Conselho do Portal da Queixa: Pesquise antes de comprar

O Portal da Queixa recebe mais de 7.000 reclamações por mês de consumidores insatisfeitos que podem servir de alerta para consumidores que desejam efetuar compras online.

Conselho do Portal da Queixa: Pesquise antes de comprar

A maior rede social de consumidores não é somente uma ponte de comunicação entre milhares de consumidores e marcas, serve também para que os consumidores partilhem as suas experiências com outros e possam alertar para situações que podem custar caro.

 

As partilhas são meio caminho para prevenir

As reclamações são por vezes meros conflitos facilmente resolvidos por parte das marcas ou entidades visadas. Contudo, existem casos em que a experência com uma marca repete-se e desencadeia-se um aumento exponencial no seu número de reclamações. Estes indicadores podem servir como um alerta, de que algo errado se está a passar e que o melhor será esperar ao invés de proceder com a compra de imediato.

 

Exemplos de alguns casos

Infigueirahouse, Audilar, Amazonite e Niwite... foram alguns dos exemplos em que o aumento exponencial do número de reclamações traduziram-se em suspeitas fraudulentas. Foram milhares os consumidores que reclamaram e partilharam, no Portal da Queixa, a sua má experiência com estas marcas.

Seguiu-se a vez dos media, que posteriormente averiguarem o sucedido e, em todos os casos, verificou-se que as lojas fecharam portas entrado em insolvência, deixando milhares de euros em prejuízos para os consumidores.

 

Então o que deve fazer?

 

1. Avalie se o site está devidamente identificado

Antes de efetuar uma compra online, procure informar-se adequadamente sobre a marca à qual pretende adquirir o produto. Se o site não disponibilizar uma morada ou um número de telefone fixo para onde possa ligar, bem como informações sobre a sua política de privacidade e de segurança, desconfie da sua idoneidade. Se estiver apenas disponível um apartado ou um email, não considere esse site, já que arrisca-se a ser alvo de uma fraude.

 

2. Pesquise informação sobre a loja online

O Portal da Queixa é o local ideal para este propósito dado que uma forma de comprovar a idoneidade de um site onde nunca fez compras é através da partilha de experiências. Pesquise e analise a marca através do Índice de Satisfação, das reclamações e partilha de experiências facultadas. As reclamações apresentadas no Portal da Queixa são de consumidores que já tiveram anteriormente uma experiência com a marca, por isso, é uma ajuda para todos os consumidores na hora de decidir! 

 

3. Verifique a segurança do site

Antes de avançar com uma compra certifique-se de que a plataforma que vai utilizar oferece garantias de segurança. As páginas consideradas seguras têm o símbolo de um cadeado, e o URL tem a indicação https:// em vez de http://. Trata-se de um certificado de segurança que garante que os dados enviados pelo seu computador até ao servidor da entidade são encriptados (codificados), o que dificulta utilizações fraudulentas da informação trocada. Contudo, tenha presente que não há nenhuma forma de garantir segurança absoluta.

 

4. Atenção aos encargos adicionais

Verifique se há despesas adicionais, como taxas ou custos de envio, assim como os prazos de entrega ou de execução dos serviços adquiridos, de forma a evitar surpresas desagradáveis na hora de efetuar o pagamento. Por exemplo, numa compra efetuada dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas o mesmo já não deverá acontecer quando se tratarem de aquisições realizadas noutros países como os EUA ou o Canadá.

 

5. Esteja alerta na hora de pagar

Depois de selecionar os produtos que pretende adquirir, segue-se o pagamento. Certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento habituais, mas se puder evite utilizar o seu cartão. Uma forma alternativa de realizar esse pagamento é através da criação de um cartão virtual, como o MBNet. Nesta modalidade, os dados do seu cartão não terão que ser fornecidos ao vendedor, sendo este válido também para aquela compra em específico. Esteja também atento ao extrato do seu banco para conferir se os valores debitados correspondem aos das compras efetuadas.

 

6. Compare preços antes de comprar

À semelhança das lojas físicas, o preço de um determinado bem pode diferir consoante a plataforma que está a utilizar. Os sites comparadores de preços são uma ferramenta que se pode tornar valiosa nessa comparação.

 

7. Tenha atenção a possíveis burlões

Quando o desconto é demasiado num artigo, desconfie! Se encontrar um artigo num site com um desconto muito abaixo do mercado, desconfie da veracidade do mesmo! Os burlões estão sempre à espera de oportunidades para enganar, e podem aproveitar este dia para tentar atrair possíveis consumidores menos experientes ou desatentos aos sinais de perigo.

 

8. Procure por selos de qualidade e segurança na compra

É importante procurar no site por selos como “Recomendada” pelo Portal da Queixa, “Norton Secured” ou “Confiança online”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com as suas informações.

 

 

O selo de recomendação acreditado pelo Portal da Queixa é destinado a marcas que tenham um índice de satisfação superior a 70 em 100, permitindo às marcas evoluírem, quer em termos de qualidade, quer em termos de reputação.

ATENÇÃO: carregue em cima do selo no site que quer, irá abrir uma nova página e refere se este se mantêm activo! Se não abrir nenhuma página nova, desconfie se não foi apenas colocado lá para tentar enganar consumidores. Se verificar uma possível utilização indevida de um selo de alguma destas entidades, entre em contacto para denunciar a situação e assim impedir que outros utilizadores sejam enganados.

 

Caso se depare com uma fraude pode sempre partilhar a sua experiência e fazer reclamação no Portal da Queixa.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.