16.9
8&80 - Comércio de Mobiliário e Decoração, Lda

8&80 - A encomenda nunca chegou a ser entregue

Luis Manuel Castilho Neves da Costa Reis
Luis Reis apresentou a reclamação
26 de julho 2016 (editada a 15 de março 2021)
Após a encomenda nº611/15CO efetuada na loja 8&80 em campo de Ourique a 16 de Julho de 2015, de uma vitrine "Hambel" orçada em 2200 Euro com transporte e montagem incluída efetuei o adiantamento de 50% pedido pela loja (1100Eur), tendo sido acordada a entrega para meados de outubro.

Após alguns telefonemas para perceber quando estaria pronto, a loja contacta-me em meados de outubro para fazer a entrega e montagem. Na data acordada e antes mesmo da vitrine ser removida de dentro da carrinha de transporte onde vinha, um dos colaboradores repara que as calhas não estão bem sendo por isso necessário que a vitrine regresse á “oficina” para ser reparada. No mesmo seguimento a loja por 5 ocasiões tentou entregar o produto e em todas as tentativas o produto foi rejeitado por apresentar defeitos bem visíveis , defeitos esses reconhecidos pelas próprias pessoas que vieram entregar os móveis bem como pela intermediária da loja (SrªAna Bettencourt).

Aquando da 4ªtentativa e no seguimento de telefonema prévio onde referi a minha desconfiança do produto e da insatisfação pela forma como estavam a lidar com todo o processo aceitei o pedido de desculpa conjuntamente com nova tentativa de entrega (a 5ª), com a condição de que se o produto apresenta-se novamente qualquer defeito a loja efetuaria a devolução imediata do adiantamento.

Na 5ªtentativa de entrega, a 26 de Fevereiro de 2016, a vitrine apresentava novamente defeitos (a saber os vidros vinham descolados e completamente soltos dentro do móvel). Contactei imediatamente a loja e manifestei a minha indignação pela forma e desleixo com que todo o processo tinha sido conduzido, manifestando desde logo a perda de confiança e de interesse no produto e exigindo a devolução do adiantamento conforme acordado.

Após esta conversa com a SrªAna Bettencourt (empregada da loja), passaram-se vários dias sem qualquer noticia. A 8 de Março e após vários telefonemas falei novamente com a srª Ana Bettencourt que se mostrou admirada pela situação não ter sido resolvida prontificando-se a falar com a administração. Uns dias depois sou contactado pela sra. Domingas Paiva Raposo (Administração) que para além de apresentar as desculpas me solicitou o NIB para que efetuassem a transferência bancária. Enviei NIB e confirmei telefonicamente com a srªa Ana que tinham recebido o mail. Contudo até á data de hoje (dia 25 de Julho) ainda não foi efetuado a devolução do adiantamento.

Como nota adicional a 21 de Março desloquei-me á loja para falar com a administração, não tendo existido ninguém disponível da administração para falar sobre este assunto. Neste mesmo dia na loja solicitei o livro de reclamação para formalizar queixa. No mesmo seguimento enviei a minha cópia da reclamação para a ASAE.
Data de ocorrência: 26 de julho 2016
Luis Reis
4 de fevereiro 2021
Fiz um adiantamento duma vitrine que nunca chegou e tão pouco foi restituido o dinheiro. Teóricamente esta empresa faliu mas constatei que reabriu sem saldar as dividas. Questiou-no se tencionam saldar a divida ou continuaram a enganar os mais incautos ?
Luis Manuel Castilho Neves da Costa Reis
Luis Reis avaliou a marca
4 de fevereiro 2021

Demasiado mau para ser verdade. Encomenda duma vitrine que teve 5 tentativas de entrega num ano e que foi sistemáticamente apresentada com defeitos (vidros soltos, puxadores diferentes entre si ... ). Cobraram 50% do valor á cabeça, que tentei reaver e que acabou por nunca ser devolvido. Depois de enumeras queixas e dos donos afirmarem se disponibilizarem para saldar a divida ... nunca o fizeram. Foi aberto processo no centro de arbitragem que deu razão á queixa contudo a empresa entrou em falência e nunca saldou a divida. Ao que tudo indica a empresa com o mesmo nome reabriu ... É de facto lamentável o comportamento desta empresa ... um roubo!

Estes acontecimentos não me surpreendem. Em 2017, a 8&80 continua a ser uma organização sem caracter nem profissionalismo, especializada em fazer negócio com os 50% iniciais.
Recebidos os 50% iniciais, o negócio não tem mais interesse para eles.
Estou em situação semelhante e conheço bem o modo de actuar dessa gente.
Protegidos por um estatuto de comerciantes, que não merecem nem honram, vão comodamente enganando uns e outros sem que uma acção fiscalizadora os incomode.