16.5

Alertacriterioso - Trabalhos de restauro de canalização

Eurico Ribeiro
Eurico Ribeiro apresentou a reclamação
13 de maio 2019

No dia 11 de Maio pelas 17h verificamos uma fuga de água entre a torneira do contador da EPAL e o ramal para o prédio (até aqui pressupunha ser da responsabilidade do fornecedor da água). Tendo contactado a EPAL eles referiram que só se responsabilizam pelo contador e nada mais... eu e a minha esposa começamos a contactar serviços de canalização, dado a torneira de segurança (vulgo olho de * PROIBIDO *) ser impossível fechar dado o estado danificado quer do manipulo, quer pelo facto de estar colada.
O primeiro contacto para uma empresa de canalizadores falhou devido ao serviço complicado que impossibilitava libertar o técnico. Ligou-se para a segunda, a “Alertacriterioso.Lda” pelas 20h (925653147) e garantiram o serviço tendo chegado ao local pelas 21:40h, horas do telefonema de verificação da morada (925864263).
Tentaram fechar a torneira de segurança o que não conseguiram, tendo-se chamado os sapadores de Lisboa pelas 21:41h (contacto 808215215). Eles devem ter chegado ao local entre 20 a 30 min, tendo começado a tentativa de fecho da referida torneira que resistiu praticamente 1h, pois foi necessário chamar mais outro bombeiro com mais ferramentas e chaves obrigando-os ainda a repararem o manipulo com uma rebarbadora e partir um pouco da parede para facilitar o acesso à torneira. Finalmente a água foi fechada pelas 23h.
Os dois trabalhadores da empresa contratada, sem nunca falarem de valores e face ao adiantado da hora diziam que voltariam no outro dia para fazer a reparação porque não tinham o material, mas mudaram de opinião e disseram que não “iriam deixar o cliente sem água”, tendo aplicado 2 casquilhos, uma torneira de segurança e um tubo extensor, terminando a tarefa pelas 23:50h. Quando questionados do valor do trabalho, declinaram sempre saber, pelo que teriam que fazer as contas c colocar o IVA… desceram para o fazer. Como nunca mais voltaram eu fui ao encalço deles que vinham já a regressar com a fatura. Quando a vi não quis acreditar, totalizava 716,85€!! Fomos coagidos a pagar dizendo eles que era o custo do trabalho “fora de horas”.
Ora um trabalho deste tipo tem tipicamente uma deslocação de cerca de 30€ e um valor à hora que em média num fim-de-semana ronda os 45€, o material verificado numa loja especializada não ultrapassa os 50 €…

Data de ocorrência: 13 de maio 2019