AUTOvoucher: queixas disparam 69% numa semana

Problemas com a inscrição no programa de apoio aos combustíveis? Dificuldades no reembolso? Não foi o único.  O preço dos combustíveis subiu, a adesão massiva dos consumidores ao AUTOvaucher acelerou, e o número de reclamações no Portal da Queixa, disparou 69% numa semana.

Carro abastece em bomba de combustível

Problemas com a inscrição no programa de apoio aos combustíveis? Dificuldades no reembolso? Não foi o único.  O preço dos combustíveis subiu, a adesão massiva dos consumidores ao AUTOvaucher acelerou, e o número de reclamações no Portal da Queixa, disparou 69% numa semana.

A subida dos combustíveis, agravado pela atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia, fez disparar a procura do AUTOvaucher, que subiu esta segunda-feira, de 5 para 20 euros mensais, apoio mensal do Governo que pretende mitigar o custo adicional para as famílias.

No entanto, apesar do seu impacto positivo, o subsídio mensal resultou na intensificação das reclamações registadas no Portal da Queixa dirigidas à SaltPay, a operadora responsável pela gestão do programa AUTOvoucher e IVAucher.

Entre 28 de fevereiro e 6 de março, o número de queixas disparou 69% comparativamente com a semana anterior. Em apenas dois dias (5 e 6 de março), as reclamações dirigidas à operadora SaltPay representam 29% do total de queixas verificado desde o início do ano.

Entre os principais motivos de reclamação dos portugueses estão as dificuldades com o reembolso, problemas com a inscrição no programa e na adesão ao Autovoucher, condição necessária para aceder ao apoio e usufruir do desconto.

Rafael Carlos foi um dos consumidores que revela ter-se deparado com “erros” na altura da sua inscrição: “Quando chega a parte se receber o SMS de confirmação, o mesmo não chega e mesmo que que se carregue para reenviar dá erro.”

João Braz é um dos consumidores que aderiu ao programa Autovoucher e que alega nunca ter recebido qualquer reembolso desde que a medida entrou em vigor. O contribuinte partilhou a sua experiência no Portal da Queixa: “Apesar de ter aderido ao Autovoucher e ter abastecido sempre em postos aderentes desde dezembro de 2021, nunca me foi devolvido qualquer valor. De notar que fiz sempre os pagamentos na integra com o meu cartão de multibanco, e que na plataforma SaltPay (IVAucher) constam dois benefícios de 10€ que nunca me foram creditados.”

Também o consumidor António Sérgio denuncia na sua reclamação nunca ter recebido nenhum reembolso do Governo.  “Desde janeiro deste ano de 2022, ainda não recebi qualquer reembolso referente ao Autovoucher, confesso que só ontem dia 05 de Março ao aceder ao site para ver as transações devido ao aumento do valor a reembolsar, verifiquei para minha estupefação que nenhum pagamento tinha sido efetuado, sendo que sempre abasteci em postos de combustíveis aderentes e sempre com o meu cartão multibanco associado ao meu número de contribuinte e que sempre funcionou até Janeiro de 2022, seja no Auto voucher seja no IVaucher.”

Indignado com os problemas que enfrentou na plataforma do IVAucher, Mário Aráujo é mais um dos consumidores que apresenta uma reclamação contra a SaltPay, empresa privada de pagamentos que gere o site. “Acho lamentável o site do governo ivaucher.pt, desenvolvido pela SaltPay ainda apresentar formulário de inscrição, mas não permitir essa inscrição à data atual (inscrições até 21 de Dezembro de 2021). Após várias tentativas, lá encontrei um comentário numa rede social aonde falavam da origem do problema. Resta-me concluir que o ivaucher.pt apesar de ser um serviço público, gerido por uma empresa privada, é apenas mais um instrumento político enganador.”

De referir que, fonte do Ministério das Finanças reconheceu a existência de alguns constrangimentos, no último fim de semana, face a um aumento significativo de pessoas interessadas em aderir ao AUTOvoucher.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.