Whyser – Innovation Solutions Portugal Lda
  • support@whyser.com

Whyser - Roubo de 45€

Márcia F apresentou a reclamação
2 de outubro 2023

Em 2021 foi-me atribuído um cartão Whyser Gift Card com saldo inicial de 150€. O mesmo vinha colado num envelope branco e na parte da frente do cartão era visível a data de validade - 11/25. Não tendo intenções de gastar imediatamente o valor do cartão fui guardando o mesmo numa gaveta pois teria bastante validade e seria para uma "emergência".

A 19/09/2023 decidi que iria utilizar o cartão e por esse motivo descolei do envelope, quando não foi o meu espanto que na parte de trás em letras bem pequeninas informam que "12 meses após a compra do Cartão, será deduzida mensalmente do seu saldo uma taxa de manutenção de conta de 2,50€(...)".

1º) Nunca tive qualquer cartão com este tipo de cobrança nem conheço mais nenhum que se comporte desta maneira. Acho inadmissível. 2º) Que manutenção de conta???? O cartão nunca foi utilizado anteriormente, estava guardado numa gaveta, por isso, não houve movimentos para que tivessem despesas comigo durante esse período de tempo. 3º) Se o valor do cartão fosse mais baixo queria dizer que neste momento daria com o cartão com 0€ ou até saldo negativo??? Até este momento foram-me roubados 45€ pois tiraram 2,50€ durante 18 meses e dia 15/10 ameaçam tirar novamente 2,5€.

Contactei a empresa em questão que diz não devolver o dinheiro pois acrescenta que a informação sobre a validade do saldo do cartão consta:

Nos Termos & Condições do Cartão Whyser Gift Card
No verso do seu cartão Whyser Gift Card
No nosso site em www.whyser-cards.com
No recibo de carregamento facultado à empresa que adquiriu o cartão
Na zona de acesso privado ao titular do cartão Whyser Gift Card em https://www.getmybalance.com
É também uma informação prestada (por telefone, email e documento impresso) ao cliente empresarial quando da aquisição dos cartões.

Como disse anteriormente, o cartão foi-me oferecido, ninguém me informou das condições e o envelope onde vinha nada estava descrito. Apenas estaria alguma informação em letras bem pequenas no verso do cartão que se encontrava colado num envelope. Se têm intenção que o cliente saiba das condições então porquê colocam no verso do cartão e em letras bem pequenas?

Aguardo resolução do meu problema!
Data de ocorrência: 2 de outubro 2023
31 de outubro 2023
A marca a fazer luz à sua reputação.
Não lhes interessa os clientes, pois nem resposta se designa a dar.
Interessa é roubar!!
Whyser
1 de novembro 2023
Ex.ma Sra. Márcia,

apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Revimos em detalhe a sua reclamação. Pudemos comprovar que, apesar do tom ofensivo e acusações proferidas em cada uma das nove mensagens que nos enviou, recebeu sempre dos nossos serviços respostas esclarecedoras e educadas.

Verificamos que na sua própria queixa transcreve algumas dessas informações, pelo que acreditamos não ser necessário reforçá-las.

Pretende usar o seu alegado desconhecimento para poder não estar sujeita ao enquadramento normativo dos Termos e Condições dos Whyser Gift Cards.

Não podemos aferir se o nosso cliente que lhe ofereceu o Cartão, lhe facultou a informação sobre os Whyser Gift Cards, mas podemos garantir que lha disponibilizámos e que tem essa informação disponível publicamente e referenciada no próprio Cartão. Em qualquer caso, o alegado desconhecimento não exime o titular de utilizar o Cartão no âmbito dos seus Termos e Condições.

Explicamos, de forma mais ampla, as diretivas a que o Whyser Gift Card está sujeito, começando por esclarecer que os Cartões Pré-Pagos não são instrumentos de aforro, são instrumentos de pagamento.

A maioria dos Cartões Pré-Pagos são designados de Private Label (de utilização em lojas específicas) e as suas emissoras definem, também na sua maioria, um prazo de validade de até 12 meses, após o qual o valor expira na totalidade e o titular do Cartão deixa, de imediato, de ter acesso aos fundos que lá pudessem estar nessa data.

