Wallapop, S.L.

Wallapop - Golpe com a conivência do wallapop

Thiago Oliveira
Thiago Oliveira apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2024
Realizei a compra de um baralho de cartas no Wallapop no dia 26 de dezembro. No dia 09 de janeiro a encomenda chegou no ponto de recolha e eu fui buscá-la. Dentro do pacote estava um livro infantil e não o baralho de cartas que eu havia comprado. Rapidamente entrei em contacto com o vendedor e abri uma disputa no Wallapop, dado que não recebi o produto que comprei. Na conversa com o vendedor (ocorrida na própria aplicação do Wallapop), ficou claro que ele propositalmente enviou o produto errado uma vez que ele disse: "Reconhece que o envio foi correcto que te envio outro". Ora, mas porque enviar outro? Se o envio estivesse correcto por que diabos ele me enviaria outro produto? Reconhecer o envio significaria atestar que recebi o produto comprado, o que não aconteceu. Ocorre que o vendedor golpista afirmou ao Wallapop que se tratava de uma "troca de etiquetas" e portanto a plataforma lidou com o caso como se fosse uma mera troca de pacotes, e não como um golpe de burla. O Wallapop pediu fotos do produto recebido, que foram prontamente enviadas. Depois pediu que eu gravasse um vídeo do produto em cima de uma balança, o que também foi feito. Curiosamente a plataforma me solicitou um vídeo mas no website deles não é possível fazer o upload deste vídeo. A "brilhante" solução da plataforma para resolver a questão do vídeo foi solicitar que eu fizesse o upload do vídeo no Youtube. Assim, fui obrigado a abrir um canal no Youtube e publicar um vídeo para provar que eu fui enganado. Enfim, fiz o video como solicitado e aguardei por uma resposta. Também enviei ao Wallapop prints da conversa com o vendedor que comprovam que ele agiu de má fé. Passado uns dias a resposta chegou e o Wallapop resolveu encerrar o caso, sem apresentar nenhuma justificativa. Acontece que o Wallapop errou na gestão deste caso. Esta disputa não se tratava de um troca de etiqueta ou erro da transportadora (o que acabou por ser confirmado), e sim de um vendedor golpista que enviou um produto errado e alegou a "troca de etiquetas" para "enganar a plataforma" e vencer a disputa. Ou seja, trata-se de um claro GOLPE DE BURLA com a conivência do Wallapop, que deveria proteger o consumidor. Faço esta reclamação pública na esperança de uma solução amigável, mas recorrerei a todas as autoridades competentes (policias e judiciárias) a fim de resolver esta questão.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2024
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira avaliou a marca
23 de abril 2024

Péssimo serviço. Não obtive nenhuma resposta. Agora a questão será levada aos tribunais.

Conseguiste resolver o teu problema?
A minha situaçao foi igualzinha.