Centro de assistência técnica profissional
  • Urbanização de São Domingos,

Workfix - Substituição de peças originais por outras

Mário Dos Reis Amado
Mário Amado apresentou a reclamação
27 de março 2014

Tinha um computador com avaria aparente na placa gráfica (normalmente o problema é na solda que a liga à motherboard e não na placa própriamente), e contactei a empresa Workfix (www.workfix.pt) a fim de saber o orçamento para reparação do mesmo.
Informaram-me que o orçamento só poderia ser dado depois de testado o computador e que, se não aceitasse, não teria qualquer custo.
O orçamento foi de 140€+IVA que não aceitei não só por não me ser conveniente de momento, já que estava à espera de um valor muito inferior,mas também por achar não ser compensatório, relativamente ao custo de uma motherboard nova, informação que prestei à empresa por e-mail (anexo).

Ontem fui levantar o computador e, depois de chegar a casa, percebi que tinha sido trocada a motherboard original, avariada mas ainda assim estimada, porque nunca tinha sido alvo de qualquer intervenção, e com um tipo de sintomas (ligava mas não dava qualquer imagem ficando com algumas luzes intermitentes) por outra com a qual o computador liga e desliga imediatamente.

Consegui perceber que se tratava de outra motherboard por não haver correspondência entre o código da etiqueta colada na mesma e o da original, da qual tenho foto (em anexo), e porque a que me devolveram já tinha sido visivelmente reparada por ter indícios de ter sido aquecida (recorrer ao aquecimento da motherboard é comum e normal neste tipo de reparações porque só assim é possível derreter a solda dos componentes).

Voltei à loja e expus a questão tendo-me sido indicado que os indícios de aquecimento seriam normais porque o componente avariado (placa gráfica) teve que ser removido para ser testado, o que não faz qualquer sentido não só porque o problema nestes casos é na solda (questão que foi confirmada no momento da entrega do equipamento), mas também por ter sido feito da forma que aparenta, ou seja, pouco profissional (com uma pistola de calor, conforme me indicaram).

Relativamente à etiqueta, informaram-me que terá sido retirada, de forma a não ficar danificada com o aquecimento, e recolocada uma outra erradamente!

Na verdade, o que aconteceu foi a troca da motherboard, avariada mas passível de reparação, por outra sem qualquer hipótese de arranjo, embora a entidade não tenha tido a honestidade de o confirmar.

Data de ocorrência: 27 de março 2014
31 de março 2014

Boa noite YaBa. Parece-me que foi completamente propositado, embora não tenham assumido (foi o que me chateou mais!). Não contavam era que eu fosse tão curioso ao ponto de reparar que o número de série (penso que seja isso) não era o mesmo, isto, depois de ver que a board estava literalmente queimada! Ainda assim, desculparam-se bem...devem estar acostumados.