Volvo Marca Recomendada

Volvo - Exposição viatura Volvo S60 D4 de 2014

Vitor Manuel Rebelo Silva
Vitor Silva apresentou a reclamação
10 de março 2016

Venho por este meio transcrever a mensagem que enviei para a Volvo portugal, a solicitar ajuda urgente na resolução de problemas ocorridos na minha viatura que adquiri em Maio de 2014.
Lamentavelmente, das três mensagem de email que enviei para a Volvo apenas responderam uma vez e após insistência.
Refere o seguinte:

Ex. Mos Senhores,
Na qualidade de vosso cliente, venho por este meio solicitar a vossa ajuda e intervenção urgente. Venho expor os problemas ocorridos na minha viatura que já se arrastam há mais de um ano e da qual não prevejo fim, recorrendo apenas ao concessionário.
Em Maio de 2014, através do vosso concessionário Auto Sueco de Queluz de Baixo adquiri um Volvo S60 D4 Summum, com a matrícula...
Após alguns meses sem problemas aparentes, comecei a notar algumas situações que passo a citar:
a) A direcção emite alguns estalos de baixo ruído, ao virar para a esquerda ou para a direita com travagem em simultâneo.

b) A suspensão do lado direito frontal emite um barulho ao passar em lombas na estrada. Nota-se ao passar em lombas longas, a entrada das rodas do veículo no início da lomba faz o barulho na suspensão e ao sair da lomba volta a fazer o mesmo barulho.

c) Por duas vezes o sinal amarelo do motor acendeu no mostrador. Recorri à vossa assistência técnica.
Alínea a)
Desloquei-me à Auto Sueco para relatar esta situação, e após terem verificado a viatura, informaram-me que era normal devido à torção da carroçaria. Embora achasse estranho a presença destes ruídos na direcção, acreditei no que me foi dito.
Alínea b)
O caso do ruído da suspensão do lado direito frontal, informaram-me que não tinham detectado nada. Numa terceira vez que reportei este problema, um funcionário da Auto Sueco acompanhou-me e testamos o carro num determinado percurso, chegamos a passar algumas lombas pequenas, mas não foi possível replicar o barulho da suspensão.
Alínea c)
Em Dezembro que 2014, um sinal amarelo fixo do motor apareceu no mostrador, desloquei-me à Auto Sueco a reportar esta situação e verificarem o problema, o carro ficou na oficina para verificação e quando o fui levantar informaram-me que tinha sido o CO2 que tinha ultrapassado o limite das 99 gr. Informaram-me que tinha sido reparado o problema, inclusive substituíram a válvula EGR.
Em Dezembro de 2015, um novo sinal amarelo fixo do motor voltou a aparecer no mostrador, desloquei-me novamente à Auto Sueco para verificarem o problema, voltei a deixar o carro na oficina. Quando o fui levantar, informaram-me que não tinham a certeza do problema e que podia ser apenas má informação proveniente da válvula EGR, voltaram a substituir a dita válvula EGR. Algo curioso, consequente ou não, o consumo de combustível, antes desta alteração o carro estava a consumir 5.6 l/100 e actualmente não consigo baixar o consumo a menos de 5.9 l/100.
Eu pergunto: Será que agora tenho que substituir a válvula EGR anualmente?

Durante este período dos problemas ocorridos, tive a oportunidade de conduzir uma V40 D2, um XC60 D4 (Viatura de cortesia da Auto Sueco) e uma V60 D2 todas do mesmo ano 2014, e acabei por verificar que nenhuma destas viaturas tinha estes ruídos na direcção ou na suspensão.
Pois, sem modelo de comparação seria difícil confirmar que todos estes problemas de nada tinham de normal e tinham que ser revistos.
Voltei à Auto Sueco informando que tinha testado os três modelos diferentes e que nenhuma destas viaturas acusava barulhos de tipo nenhum, e no caso do XC60, obtive uma resposta muito curiosa por parte do funcionário que recebeu a minha viatura. Passo a citar “O XC60 não tem nada a ver com o S60, pois é outro tipo de viatura com outra qualidade!”.
Como devem calcular com este tipo de resposta, fiquei no mínimo indignado. Na qualidade de vosso cliente, fiquei com a ideia que o meu modelo foi menosprezado, como igualmente foi o vosso modelo S60.
Mais tarde, voltei novamente à Auto Sueco, mencionei os mesmos problemas a outro funcionário (pois o funcionário anterior, agora só tratava de viaturas da marca Rover), este voltou a testar a minha viatura e informou-me que, quanto aos ruídos da direcção tinham reapertado tudo, mas no caso da suspensão não tinham detectado nada.

Nota: Existe ainda uma quarta situação que não mencionei nas alíneas atrás por ter sido solucionada, referente ao facto que a caixa de velocidades em 5ª. vibrava muito a velocidades de 70 a 80 Km/hora. Informei (e desloquei-me) a Auto Sueco acerca desta situação e curiosamente também me disseram que era normal isto acontecer nos modelos novos. Também foi reportado várias vezes, no entanto após insistência, tive a felicidade deste problema ser analisada por alguém da Volvo Portugal (alguém que não pertence à Auto Sueco, mas que estava lá no momento certo) e que deu instruções claras para a resolução do problema. Esta situação ficou totalmente resolvida com a substituição da caixa, e após a resolução, nota-se que o comportamento do carro é outro.

Conclusão, durante o período de cerca de ano e meio, desloquei-me várias vezes à Auto Sueco, despendi bastante tempo e os problemas mantêm-se. Por todos estes motivos, agradeço desde já a vossa colaboração e intervenção na resolução deste problema, indicando o concessionário a colocar a viatura para vossa verificação, sem que seja necessário a recorrer à via judicial para resolução deste assunto.
Obrigado pela vossa atenção.

Vitor Silva

Data de ocorrência: 10 de março 2016
17 de março 2016
Exmos. Senhores,

O assunto em apreço está a ser alvo da atenção dos serviços técnicos e isso foi dado a conhecer ao n/ Cliente, o Exmo. Senhor Vitor Silva. No entanto, ainda não há novidades, pelo que o contacto não foi, ainda, retomado.

De salientar o seguinte (que também foi abordado pelo Concessionário interveniente): existem ruídos próprios de funcionamento e não há dois veículos, ainda que do mesmo modelo, com ruídos exatamente iguais, pelo simples facto de terem sido submetidos a utilizações diferentes, decorrentes da sua operação, do estado das vias, das condições climatéricas, entre outras.

Nesse contexto, não é possível resolver o que tecnicamente está dentro dos padrões de funcionamento. Contudo, e como referido atrás, o assunto não está encerrado e o Após-Venda continua a aguardar uma resposta do fabricante que permita atuar por forma a minimizar as fontes de incómodo apontadas pelo n/ Cliente, numa tentativa de aproximação à sua expectativa de conforto acústico e de satisfação.

Ficamos ao dispor.

Com os nossos cumprimentos,

Centro de Apoio a Clientes
Volvo Car Portugal, S.A.
Tel: 800 910 002 (+351 210 930 221)
3 de fevereiro 2021
Caro. (a) Sr.(a),

Uma vez mais agradecemos a sua mensagem.

No seguimento da reclamação apresentada, consideramos que a mesma já se encontra resolvida. Contudo, caso necessite ou tenha mais alguma questão, por favor, não hesite em contactar-nos.

Equipa Volvo