Fornecimento de Água
Águas e Energia do Porto34.2
CMPEAE - Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, EM.
  • 225190800
  • Rua Barão de Nova Sintra, 285
    4300-367 Porto
  • geral@aguasdoporto.pt

Águas do Porto - Danos estabelecimento (entupimento do coletor público)

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
8 de agosto 2019
No dia 5 de Agosto de 2019 reportei uma inundação por entupimento da via pública. Os técnicos demoraram 2 horas até chegarem ao local e fui informada que o coletor da via pública estava obstruído o que provocou danos no meu estabelecimento comercial (envio fotografias em anexo).
O estabelecimento está encerrado pois está com as paredes a escorrer uma massa castanha e não se pode com o mau cheiro. Ontem enviei um e-mail para geral@aguasdoporto.pt e não obtive qualquer resposta. Hoje, dia 8 de Agosto liguei e falei com 3 pessoas diferentes que me passaram a uma 4ª pessoa dizendo ser a pessoa que está a tratar do assunto (Engº Francisco Sousa). Fui informada que podem não assumir a limpeza do estabelecimento e que não ia ninguém ao local averiguar a situação e os danos, que o ideal seria fazer uma reclamação por escrito para irem ao local. Estou a fazer esta reclamação para ficar aqui escrito a forma como todo este caso está a ser tratado/ignorado e irei pessoalmente às Águas do Porto fazer uma reclamação no livro, tal como disse ao Engº Francisco Sousa.
É inadmissível não existir um seguro ou alguém que vá ao local averiguar os danos e que tudo isto seja um "jogo do empurra" deixando o cliente com prejuízo e com danos nos materiais de trabalho! As fotografias que anexo a esta queixa falam por si mesmas.
Data de ocorrência: 8 de agosto 2019
12 de agosto 2019
Exma. Senhora,

A reclamação apresentada por V.ª Exa, referida acima em assunto, mereceu a nossa melhor atenção e análise.

Na sequência do vosso pedido de relatório de intervenção efetuada no edifício sito na Rua Vale Formoso nº 135, informamos o seguinte:

1. A intervenção foi solicitada pela administração do condomínio, em 06/08/2019, às 15H25, e executada no mesmo dia, 06/08/2019, às 16H06;

2. No decorrer dos trabalhos apurou-se que a cave do prédio tinha sido afetada por escorrências, inexistido qualquer inundação.

No sentido de dar resposta, ao que solicitava na sua comunicação, foi agendada deslocação ao local de técnicos da Águas do Porto para verificação da rede predial privada. Deste modo, na sequência da inspeção efetuada pelos dois técnicos, a 08/08/2018, foi possível confirmar tratar-se de uma rede tecnicamente bem estabelecida, porque não era passível de provocar inundações. Ainda foi possível confirmar que, a rede predial privada dá cumprimento ao estabelecido n.º 2 do art.º 205.º do Decreto-regulamentar n.º 23/95 de 23/08, não sendo, por isso, suscetível de provocar inundações de saneamento nos espaços interiores do prédio.

Por outro lado, uma ocorrência do mesmo tipo tinha já anteriormente sido registada e atendida, em consequência de intervenção em 11/11/2016. Em resultado desta intervenção foi remetida comunicação à empresa Odete Lima & Filhos, Lda., à qual, tudo aponta, esteja ligada, onde já expressamente se refere da existência de uma anomalia na rede predial privada. A anomalia que existia, que continua a manter-se, tal como se referia resultava de a mesma não garantir estanquidade, permitindo escorrências/infiltrações. (Comunicação Ref.O8595/2016, de 29/11/2016 em anexo).

A manter-se a atual situação, a rede predial privada não assegurar a estanquidade tecnicamente exigível, poderá vir a ocorrer, no futuro, situações semelhantes às verificadas.

Pelo que se foi referindo, devem os proprietários inspecionar a rede predial privada e proceder à correção/eliminação das situações por onde se verificam as acima referidas escorrências.

Com os cumprimentos,

A Secretária-Geral
Norberta Moreira
Esta resposta tem um anexo privado