Volvo Marca Recomendada

Volvo - Negligência técnica da marca

Em tratamento
Manuel Caetano apresentou a reclamação
18 de abril 2024
Abaixo a reclamação efectuada junto da VOLVO em final de Janeiro de 2024, e que a VOLVO nunca assumiu as responsabilidades:

"Ao ir realizar a revisão anual, em Janeiro de 2024, e ter mencionado que o carro continuava a ter algumas vezes um arranque, para mim estranho, um arranque agressivo, com a viatura a “estremecer”, mais uma vez me foi dito que seria visto durante a revisão. No dia da revisão, fui contactado para ir ao Concessionário para falarmos sobre a situação da viatura e foi-me comunicado que o tal “arranque agressivo” tinha a ver com uma “folga” / cambota do motor, e que derivado da situação o motor tinha sido afectado e numa primeira análise seria uma arranjo superior a 6.000 euros, mas dependendo do que o motor mais “a fundo “ apresenta-se poderia ser uma reparação ainda mais elevada. E a viatura neste momento deveria estar parada, para não provocar / aumentar danos no motor.
Obviamente, fiquei completamente estupefacto com esta informação. Simplesmente porque não é normal acontecer num carro com 33.700 Kms, mais ainda fazendo as revisões indicadas pela marca, e sem apresentar anomalias nos indicadores da viatura, e ainda mais pelo que antecedeu esta situação.
Acontece, que eu como cliente, já tinha referido esta situação do “ARRANQUE AGRESSIVO” pelo menos desde / durante o ano de 2022, pessoalmente no Concessionário, e nomeadamente há 1 ano atrás em Janeiro de 2023, está registado na ficha de recepção para revisão pelo concessionário a minha queixa de “ARRANQUE AGRESSIVO”, nessa altura a viatura tinha 24.400 Kms e como referi a queixa já vinha de antes desta revisão.
Ou seja, o problema, detectado pelo cliente, ou seja por mim, vem de há mais de 1 ano e meio, e agora é descoberta finalmente a anomalia, que entretanto provocou danos no motor e posso ter uma reparação para cima dos 10.000 euros, e a Volvo acha isto normal, não assumindo responsabilidades.
O que me foi referido perante a minha questão, de que se eu me queixava e nunca nada foi feito, como me podem agora vir comunicar e passar para mim esta situação, é que o veiculo era analisado nas “máquinas” e tudo estava de acordo com os parâmetros da marca …. Algo aqui está errado, o cliente nada tem a ver com os parâmetros de análise da marca. Se eu me queixei, há mais de certo de 12.000 kms atrás e 2/ 3 anos atrás, porque achava algo anormal no arranque, e a marca não detecta nas revisões/parâmetros, então se calhar terá de rever critérios e parâmetros, deixar a viatura a circular até ter uma situação que pode acarretar um custo superior a 14.000 euros, numa viatura com 33.700 Kms e antes dos 24.000 Kms já existiam queixas, tem de ser uma responsabilidade da marca.
E deixem-me referir que o Concessionário sempre deu a melhor atenção, e explicações mas se a Volvo não tem aparelhos ou processos instalados para detectar anomalias e até nem detecta aquelas que os condutores / clientes lhe comunicam, então a responsabilidade é da Volvo e não do cliente, poderemos chamar “ avaria provocada por negligencia da VOLVO ” , além que o defeito do motor deverá ser de origem, considerando que não é minimamente normal esta situação ocorrer numa viatura com menos de 20.000 Kms, altura em que existiram as queixas, registadas depois na revisão com 24.000 Kms.
A conclusão será obvia, se atempadamente detectada, seria porventura uma intervenção normalíssima o deixar a viatura continuar com a anomalia levou ao desgaste e aos estragos agora existentes no motor / peças do motor, só que não foi culpa do cliente, esse detectou que algo não estava normal, aparentemente, e tinha razão, a VOLVO é que não detectou ….. nem com o alerta do cliente ……
Acrescentar, que a imobilização da viatura está ter impacto nas deslocações quando necessárias.
Agradecia uma resposta rápida da VOLVO a esta reclamação pelo impacto que está a ter e caso não suceda, já que considero a situação surreal perante os factos e a Volvo não assumir claramente a responsabilidade pela situação."
Data de ocorrência: 24 de janeiro 2024
18 de abril 2024
Caro.(a) Sr.(a), Manuel Caetano.

