Comércio | Lojas Shop

Worten - Vende usado como novo e expõe crianças a conteúdo impróprio.

(editada a 10 de janeiro 2018)

Obteve resposta

De facto há muitas categorias onde encaixar esta reclamação dado o insólito da mesma, mas escolho Burla porque foi a Burla praticada para comigo que deu origem a toda a situação, no momento em que a Worten rotula, entrega e cobra um equipamento na condição de novo, quando na realidade este era usado. A Worten provoca então uma situação gravíssima pela qual não se quer responsabilizar: Vendeu um equipamento usado mas disse ao cliente que era novo. O equipamento usado apresentava conteúdo impróprio ao qual crianças foram expostas na primeira utilização do mesmo O equipamento continha componentes estragadas, danificadas e/ou fora de prazo, tais como pilhas fora de prazo há mais de meio ano já esfareladas e com o lixo espalhado pelo comando. O equipamento continha informação pessoal, confidencial, profissional e bancária de outra pessoa. Não só fui enganado pela Worten como fui envergonhado à frente de amigos e familiares quando ofereci este equipamento, que até então se julgava novo, como prenda de Natal. Saliente-se também que esta situação só foi possivel porque a Worten quebrou protocolos ao colocar de novo na estante um equipamento devolvido, sem tão pouco fazer qualquer controlo de qualidade. De referir também que quando esta situação foi reportada a Worten, estes apelaram a que a reclamação fosse apenas via interna, dizendo que lhe iam dar a devida atenção que chegou na forma de um "Ok, pedimos desculpa", com toda a leviandade e banalidade que se possa depreender de um simples pedido de desculpa. Fiz-lhes ver que a situação era gravissima e que não só comprometeu sériamente a vida de um homem, vendendo a informação pessoal dele sem qualquer critério, informação essa que facilmente lhe poderia destruir a vida. Destruir a vida a uma pessoa não é uma brincadeira. Também seria igualmente possivel que o aparelho contivesse software malicioso que roubasse donos ou danificasse outros periféricos em casa do cliente, algo que para além de gravissimo em igual proporção, também seria muito dificil de provar. Isto tudo porque a Worten não faz controlo de qualidade nem é transparente para com os equipamentos que vende. E ainda tive direito a ouvir a Gerente da loja em questão a dizer que "no meio de tanta confusão é natural que aconteçam situações destas" e de que "a responsabilidade de apagar o conteúdo do equipamento era do dono anterior e a Worten não se podia responsabilizar pelo que lá estava" Portanto a Worten vende um artigo usado com rótulo de novo mas acha que o compromisso de segurança e confiança que assume perante o cliente não é da sua responsabilidade, mas antes de um eventual outro cliente à qual a Worten fez a retoma! Irrisório no minimo. Mas não acaba por aqui, porque a Worten não pode colocar o equipamento de volta na estante sem controlo de qualidade e nesse sentido indicou que garante ter feito um "restauro de fábrica" mas por vezes os dados não ficam completamente apagados e isto só se pode verificar quando se sincroniza uma nova conta com o dispositivo. Isto é mentira. Eu sou consultor de engenharia de segurança de dados, gostava que me explicassem novamente essa situação. E antes de mudarem a vossa linha de discurso, eu vou lembrar-vos que as chamadas estão gravadas. Também após a primeira exposição meramente interna, e mediante a indicação que dada a resposta não satisfatória por parte da Worten o cliente iria avançar para outros canais, nomeadamente o livro de reclamações, fui fortemente dissuadido de o fazer porque "as pessoas que em ultima instância vão analisar este processo são as mesmas e a resposta final é esta" Também indicaram que não realizam indemnizações a cliente o que, no seguimento do que a Worten mostrou ser ao longo de todo este processo, é desonesto. Tiveram falhas gravissimas, provocaram danos morais gravissimos, potencialmente catastróficos podendo ter arruínado a vida a outras pessoas, algo que eventualmente já possam ter feito no passado sem que as vitimas se apercebessem que o deviam à Worten, mentiram repetidamente e trataram todo o caso como se fosse a situação mais banal de sempre. Quanto à indemnização e após serem confrontados com a desonestidade das afirmações que deram em relação à impossibilidade de as fazer, tentaram corrigir e indicar que apenas se estavam a referir à falta de departamento para as processar. Tem sim, chama-se departamento juridico. Se pedir desculpa fosse a solução para todos os crimes do mundo, não existiriam cadeias. Vocês confundiram cordialidade com lorpice. Agora vão assumir a responsabilidade pelo que fizeram em praça pública.

em 2018-01-10 10:59 Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.
Serviço de Apoio ao Cliente - Worten
N/Refª 1042/402

Ricardo veríssimo

Estas empresas não respeitam o cliente, porque por mais que o cliente reclame no livro de reclamações, não serve de nada e ainda é gozado o consumidor não tem qualquer proteção da parte de quem compete.
Só vão parar quando lhe colocarem o não no bolso com multas até lá vivem na impunidade!!

Antonio Moreira

inaceitavel...estas empresas so pensam em lucro facil, mesmo enganando o cliente seja de que forma for....sao instruidos os vendedores a vender a propria avo mesmo a avo tendo falecido....um pouco a imagem do pais que temos...têm de ser responsabilizados pelos atos e pedir desculpa é para ignorantes neste caso. Precisa de apoio juridico?

henrique matos

durante muito tempo e depois ter digamos passado por uma enorme luta com a worten conheço bem esta pratica que refere pois é típica na worten , em variadas reclamações já dei meu parcer acerca de produtos expostos .
nunca mas NUNCA comprem nada exposto ......e acreditem sei do que falo pois tive luta cerrada contra estes senhores , a titulo de curiosidade é normal venderem aparelhos de exposição com baterias viciadas de carga , pequenas mocas e afins e depois afirmarem que á posteriori é mau uso do cliente , e a garantia na assistência foge sempre , volto a dizer nunca confiem em algo exposto no ponto de vista técnico ,legal e de durabilidade

Vitor Moreira

Boas Henrique

Obrigado pela dica :)

Não foi o caso aqui, o equipamento não estava em exposto, foi um equipamento de retoma que a Worten vendeu como novo e sem qualquer critério ou controlo de qualidade.

Cumps

João Antunes

Enfim, é mais do mesmo, o pequeno tem de gramar com o grande. Processe essa gente. A favor deles nunca se enganam

Antonio Monteiro

Boas Vitor, já soube que te tinham trafulha-do . Processa essa malta! Qualquer coisa que precises avisa