ABMG - Águas do Baixo Mondego e Gândara

Paula Mingatos
Paula Mingatos apresentou a reclamação
30 de agosto 2022
Exmos Srs,
venho por este meio mostrar o meu desagrado pela factura que me enviam em anexo onde me é imputado o custo da limpeza de 1 coletor que não me pertence.

No dia em que contactei os vossos serviços tinha um técnico que paguei particularmente lá em casa e todo o sistema da casa estava limpo. O problema era na fora da casa entre a caixa e o vosso coletor, aliás o do vizinho, porque a minha residência está ligada à do vizinho tal a má qualidade das infraestruturas com que nos fornecem.
Desde já reclamo que não vou pagar este custo e se a factura não me for corrigida agireu judicialmente contra a vossa empresa.
Sem mais assunto de momentos,
Paula mingatos
Data de ocorrência: 6 de julho 2022
Exma. Senhora Paula Mingatos,

Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu toda a nossa atenção.
Relativamente ao assunto aí exposto, informamos o seguinte:

• A rede de infraestruturas de águas residuais nas Urbanizações Miravillas e Miroásis foi construída de forma que cada caixa de ramal servisse duas moradias contíguas, salvo em situações pontuais de terrenos sem construção.
• No dia 8 de julho os serviços foram chamados ao local e efetuaram uma intervenção de limpeza e desobstrução de coletor particular, em que a obstrução se encontrava localizada entre a sua caixa e a caixa do vizinho.
• A fim de apurar as causas para as obstruções, procedemos à filmagem no local do coletor em causa.
• Durante as filmagens observámos o seguinte (em anexo encontra-se a foto do local):
o As caixas Cx1 e Cx2 encontravam-se completamente obstruídas e Cx3 limpa;
o Foi necessário desobstruir e limpar tubagens e caixas, para proceder à filmagem;
o Na filmagem à tubagem, não foi encontrada qualquer patologia;
o Foi encontrada uma anomalia na Cx2, encontrando-se sem fundo, o que poderá ser a causa das obstruções;
o Foi efetuada também a limpeza da sua caixa que drena para a Cx1, tendo saído alguma areia, e também foi filmada, tendo-se observado um abaulamento da mesma.
Tendo em conta que acompanhou todo o processo de limpeza e filmagem é do seu conhecimento que foi encontrada uma causa para a obstrução com areias, sendo esta da responsabilidade da ABMG. A caixa já foi intervencionada e reparada.
Dado o abaulamento na tubagem predial, poderá haver uma segunda causa de obstrução a montante. Assim aguardamos que repare a sua tubagem na presença da ABMG, de forma a avaliarmos se existe uma fissura que promova a entrada de areia.
Face ao exposto, informamos que a faturação do serviço alvo de reclamação foi suspensa até proceder aos trabalhos de reparação na tubagem predial e desta forma concluirmos a responsabilidade final pelas obstruções.
Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Paula Mingatos
8 de outubro 2022
Pendente por mutuo acordo até que sejam avaliados todos os factores.