7.3

VT BUS - Péssimo serviço prestado

Bárbara Abreu
Bárbara Abreu apresentou a reclamação
17 de julho 2017

No dia 08 de julho de 2017 embarcámos, com um grupo de 45 pessoas com idades que variavam entre os 5 e os 80 anos, para uma viagem a Nava, nas belas montanhas das Astúrias, em Espanha. Logo à saída notámos que as coisas não estariam conforme o acordado pois o autocarro enviado pela operadora VT BUS trazia os porta-bagagens em péssimo estado de limpeza, para além da falta de ar condicionado na parte traseira do autocarro, que tinha sido expressamente solicitada visto a viagem em questão percorrer cerca de 1200km no seu total, debaixo das temperaturas que este verão nos tem dado.
Mesmo com estes contratempos decidimos seguir viagem pois não queríamos que a incompetência de uma empresa pusesse em causa o bom nome do nosso grupo perante os compatriotas espanhóis que nos aguardavam.
Chegados a Nava, o autocarro parou, ficando assim durante o restante dia e a noite de sábado e a manhã de domingo.
Partimos de Espanha, por volta da hora de almoço de domingo (9-7-2017), fizemos uma breve paragem para almoçar a cerca de 30 km do local de arranque e até aqui tudo corria bem. Contudo, bastou cerca de meia hora para o nosso pesadelo começar.
Eram cerca das 15h30 (hora local) quando sentimos um cheiro intenso a queimado na parte traseira do autocarro e o sr motorista notou que não conseguia pôr mudanças.
Encostámos na berma da auto-estrada (A66) e verificaram que o autocarro tinha uma avaria no compressor do ar, vertia água pela bomba de água e tinha o reservatório de água furado, pelo que não havia possibilidade de continuar com a nossa viagem.
Foi contactado o chefe da empresa que informou que iria ser enviado um novo autocarro para nos levar a casa, de referir que da fronteira de Portugal até ao local onde nos encontrávamos seriam cerca de 4 a 5 horas de viagem, pelo que percebemos logo que a situação iria demorar a ser resolvida, contudo foi-nos dito que entretanto iria ter connosco um autocarro espanhol que nos levaria à área de serviço mais próxima (que estaria a cerca de 20km) e um reboque para retirar o autocarro da auto-estrada.
Os únicos que apareceram efectivamente foram os senhores que controlam a estrada e os polícias da Guardia Civil de Transito, que felizmente foram extremamente simpáticos e permitiram que o grupo pudesse sentar-se na berma para não ter que estar todo aquele tempo a "assar" dentro do autocarro. A espera foi aumentando sempre com notícias muito duvidosas e sempre sem sairmos daquela berma. Ora vinha um autocarro de Portugal, ora vinha um autocarro espanhol, ora não vinha nenhum porque todos os motoristas disponíveis já tinham feito as horas que podiam para aquele dia, enfim um verdadeiro inferno, tendo em conta que comer e água começavam a ter que ser MUITO BEM CONTADOS para que pelo menos água nunca nos faltasse.
Esta espera durou cerca de oito horas e meia (8h30), pois só pelas 23h30 é que chegou um autocarro espanhol que nos levaria a Zamora (sim,iria ser necessário fazer um desvio de caminho) onde estaria um autocarro Português de uma outra empresa que nos levaria a casa para um banho e um merecido descanso.
Conclusão uma viagem que inicialmente tinha previsão de terminar entre as 00h00 e a 01h00 de dia 10-07-2017, terminou às 08h20 desse mesmo dia, uma segunda feira, dia de trabalho para muitos de nós e aos quais não conseguimos comparecer.
E agora pergunto eu, quem vai assumir estes erros?
Quem vai assumir o nosso dia de ordenado perdido por culpa de uma empresa que não sabe honrar os compromissos que assume ao fazer uma reserva de uma viagem com tantos kms?
Meus senhores se não têm capacidade não se metam nestas coisas e pelo menos tenham a humildade de admitir que erraram, pedir oficialmente desculpas e compensar, pelo menos o valor que as pessoas perderam no ordenado, além dos gastos com comida extra que tivemos. Pois os danos morais e os sentimentos que vividos naquela tarde/noite isso nunca conseguirão compensar...

Data de ocorrência: 17 de julho 2017