Os Cartões Pré-Pagos de utilização universal (grande variedade de locais em todo o mundo), normalmente associados a uma rede como a MasterCard ou a VISA, aplica-se a normativa internacional de e-Money que convencionou, por várias razões, incluindo fiscais, contabilísticas e de proteção do consumidor que:
• É recomendável conceder ao utilizador um prazo para utilização dos fundos do Cartão sem quaisquer ónus ou encargos. O Whyser Gift Card disponibiliza um dos prazos mais extensos, 12 meses;
• Após esse período de utilização de 12 meses, o titular do Cartão, ao contrário dos cartões Private Label onde lhe é vedada esta possibilidade, deve continuar a ter acesso aos valores remanescentes não utilizados;
• Essa utilização após o prazo gratuito é disponibilizada por um custo mensal de gestão da conta do Cartão;
• Esta utilização deve ser permitida até à data de validade impressa no Cartão. Os Whyser Gift Cards são impressos com a validade máxima permitida, 5 anos desde a impressão do plástico;
• Após esse prazo identificado na frente do Cartão, os fundos deixam de estar disponíveis ao titular do cartão e a emissora deve proceder contabilística e fiscalmente para não perpetuar uma provisão de pagamento indefinidamente, ou seja, trata-se de um mecanismo necessário para regularizar fundos disponibilizados e não utilizados em até cinco anos após a produção do Cartão;
• Esta operação é da responsabilidade da entidade financeira emissora do Cartão, a quem cabe respeitar o convencionado nas diretivas eMoney internacionais que definiram os Termos e Condições do Whyser Gift Card a que a Whyser anuiu;

Esperamos que possa entender a base de definição dos Termos e Condições do Whyser Gift Card e repare as acusações infundadas que tem proferido contra a Whyser que prima por uma conduta impoluta desde a sua fundação há 25 anos e que tem merecido a preferência de uma crescente base de clientes composta por várias das mais ilustres empresas em Portugal, ano após ano.

Entretanto use o seu Whyser Gift Card e usufrua de todos os bens ou serviços da sua preferência.

Provedor Whyser
Boa noite,

Da vossa resposta saliento "(...) tom ofensivo e acusações proferidas (...)". Relembro que estou a escrever e não a falar convosco. Por isso, a forma como vocês interpretam a minha escrita não significa que seja a mesma com que escrevo, também sempre fui educada convosco. Sinto-me lesada e roubada com a situação, pois foram-me retirados 45€ sem o meu consentimento. Posto isso, estou no meu direito de proferir a palavra "roubo" e dizer que a vossa empresa não se preocupa com os clientes, pois o dinheiro faz falta a todos e não estamos a falar de uma pequena quantia que perdi acesso. Além disso, como disse anteriormente, se eu não desse conta do sucedido chegaria a 2025 (ano em que o cartão caducaria) e em vez dos 150€ iniciais teria um saldo de 0€ nunca tendo usufruído do cartão! Se o cartão tem na frente uma validade superior a 12 meses nada do que vocês me dizem justifica a retirada mensal de 2,50€ num cartão que estava inutilizável.

Contudo, estou cansada do assunto. Já gastei tempo suficiente convosco. O saldo do cartão já foi todo gasto para que vocês não me roubem nem mais um cêntimo. Da vossa empresa apenas terei aspetos negativos a salientar quando ouvir falar da mesma.

Whyser
Bom dia estimada Sra. Márcia,

Lamentamos que se recuse a aceitar que o seu alegado desconhecimento não a eximem de respeitar o enquadramento legal do produto financeiro que lhe foi oferecido.
Lamentamos também que não compreenda que a entidade financeira emissora do Cartão apenas cumpre com os mesmos Termos e Condições quando começa a cobrar a manutenção de conta do cartão 12 meses após a emissão.
Lamentamos finalmente que insista em acusar a Whyser de a estar a roubar quando esta nada pode fazer contra a correta aplicação do enquadramento legal do Whyser Gift Card pela emissora financeira do Cartão.

Registamos com especial agrado que já usufruiu do montante disponível no seu Cartão e que consideramos o caso corretamente encerrado.

Provedor Whyser
Márcia F avaliou a marca