Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Não resolve a worten

Fausto Marsol apresentou a reclamação
27 de janeiro 2019

• 18-07-18 – Fui entregar um leitor-gravador à Resolve (Worten), dado que não abria a gaveta.
• ??-??-18 – Recebi um telefonema dizendo-me que não havia arranjo por falta de peças. Blá, blá e que podia comparar um novo com 10% de desconto. E que haveria de receber um telefonema para ir buscar o aparelho;
• 06-09-18 – Como ninguém nunca mais disse nada, fui ao Colombo tentar levantar o aparelho – que não estava lá. Disse que o queria de volta para o mandar reparar à Philips.
• 17-10-18 –
 Voltei à Resolve do Colombo e esperei 45 minutos para ser atendido. Cheguei às 13:14.
 O rapazinho que me atendeu disse que então eu teria dito que não queria o aparelho de volta. Estranhei, manifestei o meu desagrado, reclamei e pedi para falar com um supervisor. E disse que se no prazo de 8 dias não tivesse notícias recorreria ao Portal da Queixa e ao Livro de Reclamações.
 Como o supervisor tardava e eu tinha outros compromissos, vim-me embora.
 Recebi alguns telefonemas nesse dia e noutros de um número que não conhecia e não atendi, vindo a perceber mais tarde ter sido da Worten.
 Às 17:28 recebi uma SMS a dizer que iam voltar a contactar-me.
• 15-11-18 –
 Recebi um telefonema (13:37 h) a dizer que, na sequência da minha reclamação, poderia ir levantar um aparelho de valor correspondente ao desaparecido;
 Perguntei onde: que falando com um qualquer colaborador da loja do Colombo ou, se não, então no balcão Resolve.
• 19-11-18 – Fui de novo à loja do Colombo:
 Não têm à venda gravadores-leitores de DVD, como o meu que foi a reparar era.
 Ao terceiro ou quarto contacto, alguém chamou Patrícia Gonçalves que foi comigo falar com Ana Oliveira, sem que, mais uma vez, o problema fosse resolvido.
 A Worten não tem à venda, neste momento, leitores-gravadores. Contudo, eles existem no mercado, nomeadamente, na Philips, exactamente o mesmo modelo (Philips Leitor/gravador de DVD DVDR3480/31), como se pode ver no site.
 E assim sendo, a informação telefónica inicial de que não havia peças para o aparelho soa a falsa, como a estranho soa o desaparecimento do equipamento.
 Mais uma ida em vão: Patrícia Gonçalves e Ana Oliveira não têm autonomia para resolver o problema, pelo que ficaram de falar com “alguém” e depois dizerem-me alguma coisa.
• 20-11-18 – Enviei um e-mail a cliente@worten.pt com cópia Provedor Sonae.
• 22-11-18 – Recebi um telefonema, às 11,17 (não fixei o nome)
 Que na sequência da minha reclamação o caso fora entregue a um Gestor Comercial;
 Que estavam a tentar, disse ele: interrompi para não tentarem, mas para fazerem;
 Que queria um aparelho igual ao que me tinham feito desaparecer;
 Que se ao fim de (mais) 8 dias não tivesse resposta iria recorrer a outros meios
• 11-12-18 –
 Tornei pública a situação via Portal da Queixa. Nº 24307818
 Informei Worten, por e-mail, do facto
• 21-01-19 – Cerca das 17 horas recebi um telefonema de alguém, em nome da Worten, que se dizia chamar Rosti Botenco. Em síntese:
 “Que não está no sistema o desaparecimento do meu equipamento, mas tão só atraso na reparação”. Em linguagem corrente, o meu comentário é que preciso ter muito desfaçatez!
 “E como Worten não comercializa equipamentos iguais ao que está desaparecido” - comprovadamente desde o dia 18/7/18, apesar do Sr. Botenco dizer que desconhece o facto -, “a Worten dispõe-se a pagar o valor da aquisição do equipamento” - sem se preocupar, é claro, em saber se o cliente tem ou não a factura, nem como o facto de 10 anos depois o valor do dinheiro não ser o mesmo.

Data de ocorrência: 27 de janeiro 2019
Worten
28 de janeiro 2019
Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
N/Refª 1104/231
30 de janeiro 2019
Em 27/12/19 enviei um e-mail à Comissão de Ética da Sonae bem como ao Provedor do Cliente, com conhecimento à Worten. Eis o texto:
Caros Srs.,
Quer na minha qualidade de cliente frequente de várias marcas/lojas do universo Sonae, quer na minha qualidade de (micro) accionista de duas empresas do Grupo, não posso deixar de lamentar a forma com a Worten trata os clientes e não assume as responsabilidades pelos danos que lhes provoca. A história já vai longa, e teve o seu início em 18/7/18, dia em que, de boa fé e na base da confiança, entreguei um equipamento meu na Resolve para ser reparado, tendo pago para o efeito 14,90 €, a título de adiantamento. A Síntese da Ocorrência pode ser vista no fim deste e-mail.

