Tratamento de Resíduos Sólidos

Amarsul - Aterro sanitário - pinhal conde da cunha

Diana Silva apresentou a reclamação
3 de maio 2021
Exmos(as) Srs(as).,

Sou residente há 2 meses no Fanqueiro e venho reportar a situação continuada de mau cheiro, dado o lixo a céu aberto o que se torna um chamariz para animais como gaivotas, baratas, moscas e outros nas zonas Pinhal Conde da Cunha, Fanqueiro e Foros de Amora e que com certeza trás riscos para a saúde pública e ambiental.

As imagens do video que envio mostram a montanha de lixo ao descoberto e a acumulação de gaivotas que vejo sempre que passo pelo aterro.

Aguardo esclarecimento sobre o que está a ser feito para resolução deste problema e o que está previsto fazer-se, dado que este é um problema identificado pelos moradores há mais de 10 anos.
Data de ocorrência: 3 de maio 2021
Amarsul
11 de maio 2021
Exma. Senhora Diana Silva,

Na sequencia do email rececionado através do Município e após análise dos serviços técnicos da Área de Aterros e Biogás informamos que sendo a Amarsul uma entidade certificada e com Licença Ambiental, está sujeita a apertadas regras de funcionamento, as quais cumpre escrupulosamente e é monitorizada pelas autoridades locais, municipais e nacionais.

Dado que a Amarsul é uma instalação de tratamento de resíduos urbanos, por vezes com determinadas operações, e com certas condições climatéricas, o cheiro pode ser sentido nos locais que menciona.

A Amarsul está consciente do impacto da sua atividade, pelo que continuamos a trabalhar num plano de ações, com a colaboração dos Moradores do Pinhal Conde da Cunha, que visam um conjunto de medidas para minimizar o impacto de coabitarem próximo do Ecoparque do Seixal, e que tenha como resultado final o bom funcionamento do aterro.

Os resultados do estudo em curso, em que participam diversos moradores desta zona, serão apresentados assim que foram dados por concluídos.

Amarsul, S.A.
5 de agosto 2021
Boa tarde

Grata pela resposta.

Agradeço, no entanto o envio da informação que solicitei no email que vos foi enderessado, tendo em conta não a conseguir encontrar nas pesquisas que fiz.
Nomeadamente no que diz respeito às medidas que estão a ser implementadas atualmente e quais estão previstas para resolução efetiva deste problema.
Esta informação ou não está pública ou não está de fácil acesso para os moradores desta região, no qual me incluo, dado ser de elevado interesse para a comunidade.
Se entretanto já tiver informação sobre o estudo que mencionou agradecia a sua partilha para este email e, mais uma vez, a sua divulgação pública nos canais da amarsul e câmara municipal do seixal.

Diana Silva avaliou a marca
3 de fevereiro 2022

Olá Diana, obteve mais alguma informação relativa ao aterro? Gostaria de saber se há alguma informação oficial para desativação do aterro ou se irá continuar nesta zona.

Olá Diana. Alguma informação adicional sobre este tema?
Reforcei também com uma reclamação.
Obrigado

Olá Diana, estou a morar também na zona e gostava de apoiar em iniciativas para melhorar nossa vida por aqui. Esta situação do mau cheiro chega ao absurdo. Caso tenham interesse em alguma ação conjunta podem contar comigo. E caso tenham outras informações, por favor partilhar.
Obg