Abinicio - Clínica Médica Materno Infantil Lda

Abinicio - Cobra valores indevidos aos clientes

MARTA SUSANA TEIXEIRA RODRIGUES
MARTA RODRIGUES apresentou a reclamação
22 de julho 2020
Assunto relacionado com uma menos
NIF 281014***
Inês Rodrigues Batista

Vimos por este meio solicitar a análise ao documento em anexo, fruto de uma reclamação efectuada na Clínica ABInício NIF 507957415

Resumimos aquilo que aconteceu:
Em abril, a menor Inês teve de ser tratada a um dente, tendo sido por isso efectuada uma pulpotomia ao dente multirradicular, tendo sido cobrado o valor de 5 euros.
Em junho, a Inês teve o mesmo tratamento ao mesmo dente, uma vez que o primeiro não resultou. Aí foram cobrados 25 euros.

Nesse dia, na clínica, ao verificar que o valor do tratamento era tão diferente, confrontamos a funcionária que apenas passou o cartão da multicare, não ligou à linha do prestador e nos indicou que a multicare não estaria a indicar os valores correctos e, por isso, nos cobravam essa diferença.

Mais tarde, contactamos a linha da multicare, que nos indicou que o valor tinha sido cobrado indevidamente e, que inclusive, a clínica deveria ter contactado a linha do prestador para perceber o que se passava e, daí chegámos à conclusão que nos cobraram 20 euros a mais do que deveria pelo tratamento e que a Inês ainda tinha o plafond todo ou quase todo por utilizar.

Depois de falar novamente com a clínica, a mesma indicou que iria analisar a situação com a multicare e tentar faturar o valor correcto.
Alegaram que o tentaram fazer por várias vezes, havendo sempre impedimento da parte da seguradora, ao ponto de nos indicaram para contactar novamente com a multicare e tratar directamente com a companhia.

Ligamos e fomos informados mais uma vez que a clínica deveria ter sempre contactado a linha do prestador, tendo em conta que da nossa parte não haveria nenhuma incongruência.
Depois de uma nova ida à clínica, indicaram que já conseguiam fazer a faturação, dado que o código de autorização já estava desbloqueado. Lá exigimos a devolução do valor, o que após insistência nos foi devolvido.

Informamos que existem notas na referida carta em anexo, em que são disponibilizadas datas e informações mais precisas sobre os factos que irá facilitar o vosso entendimento.

Neste documento, a clínica não se responsabiliza por nada, alegando que a atitude incoerente foi do utente e da multicare que não disponibilizou as informações correctas, não facilitou a faturação, bloqueando os valores e que a resolução desse problema não é da sua competência, tendo até mesmo alegado que fizeram mais do que o seu dever.

Deixamos o alerta que, se a clinica tomar este procedimento em todos os seus utentes, cobrando sempre os valores de tabela cada vez que houver um impedimento na faturação com a multicare, os lesados serão sempre os vossos clientes, tal como nos aconteceu a nós. O que irá originar reclamações e pedidos de esclarecimentos, tal como a nossa.

Aguardamos, assim, a vossa resposta ao nosso pedido, de forma apurar responsabilidades, uma vez que temos intenção de reclamar novamente esta situação junto da clínica, tendo em conta que discordamos totalmente com a resposta dada.
Data de ocorrência: 22 de julho 2020