Volvo Marca Recomendada

Volvo - Consumo de óleo

Rui Valente apresentou a reclamação
16 de abril 2022
Tenho um Volvo V40 D2.
Comprado em outubro de 2016.
Nos últimos dois anos passou a consumir óleo.
Cada vez consume mais.
Nos últimos 10.000 kms tive de repor 0,25 ou 0,5 conforme pedia, cinco vezes.
O carro tem actualmente cerca de 158.000 kms.
Tenho de andar sempre com óleo na bagageira.
Para uma marca considerada premium esta situação é muito má.
Data de ocorrência: 16 de abril 2022
Bom dia Rui.

Agradecemos a exposição da sua questão. No entanto gostaríamos de alertar que a mesma deve ser colocada através duma exposição num concessionário Volvo, que fará, se assim o entender e de acordo com a verificação técnica, uma exposição à marca com o relatório técnico da viatura para análise mais profunda. Do nosso lado, a única exposição que temos desta matrícula foi uma questão colocada em junho de 2021, e não sobre este assunto.

Por este motivo, ficamos a aguardar um contacto a um concessionário Volvo.

Se desejar, quando expuser o caso a um concessionário, por favor reabra esta reclamação com esta nova ocorrência.
Iremos encerrar esta reclamação no prazo de 72 horas úteis, caso não nos faculte novas informações.

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Volvo Car Portugal, S.A., sociedade portuguesa com o NIPC 508 307 562, com sede social Lagoas Park, edifício 14, 4.º piso, 2740-262 Porto Salvo, doravante referida como “Volvo Cars”, “nós”, “nos” e “nosso”, irá, na qualidade de responsável pelo tratamento, tratar os seus dados conforme descrito abaixo.

Tratamos os seus dados pessoais sempre que fizer uma queixa ou colocar uma questão no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com), por forma a contacta-lo e resolver a queixa/questão colocada. Este tratamento é baseado no interesse legítimo da Volvo Cars em prestar apoio aos seus clientes e potenciais clientes, garantindo a satisfação dos mesmos.

Trataremos os seus dados pessoais, incluindo as comunicações trocadas consigo, até à data de resolução da questão/reclamação por si submetida, conservando os mesmos pelo período de 5 anos, por forma a podermos defender-nos em qualquer ação judicial relacionada com a questão/queixa por si apresentada .

Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com empresas do Grupo Volvo Cars e entidades subcontratadas pela Volvo Cars, sempre que estas entidades nos prestarem serviços de tecnologias de informação (p.ex. conservação de dados), bem como serviços de apoio ao cliente, consultoria, apoio jurídico e auditoria.

Os seus dados pessoais (nome completo, endereço de e-mail, número de contribuinte, contacto telefónico e, opcionalmente, a sua morada ) são-nos facultados pela Consumers Trust, Lda., entidade que gere o Portal da Queixa.

Enquanto titular dos dados, poderá exercer vários direitos (direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade e direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados). Para mais informação sobre os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais e para obter dados de contacto para mais informações e apresentação de reclamações, bem como para obter os dados de contacto do nosso responsável de proteção de dados, por favor visite a nossa política de privacidade de clientes disponível em www.volvocars.pt ou contacte-nos através do e-mail clientes@volvocars.com
17 de abril 2022
Parece pouco razoável que a Volvo esteja a “empurrar” o problema para um concessionário.
Como sabemos os concessionários seguem as orientações da marca.
Se a Volvo quisesse genuinamente resolver o problema daria orientação a um concessionário.
Portanto o que espero é que a Volvo me indique um concessionário e oriente este sobre que analise do problema deve ser feita e qual a solução proposta.
Nos dias de hoje não se espera que uma marca premium consuma óleo. Mesmo já não estando ao abrigo da garantia o que se espera de uma marca premium é uma solução rapida e com menor custo para o cliente.
Rui,

Os concessionários Volvo são a representação física da marca e é lá onde estão as oficinas.

