A. J. Pinto II - Distribuição, Lda
  • ajpinto@ajpinto.pt

A. J. Pinto II - Venda de material incompatível

Gilda Reis apresentou a reclamação
23 de março 2018

No dia 20/03 desloquei-me às instalações para compra de um motor para a minha máquina de lavar loiça, TEKA LP800S. Ao chegar a casa e após montar o motor, verificamos que as ligações não seriam compatíveis com as da máquina. No dia seguinte desloquei-me novamente ao local, onde me informaram que a marca pode enviar com ligações incompatíveis, mas era só descarnar os cabos, juntar o fio vermelho com o preto e ligar e o fio azul seria ligado à parte (fizeram inclusive um desenho num papel que tenho em minha posse). Assim o fiz, mas no momento em que liguei a máquina no power estoirou de imediato com a placa mãe. Ao levar a placa mãe ao estabelecimento, não assumem responsabilidade nem pelo motor que me venderam (que continuam a afirmar ser compatível) nem pela placa que foi queimada ao seguir as instruções que me prestaram.
Entrei neste estabelecimento com um problema, saí de lá com 2. Um motor que me custou €72, que não me serve para nada (e do qual não me dão garantia) e uma placa queimada.

Data de ocorrência: 23 de março 2018
9 de abril 2018

De acordo com a solicitação realizada por V/Exa., vimos pela presente prestar-vos as informações tidas como convenientes relativamente à reclamação descrita em epígrafe.

A Infesta Serviços Técnicos, Lda. é um Centro de Assistência Técnica Oficial à marca Teka e outras, que paralelamente aos serviços especializados de reparação a eletrodomésticos – como atividade principal – faz a revenda dos acessórios da marca em questão e outras que se insiram no âmbito da assistência técnica oficial.
Desta forma, entendemos a garantia de todos os acessórios por nós vendidos em contexto da nossa prestação de serviços pelo tempo legalmente exigido.
De igual forma, entendemos que a responsabilidade de acessórios de revenda é do adquirente, uma vez que estes serviços não manipularam e/ou executam aplicação/instalação de qualquer acessório para que nos obriguemos a qualquer tipo de garantia. Não poderá esta empresa assumir riscos de exercício de atividade de outros.

Mantemo-nos ao V/inteiro dispor para o esclarecimento de quaisquer dúvidas adicionais e/ou questões que considerem como pertinentes.
Caros senhores,

O produto que vocês me venderam em nada tinha a ver com o que vos levei para amostra. As ligações não eram compatíveis. E quando vos fiz entender esse facto, levando novamente o produto avariado para vossa observação, comparação e consequente correção, em vez de me trocarem o produto por um de acordo com o solicitado, fizeram um desenho de como manipular as ligações, situação erradamente aceite por mim, por vos crer uma empresa idónea.
Posto isto e tendo em conta que o tipo de ligação por vós apresentada foi, também ela, incompatível com o produto que tenho em minha posse, só posso concluir sobre a falta de ética e consequente acção de má fé por parte dos vossos funcionários, obrigando assim à minha pessoa a comprar-vos mais um produto por uma avaria em que em nada é da minha responsabilidade.
Caros senhores,

Quando me desloquei às vossas instalações levei a peça que queria substituir. Um motor completo (avariado, é certo), mas que vos permitisse identificar o que era pretendido. Acaso me tivesse sido vendido o material de acordo com o que vos levei, não estávamos presentemente a ter esta "conversa".
Assim que me deparei com a incompatibilidade do produto por vós disponibilizado, desloquei-me às vossas instalações, levando novamente o produto avariado para vossa comparação. Em vez de me trocarem o produto por um de acordo com o solicitado, fizeram-me um desenho sobre como manipular as ligações (que eu, erradamente, aceitei por vos crer uma empresa idónea).
Considerando a falta de responsabilidade dos vossos funcionários e a contínua recusa da vossa parte em assumir o erro que provocou a completa inutilização da minha máquina de lavar loiça, só posso concluir sobre a vossa falta de ética e acção de má fé, compelindo-me a adquirir-vos mais uma peça que originalmente não necessitava.
10 de abril 2018
Conforme informado o formulário de reclamação já foi enviado às entidades competentes para efeito de análise, pelo que aguardaremos pelo deferimento.
Reiteramos todas as informações disponibilizadas até à data.
Gilda Reis avaliou a marca
14 de novembro 2018

Por lapso carreguei em reclamação resolvida. Não foi. Nem pela marca nem pelas entidades competentes após preenchimento do livro de reclamações.