112 - Número Europeu de Emergência

Ricardo Simões
Ricardo Simões apresentou a reclamação
8 de junho 2019
Boa Noite,

Até ao dia de hoje nunca fiz uma reclamação que fosse, no entanto após os acontecimentos que vi hoje não posso deixar de efectuar esta reclamação.

Explicando o que se passou:
Uma senhora na casa dos 70 anos caiu em plena rua, acabando por "partir" (peço desculpa se o termo médico não é o correto) a cabeça. Durante praticamente quase 1 hora esta mesma senhora teve de ficar deitada no chão à espera que chegasse uma ambulância do INEM. A senhora perdeu os sentido aquando da queda e garantidamente metade da cabeça ficou coberta de sangue, bem como o braço do seu filho que durante uma hora não se mexeu para estar no chão junto a ela a segurar-lhe a cabeça. Não posso deixar de referir que felizmente haviam boas pessoas na rua e rapidamente começaram a agasalhar a senhora, pois o frio que havia na rua não era pouco.
Neste período de praticamente 1 hora efectuei duas chamadas para o 112, sendo que a primeira me durou 31 segundos e me indicaram que alguém já tinha contactado e que já estava a caminho uma ambulância. Passado 13 minutos da minha primeira chamada achei que havia necessidade de voltar a contactar a linha do 112 tendo esta chamada demorado 6 minutos e 13 segundos. Esta segunda chamada demorou este tempo todo pois após ter marcado o 112 e ter falado com o operador que gentilmente me atendeu, o mesmo encaminhou a chamada para a equipa médica (penso ter sido este o termo que o mesmo utilizou mas já não consigo precisar). Ora aqui dou-vos uma sugestão, pois o que eu passei nesta chamada para mim é inadmissível dado eu estar a telefonar para o 112. Entre o momento em que o operador passou a chamada até a mesma ter sido atendida pela equipa médica fui obrigado a ouvir em 4 línguas tudo o que iam dizendo. Sendo eu Português não tenho necessidade de ouvir Inglês, Francês e Espanhol (penso serem estas a outras 3 línguas) fazendo com que perca à vontade cerca de 2/3 minutos a ouvir um robot a debitar palavras, sendo que como sugestão deveriam de distinguir nestes casos qual a língua que interessa à pessoa. Estamos a falar de um serviço de emergência não de uma agência de viagens, pelo que a celeridade é crucial. Após finalmente a chamada ter chegado à equipa médica, a pessoa que também gentilmente me atendeu a chamada pediu desculpa e indicou que aparentemente a morada não tinha entrado no sistema. Ora muito bem, se alguém liga e vocês não conseguem obter a morada penso que deveriam de ligar de volta a pedir essa mesma informação, seja à pessoa que ligou a pedir a ambulância ou a quem tratou da chamada na 1ª Linha do 112. Após eu ter dado a morada, ouvi novamente "a ambulância já vai caminho". o tempo continuou a passar a ambulância nem vê-la, sendo que após 16 minutos fui obrigado a contactar a esquadra da PSP de Odivelas por forma a pedir ajuda também por parte da PSP para acelerar esta situação e eis que passado 11 minutos desta chamada para a PSP lá apareceu o INEM.

Felizmente nada de grave aconteceu com a senhora, só foi saturada na cabeça e agora terá que ficar em repouso, mas não posso deixar de mostrar a minha indignação pela demora na chegada do INEM, pois independetemente da faixa etária da pessoa que fosse já não seria aceitável 1 hora, quanto mais para uma pessoa com praticamente 70 anos e que sofre de diabetes.

Assim peço-vos encarecidamente que revejam melhor este tipo de situações, pois amanhã pode ser alguém próximo a vocês (não é este o caso, pois a senhora não me é nada, simplesmente fui um cidadão que apercebeu-se da situação e teve que ajudar na medida do possível, sendo sempre insuficente para a situação) e quando a ambulância chegar já pode ser tarde.

Quero deixar claro que não tenho nada a reclamar das pessoas que a mim me atenderam (mais pessoas ligaram para vocês garantidamente, mas por essas não posso falar), contudo peço que revejam sinceramente este tipo situações para não voltar a acontecer.

Atentamente.
Data de ocorrência: 8 de junho 2019