Confirmamos a receção da sua reclamação, a qual foi encaminhada internamente para análise.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos melhores cumprimentos,

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Volvo Car Portugal, S.A., sociedade portuguesa com o NIPC 508 307 562, com sede social Lagoas Park, edifício 14, 4.º piso, 2740-262 Porto Salvo, doravante referida como “Volvo Cars”, “nós”, “nos” e “nosso”, irá, na qualidade de responsável pelo tratamento, tratar os seus dados conforme descrito abaixo.

Tratamos os seus dados pessoais sempre que fizer uma queixa ou colocar uma questão no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com), por forma a contacta-lo e resolver a queixa/questão colocada. Este tratamento é baseado no interesse legítimo da Volvo Cars em prestar apoio aos seus clientes e potenciais clientes, garantindo a satisfação dos mesmos.

Trataremos os seus dados pessoais, incluindo as comunicações trocadas consigo, até à data de resolução da questão/reclamação por si submetida, conservando os mesmos pelo período de 5 anos, por forma a podermos defender-nos em qualquer ação judicial relacionada com a questão/queixa por si apresentada .

Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com empresas do Grupo Volvo Cars e entidades subcontratadas pela Volvo Cars, sempre que estas entidades nos prestarem serviços de tecnologias de informação (p.ex. conservação de dados), bem como serviços de apoio ao cliente, consultoria, apoio jurídico e auditoria.

Os seus dados pessoais (nome completo, endereço de e-mail, número de contribuinte, contacto telefónico e, opcionalmente, a sua morada ) são-nos facultados pela Consumers Trust, Lda., entidade que gere o Portal da Queixa.

Enquanto titular dos dados, poderá exercer vários direitos (direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade e direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados). Para mais informação sobre os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais e para obter dados de contacto para mais informações e apresentação de reclamações, bem como para obter os dados de contacto do nosso responsável de proteção de dados, por favor visite a nossa política de privacidade de clientes disponível em www.volvocars.pt ou contacte-nos através do e-mail clientes@volvocars.com
Caro Manuel Caetano,

Voltamos à sua presença, na sequência do contacto que nos dirigiu por esta via, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento do mesmo, verificamos que o assunto reportado já foi alvo de análise junto do Apoio a Clientes da Volvo Car Portugal, tendo sido remetida uma resposta a 23/02/2024, a qual terá sido reiterada posteriormente, e a cujo conteúdo não temos efetivamente qualquer informação adicional a acrescentar.

Reiteramos ainda a sugestão de contacto junto da Concessão Volvo que analisou a viatura, sendo esta efetivamente a entidade indicada para o efeito, enquanto entidade que assegurou, no caso presente, a assistência Após-Venda.

Lamentamos, naturalmente, a insatisfação manifestada e, uma vez que não temos informações adicionais a acrescentar, encerramos a presente reclamação neste Portal, permanecendo, contudo, ao seu inteiro dispor através do Apoio a Clientes da Volvo Car Portugal.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

19 de abril 2024
Ex. mos Senhores.
VOLVO Portugal

Infelizmente já tinha percebido, decorrido estes meses, que a VOLVO Portugal não assume as suas responsabilidades e dá como resolvidas as situações com o que se pode chamar não respostas e não ter em conta os factos relatados e que aconteceram e que podem ser provados. Fê-lo para a reclamação enviada e novamente se apressa a fechar esta reclamação no Portal sem nada assumir.
Como está claro na reclamação já colocada neste portal e enviada para VOLVO Portugal em final de Janeiro deste ano a avaria / danos existentes a nivel da cambota e do motor tem a ver sómente com o facto da VOLVO através do seu concessionário e equipamentos utilizados e parâmetros avaliados pela VOLVO não ter dado sem qualquer avaria há um ano atrás uma viatura que eu próprio me queixei do "sintoma" que tinha a ver com a anomalia que levou a provocar os danos na cambota, que a VOLVO não detectou em oficina e agora não assume as suas responsabilidades. Além do mais, pelos poucos Kms que a viatura tem, a avaria terá sido de origem. O que é espantoso, é como uma marca como a VOLVO não parece ter critérios de qualidade e de "focus" nos clientes e nos produtos que coloca no mercado.
Houve negligência técnica ou falta de meios de avaliação, e o que se faz é passar para o cliente os custos (avultados) dessa negligencia da marca.

Abaixo, a outra resposta da Volvo em Fevereiro deste ano em que após distorcer os factos relatados, oferece " um desconto " na reparação, com um só e pequeno detalhe ..... qual é o desconto e sobre que valores ..... nunca foi referido.....

Negam a possibilidade de origem da avaria dado terem passado 4 anos, a questão é sómente que se a vitura tivesse feito os mesmos Kms num ano, o que não é dificil .... a avaria apreceria num primeiro ano de circulação.

