Por que é tão importante a Literacia Digital?

A literacia digital define-se como “a habilidade necessária para alcançar a competência digital, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet”. 

A literacia digital define-se como “a habilidade necessária para alcançar a competência digital, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet”. No entanto, o avanço tecnológico parece não acompanhar a evolução natural da literacia digital. Ainda faltam meios e recursos para melhorar o conhecimento dos consumidores no que diz respeito a um uso seguro da internet.

Entre os princípios-base de uma boa literacia digital estão a compreensão, a independência que dá ao consumidor, a partilha e recolha de informação válida e real e a capacidade de selecionar através do conhecimento. Tal ajuda na resolução de problemas, na adaptação ao mundo digital em que vivemos, na comunicação e na multidisciplinaridade.

Além disso, é fundamental melhorar o acesso e a compreensão das novas tecnologias, principalmente para evitar burlas e enganos. Como? Apostando na literacia digital para combater a desinformação, para encontrar mais facilmente a solução, para saber diferenciar e interpretar a informação que nos chega e ter uma real noção das consequências que uma determinada decisão pode ter. O resultado deste investimento será traduzido em mais segurança online e numa maior inclusão digital dos consumidores, tornando-os mais informados e empoderados no momento de tomadas de decisão seguras e conscientes.

Sem literacia digital, os consumidores não conseguem participar plenamente e ativamente na sociedade atual. Porque não vivemos sem internet, porque grande parte das compras são feitas online e porque a sociedade adotou a tecnologia como parte integrante do seu dia-a-dia.

É, assim, absolutamente necessário incluir a literacia digital no nosso dia-a-dia. Por isso mesmo, uma das bandeiras do Portal da Queixa é a melhoria contínua da literacia digital dos consumidores portugueses. Através do movimento social #NãoSejasPato e da partilha de experiências, opiniões e conteúdo, promovemos continuamente a literacia digital. Porque a sua importância é indiscutível e é um erro ignorá-la. O melhor a fazer é aprender a lidar com ela e melhorar conhecimentos para conseguir acompanhar de forma segura a constante evolução tecnológica a que assistimos atualmente.

 

Publicado: SEMANÁRIO NOVO


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.