A Volvo está sempre em contacto com os concessionários e analisa diariamente situações de serviço que tenham essa necessidade mais profunda de análise.

Novamente, é necessário um relatório técnico realizado pela oficina para termos algum suporte de análise.

Ficamos a aguardar.

Muito obrigado.

Equipa Volvo.
Bom dia Rui.

Reforçamos que é necessário um relatório técnico e uma visita a um concessionário Volvo. Se preferir pode indicar-nos um concessionário da sua preferência, e podemos agilizar a marcação e visita para que estejam ao corrente do tema. Pode verificar o concessionário que lhe for mais conveniente aqui: https://www.volvocars.com/pt/dealers/concessionarios

Aguardamos uma sua resposta.

20 de abril 2022

A viatura foi entregue hoje (20/04/2022) à Santogal de Loures para ser feito o diagnóstico.
Logo que o tenha informarei a Volvo .
Obrigado Rui,

Vamos de qualquer forma articular já com a concessão, agora que estamos em posse dessa informação.

20 de abril 2022
A viatura foi hoje levantada no concessionário depois deste ter feito o diagnóstico, do qual deve ter informado a Volvo.
Fico à espera de uma solução por parte da Volvo.
Está fora das minhas expectativas respostas do género “ ao fim de 100.000 kms é normal gastar 2 litros de óleo em cada 8.000”.
Hoje em dia é normal uma viatura fazer 100, 200, ou 300 mil kms.
Uma resposta deste género traduz-se que as viaturas da marca só duram x kms, ao dessa kilometragem espera-se problemas.
21 de abril 2022
Olá Rui, obrigado pelo feedback.

Vamos contactar o concessionário.

Até breve,

28 de abril 2022
Continuo à espera de solução para o problema por parte da Volvo.
28 de abril 2022
Boa noite Rui,

Continuamos a aguardar a análise por parte do concessionário. Daremos feedback o mais rapidamente possível.

29 de abril 2022
Já passou mais de uma semana desde que a viatura saiu da oficina.
Claro que já faz tempo que o concessionário fez o diagnóstico e análise.
Não estamos a falar de rocket science.
3 de maio 2022
Olá Rui, continuamos a aguardar a criação de um relatório técnico por parte do concessionário. À data de ontem à tarde, ainda não nos tinha sido disponibilizado. Só mediante a análise dos valores limites em termos de consumo de óleo e indicação dos mesmos por parte da concessão, podemos analisar a situação. Voltámos a insistir para a criação do mesmo.

Daremos feedback assim que possível, o assunto não está de todo esquecido do nosso lado.

Equipa Volvo.
4 de maio 2022
Contatei hoje o concessionário e o que me foi dito:
-É preciso retirar o óleo da viatura e o filtro de óleo.
-A viatura faz depois 2.000 kms.
-Volta à oficina, e pesam o óleo que estiver na viatura e deduzem qual o consumo.

Esta operação custa-me, segundo o concessionário, 438 euros com o IVA incluído.
Ora este custo é muito elevado para obter uma simples medida de quanto a viatura consume de óleo.
Este custo deve ser suportado pela Volvo. Uma marca premium que se preze deve fazê-lo.
Fico a aguardar o vosso feedback.
Olá Rui.

Efetivamente, essa operação tem um custo, como deverá compreender pois pressupõe intervenção do concessionário (mão de obra) e novo óleo. No entanto, é uma operação de verificação que não é suportada, pois não é uma ação corretiva, mas de diagnóstico. No entanto, vamos dar instruções ao nosso customer Care para entrar em contacto consigo, no sentido de averiguar eventuais outras soluções de despiste e correção, e também percebermos qual o óleo que está a utilizar. Por favor aguarde um contacto nosso telefónico entre hoje e amanhã.

Muito obrigado.

Boa tarde Rui.

