7.3

VT BUS - Transporte em condições perigosas para a saúde do indivíduo transportado

Fátima Carvalho
Fátima Carvalho apresentou a reclamação
12 de outubro 2017

Matrícula do autocarro 02 - F C – 67 para verificação das condições do autocarro e concretamente do lugar nº 30 que me foi atribuído sem possibilidade de poder descansar um pouco noutro lugar. Instalei-me no lugar que me foi atribuído lugar n.º 30 do Bus 301 que não dava margem sequer a esticar as pernas. Ia literalmente encostada à janela e, para mudar de posição precisava de colocar as pernas por cima do corrimão que dava para a porta traseira.
Ia literalmente encaixada com uma margem mínima de mobilidade.
Na primeira paragem, como não tínhamos assistente de viagem, dirigi-me ao motorista perguntando se sabia se havia lugares vagos já que viajava em péssima situação.
Respondeu-me que não havia.
Disse-lhe que no meu lugar era impossível viajar e convidei-o a ir verificar.
Quando foi descansar teve que passar por mim, reafirmou que todos os lugares estavam ocupados e que eu tinha tido azar e que tinha apanhado o pior lugar do autocarro. Esta conversa foi ouvida por todos os passageiro à volta, concretamente os que saíram em Viseu. Só a partir da saída destes passageiros é que eu pude ter uma viagem normal.
Venho, por este modo pedir uma inspecção minuciosa ao referido autocarro já que põe em risco a integridade física dos utentes. Mais informo que a um casal com o respectivo neto de pouca idade – cerca de 10 anos - revezavam de lugar para descansar e não conseguiram colocar o cinto de segurança.

Data de ocorrência: 12 de outubro 2017