Infelizmente o Código de Ética do Grupo Sonae não está disponível no site, no qual foi apenas possível encontrar, no Capítulo Cultura, uma página intitulada À nossa maneira, que para o caso, creio ser mais do suficiente. Reza assim:

“Ao conjunto de valores e princípios que orientam a nossa forma de estar na vida e nos negócios, chamamos À NOSSA MANEIRA:
Confiança e Integridade – (…) Estabelecemos estas relações com base em princípios de honestidade, integridade e transparência.”

Ora não creio que a Sonae esteja a proceder comigo de uma forma honesta, integra e transparente. Seis meses depois, nem recuperei o meu equipamento nem a Worten me apresentou a única solução que seria honesta: dar-me um equipamento de características iguais ao que lhe entreguei para reparação e que a Resolve fez desaparecer – malgrado a falsa ignorância em que o Sr. Rostis Botenco (???!!!) se refugia – é feio e eticamente reprovável: como bem dizem, as relações devem basear-se na honestidade e na transparência.
Para além de todo o já longo tempo que me têm feito perder os vários “botencos” com quem tenho sido forçado a falar, a proposta agora do Sr. Rostis é darem-me o dinheiro que me custou o equipamento há 10 anos atrás. Isto, sem cuidarem de saber se tinha ou não ainda a factura em meu poder e ignorarem que 10 anos depois o dinheiro não tem o mesmo valor. Apesar da olímpica indiferença do Sr. Botenco e da sua arrogância, o que eu quero é um equipamento de características semelhantes ao que me fizeram desaparecer. O cliente não tem de ser prejudicado pelas ineficiências das empresas nas quais deposita a sua confiança. E tanto me faz que a Worten comercialize ou não esse tipo de equipamentos: é uma questão de política da empresa que não deve ser reflectida no cliente prejudicando-o.

Para além de que esta actuação da Worten acaba por prejudicar mais a empresa do que o custo que teria a reposição do equipamento que me fizeram desaparecer. Basta que eu deixe de ser cliente e arraste comigo uns quantos, como há muito outras empresas entenderam, como, por exemplo, O Corte Inglês, a MediaMarket e o Lidl, organizações verdadeiramente orientadas para o cliente, sempre dispostas a ressarcir os seus clientes, mesmo quando a responsabilidade directa não é deles, mas dos seus fornecedores ou prestadores de serviços, como creio será o caso da Resolve.
Lamento que a Sonae, grupo do qual até sou accionista – o que quer dizer que nele pus o meu dinheiro, mesmo que reduzido -, não tenha ainda conseguido impor uma cultura de orientação para o cliente.
Em desespero de causa recorro à Comissão de Ética e à Provedoria do Cliente Sonae, na expectativa de intervenham na situação – e, já agora, comecem por acusar a recepção do e-mail, coisa que ainda, infelizmente, não integra cultura Sonae, pelo menos totalmente.

Já agora informo que, sim, possuo a factura de compra do equipamento, cujo valor foi de 99,16 € + 20% (IVA), em 11/12/08. Mas não estou interessado em receber o dinheiro, como gostaria de não ser mais forçado a falar com arrogantes srs. botencos, nem ver-me obrigado a desperdiçar mais o meu tempo. De uma vez: ou me devolvem o meu equipamento (nas condições em que foi entregue) ou me disponibilizam um equipamento de características semelhantes.

7 de fevereiro 2019
Apesar da informação que terá chegado ao Portal da Queixa enviada pela Worten a queixa não foi resolvida. O equipamento continua desaparecido e querem dar-me um equipamento inferior, que não tem as mesmas funções do que aquele que confiei à Worten e que esta fez desaparecer.
26 de fevereiro 2019
A Worten poupará algumas parcas centenas de euros ao não repor o equipamento que fez desaparecer, depois de eu lho ter confiado para reparar, mas deixará de facturar, directa e indirectamente comigo, uns milhares de euros. Claro que isto penaliza essencialmente os accionistas, mas não turbe intermédia que vive exactamente do dinheiro dos clientes: essa passa impune e, provavelmente, muito satisfeita com o seu desempenho - se é que os colaboradores não são mesmo premiados. Por estas e por outras parecidas é que as empresas portuguesas - com raras excepções - perdem aos pontos (e em resultado) com as verdadeiras multinacionais. Para que ir à Worten se tenho os mesmos produtos ou semelhantes, no mínimo ao mesmo preço (normalmente até mais barato), na Media Market - donde os problemas dos clientes são resolvidos sem aldrabices ou prejuízos para eles?
A Worten não Resolve - mesmo! Aguardam-se cenas dos próximos capítulos.
29 de abril 2019
4471-909 Maia, Portugal