Após informação por parte do nosso customer care, ficámos com a informação de que irá realizar a operação de pesagem na próxima intervenção técnica da viatura, a ter luga daqui a sensivelmente um mês. Nessa altura poder-se-à realizar a operação de pesagem, para despistar algum eventual problema.
Do nosso lado, vamos encerrar por agora esta reclamação, mas convidamo-lo a abrir novamente a mesma caso necessite da nossa ajuda e o problema subsistir.
Para alguma questão adicional, estamos sempre à sua disposição, aqui, através do nosso customer care, ou nos nossos concessionários.

Obrigado,

5 de maio 2022
Lamentavelmente a solução proposta implica fazer a mudança de óleo no concessionário que cobra 438 euros por essa operação, que só tem o óleo, o filtro e mão de obra.
Não foi aceite a possibilidade de mudar o óleo e fazer a revisão numa oficina multimarca e depois ir medir ao concessionário ao fim de 2.000 kms.
Mais a minha esposa teve um Toyota Urban Cruiser com motro 1.4Diesel. Foi trocado por outro Toyota ao fim de 9 anos e 185.000 kms. Nunca precisou de repor óleo. E além disso antes de fazer 5 anos, a marca tem garantia de 5 anos, a Toyota trocou o bloco do motor ao abrigo de um recall. porque detectou algum consumo de óleo para aqueles motores.
É a diferença entre a marca que quer que os clientes continuem com ela ou só quer vender uma vez.
Boa tarde Rui.

Como poderá compreender, apenas poderemos atuar sobre operações registadas e verificadas nos nossos concessionários, pois são os representantes oficiais da marca. Ainda assim verifique por favor se de acordo com a nossa sugestão de especificação de óleos, a situação continua ou não a mesma. Poderá contactar-nos novamente se a situação não se resolver e continuar o mesmo consumo.
De momento não temos mais nada a acrescentar a esta situação, e continuamos disponíveis, juntamente com os nossos concessionários, para esclarecer e atuar quando necessário. Se entretanto desejar poderemos evidentemente efetuar a mudança de óleo nos nossos concessionários.

Esta reclamação será encerrada no espaço de 48 horas, dado não termos por agora mais nada a acrescentar.

Bom dia Sr. Rui Valente.
Já resolveu o problema do consumo?
Obrigado.

Duvido muito caro Diogo Santos, andei mais de 25 anos com com carros dessa marca e novos, mas fui sempre mal tratado, por ultimo na atual concessão do ribatejo até me mandaram ir para uma oficina de esquina.

Boa tarde Sr Rui , chegou a descobrir o problema com consumo do óleo ?

A volvo é o pior carro que já adquiri, o problema do consumo de óleo é crônico, podem trocar os segmento e os pistões que passado uns Km volta ao mesmo... os modelos entre 2014 e 2016 têm este problema crônico, por partilha de experiência na internet, são vários os proprietários que estão com o mesmo problema!!!

Tenho um volvo v40 de 2015 com o mesmo problema , e depois de uma pequena pesquisa nem quis acreditar que este problema é muito comum entre estes modelos ,penso que tem de haver uma solução para este problema porque não basta vender carros e depois não querer saber dos clientes. é muito triste

Mas alguém sabe qual a solução para este problema? O meu tem 4 anos e 3 meses, com 140.000km e começou a pedir oléo. Nos últimos 10.000 kms abasteci 1 litro a cada 5000km.

Na auto sueco de gaia, quando lá fui comprar o litro de óleo para abastecer, coloquei a questão do que poderia ser. Palermas, a fazerem-se de despercebidos. Afinal venho a constatar que isto é conhecido de todos.

Mas enfim, o que eu gostaria de saber agora é qual a solução, não estou interessado em reclamações.

Não vou deitar fora um carro a valer hoje 41.000€, por isso vou repará-lo, como é obvio.

Mas alguém sabe qual a solução?