mais do que o permitido. E só por isso é que acabámos por ir para outro hotel quando seria bem mais agradável para todos termos acertado naquele momento o valor, onde já estaríamos!

Aceitamos e respeitamos as regras do hotel e na impossibilidade de atender ao nosso pedido. Mas tendo em conta que o erro foi de quem nos informou da possibilidade do que (pelos vistos) não se pode, teria de ser o hotel a assumir o erro e permitir a nossa permanência nessa diária sem qualquer custo exta.

Hoje em dia ninguém quer parecer errado, mas o erro faz parte da aprendizagem e assumir faz parte do caracter!
Data de ocorrência: 30 de janeiro 2024