A burla do estacionamento está de volta. Como agir?

O esquema não é novo, mas voltou em força, levando mesmo a um alerta policial. Sabes como funciona a burla do estacionamento? Continua a ler!

A burla do estacionamento está de volta. Como agir?

A burla do estacionamento é antiga, mas, ao que parece, tem vindo a ser novamente recorrente, levando mesmo as autoridades do norte a emitirem um alerta aos consumidores.

Perante multas de estacionamento deixadas em veículos estacionados, deves antes de tudo perceber a veracidade da mesma. Isto é tudo o que deves saber antes de cair numa possível tentativa de fraude com o estacionamento.


Multas de estacionamento fraudulentas: atenção a isto!

Como é que um consumidor é notificado de uma multa de estacionamento? Normalmente, ou recebe uma carta em casa ou é-lhe deixado um talão – caso o conduto não se encontre no veículo - a informar que infringiu a lei e que tem uma multa por estar mal-estacionado.

O alerta de que a burla do estacionamento se encontra novamente veio da Polícia de Vila Nova de Gaia, que referiu “Fomos alertados por um cidadão que ao ver a suposta multa indignou-se por considerar que não estava em infração e nos ligou antes de pagar. Se pagasse, o dinheiro iria para parte incerta e ele teria sido burlado.”

As autoridades de Gaia já colocaram patrulhas no terreno para verificar se existem multas fraudulentas em estacionamentos, lançando igualmente um alerta para que os cidadãos não paguem nada nem antes confirmar a veracidade da multa.
 

Confirma sempre a veracidade da multa

Ao que parece, na suposta multa de estacionamento aparece uma referência multibanco e é oferecido um 50% de desconto se o consumidor pagar o valor da infração em 24 horas. Este é o mesmo esquema que outrora circulou em Portugal e que parece ter agora voltado.
 

Pesquisa sempre antes de qualquer decisão

Se recebes uma multa em que te indicam algum desconto caso a pagues em menos de 24 horas, desconfia automaticamente. Além disso, não cedas ao impulso de a pagar no momento, e tenta comprovar a sua veracidade antes de qualquer passo.

Procura e partilha a tua experiência no Portal da Queixa, para alertar outros consumidores e informa-te diretamente junto das autoridades competentes sobre a multa recebida. Antes de efetuares qualquer pagamento, estes passos são fundamentais para evitar qualquer engano ou fraude.


Comentários(1)

Ver perfil de Paul Mathieu

Paul Mathieu

deveria haver uma foto a exemplificar a burla

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.