Estranhamente não existe explicação para em Janeiro me ter queixado da "anomalia" que me parecia existir e que só a detectaram uma ano depois e é essa a causa do problema. Arranjada atempadamente, não teria provocado danos a nivel do motor.

Apesar do que é referido na resposta, o concessionário diz que para os parâmetros da VOLVO o carro estava em perfeito estado ....... então temos que questionar que parâmetros a VOLVO valida ....

Como estamos a falar dum arranjo que custa no minimo 6.000 euros, por negligência da marca, não se pode considerar o assunto resolvido ou fechado.

Relembrar a reposta da VOLVO em Fevereiro de 2024:
"Estimado Manuel Caetano,

Entramos em contacto consigo via e-mail, tal como solicitou, relativamente ao caso 03236135 e à sua viatura Volvo XC40, com a matrícula XX-NN-YY.
No processo de diagnóstico da viatura, foi identificada uma folga na cambota do motor pelos serviços técnicos da Auto Sueco Almada.
A atividade de após-venda, desenvolvida pelos Concessionários Volvo em representação da Marca, dispõe de meios de diagnóstico (sejam eles por meio de software ou hardware) que são complementares e não se sobrepõem, pelo que não substituem a ação dos técnicos.

Ainda que as manutenções programadas visem conservar o veículo em boas condições de funcionamento, reduzindo a probabilidade de ocorrer uma avaria, em certas ocasiões, podem dar-se estas situações. Como sabe, os automóveis consistem, entre outros, de componentes mecânicos que estão sujeitos a desgaste, fricção e fadiga que dependem de parâmetros como o tipo de uso, condições de trabalho ou eventos incidentais.

Por tudo o que precede, não existe uma regra fixa determinar com que quilometragem ou idade de uma viatura pode ocorrer uma incidência. No entanto, podemos afirmar com toda a certeza que não nos encontramos perante um defeito de fabrico, pois o mesmo ter-se-ia manifestado no início da vida útil da viatura e não após três anos desde a sua fabricação.

Contudo, a nossa organização (Concessionário e Marca) tiveram em consideração o histórico e a relação que mantém com a concessão Auto Sueco Almada, o que permitiu justificar uma atitude comercial, de carácter voluntário e a título de mera cortesia, que se traduz num desconto previsto para a reparação necessária.

Caso entenda que necessita de qualquer esclarecimento adicional, o mesmo deverá ser obtido junto da entidade que analisou a viatura, no caso presente, a Auto Sueco Almada, sendo esta efetivamente a entidade indicada para o efeito, dado que a Volvo Car Portugal não presta o serviço de assistência Após-Venda.
Não obstante lamentarmos a insatisfação manifestada, e apelando à sua melhor compreensão, permanecemos ao seu inteiro dispor para qualquer outro assunto que, de futuro, entenda pertinente trazer ao nosso conhecimento, e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Frederico Correia
Volvo Specialist | Customer Care | Portugal
800 910 002
clientes@volvocars.com"
19 de abril 2024
Caro Manuel Caetano,

Voltamos ao seu contacto, face à nova comunicação que nos dirigiu, e a cujo conteúdo prestámos a nossa melhor atenção.

No seguimento do mesmo, e não obstante lamentarmos, uma vez mais, a insatisfação manifestada, reiteramos integralmente o conteúdo das nossas comunicações, quer através do Apoio a Clientes da Volvo Car Portugal, quer por esta via, não tendo qualquer outra informação adicional a acrescentar.

Mais informamos que, na ausência de factos novos, não nos voltaremos a pronunciar sobre este tópico.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

30 de abril 2024
Após o que já foi exposto, o que infelizmente se pode concluir é que a VOLVO não assume os custos duma situação / avaria que aconteceu porque houve negligencia na assistencia da marca ao veiculo ou os parâmetros usados pela VOLVO não são os correctos / apropriados ( os parâmetros que a própria marca refere ).
A reclamação obviamente não foi resolvida, é fechada pela VOLVO usando uma forma bastante estranha de resolver junto do cliente, que é básicamente enviar "não" respostas, porque são sempre ao lado do real problema e dos factos apresentados.
É importante divulgar, para que outros consumidores tenham consciência que esta VOLVO, não é a mesma VOLVO de há anos atrás e que não se rege por critérios de qualidade, éticos e de "focus" no cliente como felizmente outras empresas do ramo automóvel ainda o fazem.
Esta reclamação vai ser passada para outras instâncias, já que a VOLVO, com o cliente não dialoga e nem o tem como "focus" da sua actuação como "colocadora" de produtos no mercado que são os seus veículos.
Manuel Caetano
Manuel Caetano está a aguardar resolução da marca