IVI Portugal

IVI Portugal - Não vá a ivi

Daniel Sousa da Silva
Daniel Silva apresentou a reclamação
23 de abril 2024
Eu e minha companheira procuramos a clinica para um tratamento na clínica IVI Lisboa, ao qual não obtivemos sucesso.
Nossa reclamação não é em relação ao resultado negativo, uma vez que, a obrigação da clínica é uma obrigação de meio e não de resultado, mas sim, pela falta de profissionalismo no acompanhamento do processo, deixando assim, de cumprir com a obrigação que diz prestar.

Desde a primeira consulta pensamos bastante em reconsiderar seguir com essa clínica, mas por ser um processo muito estressante e conflituoso, acabamos dando continuidade com a clínica mesmo contrariados, isso porquê:

Já na primeira consulta o médico Dr. Samuel Ribeiro foi extremamente preconceituoso, ao perceber que somos brasileiros, já começou dizendo que o tratamento era caro, nos questionou se trabalhávamos, a quanto tempo estávamos em Portugal, e disse a seguinte frase:

“Não sei como é no Brasil, mas aqui esse tratamento tem na rede pública, vocês podem procurar gratuito, aqui é um custo muito elevado”

Para a surpresa do Dr. Samuel Ribeiro, seguimos com o tratamento, assim ele passou a ser o principal médico responsável pelo nosso processo dentro da clínica, mas ele nunca explicou nada direito, as orientações e informações sempre foram passadas de maneira muito confusas. Além de ter informado por telefone que em um exame tinha dado alteração e depois pessoalmente disse que estava tudo bem e ocultou o exame, que só tivemos acesso a 10 dias atras, isto é depois de 10 meses.

Ato seguinte, o Dr. Samuel nos solicitou análises de sangue, para dar continuidade ao procedimento, fizemos todas as análises solicitadas na própria clínica, porém nunca houve uma palavra sequer sobre os resultados, se eram adequados ou não, simplesmente nos entregaram os resultados, nunca foi feita nenhuma observação sobre esses exames. sendo que só após 4 meses, após o final do procedimento nos entregaram e explicaram.

O Dr. Samuel Ribeiro orientou a ligar para a clínica no primeiro dia do período e então seria informado a medicação que teria que começar a fazer. No entanto, no 1º dia do período quando entramos em contacto com a clínica e questionamos sobre a tal medicação, nenhuma atendente sabia informar, disseram que uma enfermeira entraria em contacto, porém nunca ninguém ligou até que chegou a data da primeira ecografia para início do procedimento.

Na data da primeira ecografia o Dr. questionou se minha companheira estava tomando as vitaminas, agora eu pergunto;
Quais vitaminas????

Era nossa primeira vez diante deste procedimento, nunca fomos informados de vitaminas, não havia como adivinhar.

Ainda na primeira ecografia do início do procedimento, o Dr. Samuel Ribeiro, disse que havia um mioma no útero que poderia comprometer o procedimento, que não tinha certeza se seria possível continuar, mesmo tendo feito uma ecografia na primeira consulta e na ocasião disse que havia um mioma, mas que esse não interferia em nada. Ocorre que, quando se inicia de fato o procedimento, a conversa mudou.

O Dr. Samuel Ribeiro orientou fazer mais ecografias para acompanhar o ciclo e ter certeza se o mioma em questão estaria fora ou dentro do útero.

Na 2ª ecografia do período, felizmente, o Dr. Samuel Ribeiro não tinha agenda, e então fomos atendidos pela médica Dra. Catarina Marques, essa disse que havia óvulos suficientes, porém o mioma ainda era dúvida e precisaria continuar acompanhando o ciclo para ter certeza se o procedimento poderia ser realizado ou não.

Na 3º ecografia realizada, desta vez pela Dra. Gunes Karakus, essa nos garantiu que teríamos total condições de seguirmos com o procedimento, pois o mioma que gerava dúvidas estava do lado de fora do útero, mas que o ciclo ainda não estava pronto para o procedimento e que o dia ideal seria o dia 18/02/2024, porém era um domingo e a clínica estaria fechada, detalhe, era o meu último dia do período fértil natural.

A solução que a Dra. Gunes Karakus disse ter encontrado era dar medicamentos para evolução, no entanto, o meu problema nunca foi falta de óvulos. Gostaríamos de ter tentado no período natural.

Nesta sequência, foi agendada nova ecografia somente para o dia 19/02/2024, quando o período fértil natural já havia terminado, assim foi agendado o 1º dia para a inseminação na data de 20/02/2024;

Na data da 3º ecografia também foi colhido sangue para analisar o período fértil, exame este, que NUNCA obtivemos o resultado durante o procedimento.

No 1º dia da inseminação, dia 20/02/2024, a Dra. Vania Ribeiro, não perguntou nada e fez o procedimento.

No dia 21/02/2024, quando foi o 2° e último dia da inseminação, somente neste momento, uma enfermeira me questionou se eu estava com a bexiga cheia, sendo que eu havia acabado de urinar minutos antes de entrar para o procedimento, no entanto, somente nesse último dia, segundos antes da inseminação ficamos sabendo que deveria estar com a bexiga cheia, coisa que ninguém havia orientado anteriormente em momento algum.

O abalo psicológico que um procedimento deste causa na vida de um casal é imenso, mas é imensurável esse abalo quando nos deparamos com a tamanha falta de profissionalismo desta equipa.

Cabe ainda dizer, que nunca foi oferecido auxílio psicológico, mesmo existindo na clínica.

Por fim, após o resultado negativo, recebemos uma ligação do Dr. Samuel Ribeiro, muito confusa, como sempre, o que pra nós foi uma total falta de respeito.

A falta de Comunicação na clínica e de informações corretas, levou a um procedimento difícil, danoso, mal orientado, mal instruído e que com vários erros, comprometeu e prejudicou o resultado que foi péssimo. Infelizmente gostaríamos de ter tido outro atendimento e orientação e não ter passado por tudo isso numa clínica que trata os pacientes como números, completamente contrário ao que anunciam fazer, sendo que este processo é muito difícil emocionalmente! Para nós, inaceitável.
Após tudo isso entramos em contacto com a clinica para registar uma reclamação, a qual a Dra. Catarina Godinho, diretora clinica, respondeu e chamou para uma reunião, na reunião essa admitiu erros, admitiu que a clinica não prestou um serviço de qualidade e então dessa forma pedimos a devolução do valor pago, a Dra. pediu uns dias e nos retornou oferecendo um tratamento, no entanto, não temos mais nenhuma confiança na clinica e não aceitamos e por isso nunca mais tivemos nenhuma resposta da clinica, que mesmo admitindo ter feito um péssimo serviço, se calaram, o que demonstra que realmente é um habito a falta de respeito com as pessoas que confiaram na clinica.
Data de ocorrência: 20 de fevereiro 2024
Daniel Sousa da Silva