Lisboa, 23 de Abril de 2019

Assunto: O Grupo Sonae e os clientes

Ex.mo Sr.,

Seja na minha qualidade de (micro) accionista, na de autor ou – sobretudo – na de cliente de empresas do universo Sonae, estou apreensivo e chocado com as práticas das empresas do Grupo. No espaço de alguns meses senti-me, como cliente, maltratado e se no caso da NOS resolvi o problema mudando de operador no caso da Worten ainda espero, quase um ano depois, que me seja dado um aparelho com as mesmas funções do que me fizeram desaparecer – de facto – ou, noutra versão enganosa, que o leito-gravador de DVD regresse da demorada reparação a que estará a ser sujeito (a gaveta estava presa mercê de uma pequena pancada frontal que terá sofrido).
Junto dois documentos com o histórico das situações (NOS e Worten).
Mas o que ainda me choca mais – se possível – é nem a Provedoria do Cliente Sonae nem a Comissão de Ética se darem ao trabalho de acusar sequer a recepção dos meus mails. A Comissão de Ética imagino, à boa maneira da cultura organizacional portuguesa, pensará que a ética é uma coisa de quadros superiores e de desvio de dinheiros, assim não contemplando as mentiras dos colaboradores de base nem o seu (mau) posicionamento face aos clientes. Terão aprendido pouco com R. Giuliani, que começou a “limpar” Nova York – com imenso sucesso – de baixo para cima.
Vários anos volvidos constato que a revolução a que me referia na minha obra e que tanto parece ter agradado ao Prof. Daniel Bessa continua muito por fazer: “Há no livro imagens que são deliciosas: a dos dinossauros (...), a das abelhas – pelo que elas simbolizam – (...), a dos cata-ventos (...), mas a de que mais gostei foi a da do outro Nicolau, Copérnico, e a revolução coperniciana, a revolução que tem de ser feita na relação entre as empresas e os seus clientes.” – Escola de Gestão do Porto, 9.11.2005, na apresentação do livro.
E lembrar-me eu, numa pequena conversa que tive com o Eng. Belmiro de Azevedo, perguntar-me ele se as minhas formações – ao tempo – acrescentavam alguma coisa ao que vinha no livro, não respondi então, por respeito. Mas sim, muito: acrescentavam a distância que ia do cognitivo, do racional, da teoria à prática, ao emocional, à interiorização dos princípios no padrão atitudinal de cada um, de modo a criar uma matriz na organização que fizesse do cliente o verdadeiro centro das preocupações.
Pela minha parte, com pena, “resolvi” a questão não frequentando, pelo menos durante um ano, nenhuma empresa do universo Sonae. Não me devolve o aparelho que me fizeram desaparecer, mas tem um custo muito maior para o Grupo. Isto, claro, para além de tornar pública a minha posição.

C. c. - Ângelo Paupério, Comissão de Ética e Provedoria do Cliente Sonae
Fausto Marsol avaliou a marca
26 de fevereiro 2019

A Worten insiste em tentar dar unilateralmente a queixa como resolvida quando não o está. Mais uma demonstração de como a marca / empresa trata os seus clientes. O aparelho que a Worten fez desaparecer, depois de primeiro dizer que não tinha arranjo a que se seguirem outras mentiras, ainda não foi reposto (leitor-gravador de DVD). Manterei esta queixa em aberto e recorrei a outros meios de queixa - para além de, pelo menos durante um ano, não frequentar nem comprar nada a qualquer empresa do universo Sonae (Centro Comerciais, Grandes e Pequenas Superfícies, Lojas de Electrodomésticos, Empresas de Telecomunicações, etc.) , aconselhando ainda todos o que me estão próximos a evitar empresas do universo Sonae. Em poucos meses esta é a segunda vez que me vejo maltratado como cliente por uma empresa do grupo. A Worten poupará algumas centenas de euros ao não repor o equipamento que fez desaparecer, depois de eu lho ter confiado para reparar, mas deixará de facturar, directa e indirectamente comigo, uns milhares de euros. Claro que isto penaliza essencialmente os accionistas, mas não turbe intermédia que vive exactamente do dinheiro dos clientes: estes passam impunes e, provavelmente, muito satisfeitos com o seu desempenho - se é que não são mesmo premiados. Por estas e por outras parecidas é que as empresas portuguesas - com raras excepções - perdem aos pontos (e em resultado) com as verdadeiras multinacionais. Para que ir à Worten se tenho os mesmos produtos ou semelhantes, no mínimo ao mesmo preço (normalmente até mais barato), na Media Market - donde os problemas dos clientes são e resolvidos sem aldrabices ou prejuízos para eles.? As soluções que a Worten me apresentou até agora ou eram manhosas (comprar um novo com 10% de desconto) ou redundavam em prejuízo meu, e não aceitar foi / é uma questão de princípio - porque apesar de uma certa selva em que vivemos, ainda há quem se reja por princípios. A Worten não Resolve - mesmo! Aguardam-se cenas dos próximos capítulos.

Eu compreendo a sua situação, infelizmente também estou a ter dificuldades com a resolução do meu problema...