ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84.1
ActivoBank81.2
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Recusa de abertura de conta

Filipe Nunes apresentou a reclamação
4 de setembro 2019
Por duas vezes tentei abrir conta nesta instituição, uma vez que oferece serviços financeiros que considero interessantes. Por duas vezes foi recusada.

Na primeira vez, disseram-me que havia um incumprimento de €6 (seis euros, essa pequena fortuna) relativo a um cartão de crédito que me tinha esquecido de pagar, e que isso impedia a abertura da conta. Regularizei essa situação de imediato.

Na segunda vez, não me deram qualquer explicação, referindo apenas que a abertura de conta "assenta no princípio da liberdade contratual".

Pois, se não querem o meu dinheiro, há mais quem queira. Com estas práticas de gestão de clientes, dando-se ao luxo de os recusar sem motivo aparente, não vaticino um grande futuro para este banco.

A evitar, portanto.
Data de ocorrência: 4 de setembro 2019
4 de setembro 2019
Boa tarde, Sr. Filipe Manuel Nunes,

15 de outubro 2019
Ainda bem que não responderam. Talvez tenham ganho vergonha na cara.
16 de outubro 2019
Bom dia, Sr. Filipe Manuel Nunes,

Continuamos a analisar a questão que nos colocou, entraremos em contacto brevemente.

Muito obrigado

6 de novembro 2019
Boa tarde, Sr. Filipe Manuel Nunes,

A resposta à sua questão foi enviada, hoje, por carta.

Esperamos ter ido ao encontro das suas expectativas na resolução deste assunto.

21 de novembro 2019
Exmos. Srs.

Após análise da vossa resposta à minha reclamação, cumpre-me dizer-vos que ela teve o destino adequado - o caixote do lixo (neste caso, o ecoponto...).

A questão nunca foi legal, mas moral e ética.

Não me compete a mim ensinar-vos a fazer o vosso trabalho, mas já que tenho formação em gestão, sou professor, e V. Excias. claramente precisam de umas aulinhas, deixem-me dizer-vos o seguinte:

- Num negócio baseado na confiança, um banco não se pode dar ao luxo de perder a confiança de um cliente (ou potencial cliente) e dos que com ele convivem. O que vos aconteceria se perdessem a confiança dos vossos depositantes? Numa semana, ficariam sem liquidez e estariam à porta do Ministério das Finanças para pedir um resgate;

- No processo de abertura de conta, disse que queria fazer um FPR convosco. Isso até pode não ser do vosso interesse, mas é um produto que comercializam. O que parecem não saber é que a um FPR se pode seguir uma domiciliação de vencimento, crédito habitação, débitos diretos, outros créditos, fundos de investimento, ordens de bolsa, seguros...

- Não vou dizer aqui qual é o meu património mobiliário e imobiliáro, nem qual é a taxa de esforço das minhas obrigações face aos meus rendimentos, mas V. Excias sabem tudo isso, porque eu vos forneci esses dados. Façam as contas. Eu sei fazê-las. Se se dão ao luxo de recusar clientes como eu, estão mesmo a fazer um péssimo trabalho. A não ser que mudem radicalmente, nunca confiarei em V. Excias., nem em nenhuma instituição do grupo BCP, que integram;

- Se precisarem de mais algum conselho, estou ao dispor, mediante o pagamento de honorários a combinar... Ou melhor, não estou, porque não é do meu interesse fornecer serviços a uma entidade que revela o vosso nível de incompetência.

Melhores cumprimentos,

Filipe Nunes.

Só tem é que ir a outro lado, eles são livres de aceitar ou recusar clientes.