44.9
  • geral@ambitemp.pt

Ambitemp - Bomba de calor danificada

Duarte Moura apresentou a reclamação
15 de janeiro 2024
Comprei uma bomba de calor LG na Ambitemp, em fevereiro, para a minha casa que estava em construção. Comprei com alguma antecipação devido à escassez de bombas de calor no mercado (há relatos no forum da casa de tempos de espera superiores a 6 meses para algumas marcas) e para aproveitar o preço apelativo.

Devido ao atraso na construção, só em novembro foi possível instalar o equipamento. Quando o canalizador procedeu à instalação verificou-se que o mesmo vinha com grandes danos no seu interior, apesar de não ter grandes mazelas por fora, ao que tudo indica provocados por uma queda no transporte.

Contactei de imediato a loja ambitemp que se mostrou comunicativa mas pouco interessada em assumir qualquer responsabilidade, alegando que, provavelmente, a bomba teria vindo danificada da própria LG. Após várias trocas de fotos e emails onde pude provar que o equipamento em outubro ainda se encontrava dentro da caixa e no local de descarga (através dos metadados das fotos), o caso foi-se arrastando, o que me obrigou ao gasto extra de comprar um termo-acumulador para ter água quente em casa durante esse período.

Ao fim de 41 dias, repito, 41 dias, a loja informa-me que a LG não assume a troca do equipamento e que este perdeu a garantia. Uma vez que comprei um equipamento novo e com garantia na Ambitemp e não na LG, questiono a loja quem assumirá a troca/reparação do equipamento. A loja responde que passou o prazo de reclamação e que deverá ser o cliente a assumir todos os custos. Eu aleguei que seria completamente impossível da minha parte testar a bomba de calor dentro desse "prazo de reclamação" uma vez que o local ainda não estava preparado para tal e porque este tipo de equipamento só pode ser instalado por um técnico certificado.

Posto isto, não houve qualquer empatia por parte da Ambitemp que nunca se inibiu de atribuir a totalidade do custo a um cliente que confiou na loja, a um cliente que gastou mais de 1800€ na compra de um equipamento novo e que recebeu um monte de sucata cuja reparação deve ser mais cara que a compra de uma nova. Nunca foi proposta sequer a reparação pela própria loja, ou ate um assumir conjunto dos custos. Descartaram-se como se a compra tivesse sido feita diretamente à LG.

Não é minha intenção prejudicar a imagem da loja. Estou certo que dela dependem algumas famílias que merecem todo o meu respeito. No entanto, não posso deixar passar em branco este comportamento da empresa que mostrou um enorme compromisso com o seu lucro, mas zero compromisso com o cliente.

Esta reclamação ficará visível nesta e noutras plataformas por muito tempo. Certamente, será visitada por centenas de pessoas. Basta que meia dúzia delas se inibam de comprar na ambitemp para que a perda para a loja seja maior do que se tivesse assumido a troca/reparação do equipamento, para além da mácula reputacional. A tão famosa miopia do curto prazo.

Melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2023
Ambitemp
25 de janeiro 2024
Caro Sr. Duarte,
Tal como já respondido através de email, a Ambitemp fez os possiveis para solucionar o seu problema, no entanto como deve compreender o prazo de reclamação de danos foi completamente excedido, colocando-nos numa posição complicada relativamente ao que nos solicita.

O equipamento foi adquirido em Fevereiro/2023. Foi entregue e não foi reportado nenhum dano, nem deixada nenhuma salvaguarda relativamente à impossibilidade de confirmação no imediato do estado do equipamento.

Após 10 meses rececionamos uma reclamação onde indica que a Bomba de Calor tem no seu interior peças partidas. Entrámos em contacto com a marca e com a transportadora, no entanto após tantos meses, já não conseguimos responsabilizar nenhum dos intervenientes. Tanto a marca como a transportadora colocaram em causa se poderá ter sido ou não o cliente a efetuar os danos no equipamento, uma vez que não é normal uma reclamação após 10 meses da compra.
Se o equipamento tem um dano, como indica, deveria ter sido comunicado de imediato para que pudessemos acionar os respectivos meios de responsabilização, seja da marca, seja da transportadora.

Durante esses 10 meses e tendo em conta que a casa se encontrava em obras, não sabemos de que forma a Bomba de Calor foi ou não movimentada e o que poderá ter ocorrido neste período.

Compreendemos a sua situação, no entanto deverá ter em consideração que se encontra a efetuar uma reclamação quase 1 ano após a compra do equipamento e que o que nos solicita não é viável.

Estamos cá para ajudar e servir o cliente no entanto existem limites para aquilo que podemos fazer pelo cliente. Todos os prazos foram, em muito, ultrapassados e todas as tentativas junto da marca/transportadora não foram bem sucedidas.

Estaremos ao dispor para algum esclarecimento adicional.
26 de janeiro 2024
O que é de lamentar é este lavar de mãos da ambitemp escudando-se no prazo de reclamação ultrapassado, como se o cliente fosse culpado por não ter testado a bomba de calor no momento da receção, como se fosse possível um leigo instalar um equipamento dessa natureza.

É de lamentar também o colocar a hipótese do cliente estar a agir de má fé reclamando um dano que o próprio causou. Seria o mesmo que eu colocar a hipótese de a ambitemp me ter vendido o equipamento já sabendo que o mesmo se encontrava danificado.

Acrescento que tive uma situação semelhante na compra de um móvel, sendo que a loja foi sensível à minha situação (atraso nas obras) trocando o artigo, apesar de largamente excedido o prazo de reclamação.
No vosso caso, não há qualquer empatia pelo cliente. É-lhe imputado a totalidade do prejuízo, 1827€, sem sequer fazerem uma proposta para minimizar esse ónus, como a venda de outra bomba com desconto, ou a atribuição de um voucher, etc. Quando se acha aceitável um cliente confiar na loja, fazer uma compra de 1827€ e não usufruir um único dia dessa compra, perdendo a totalidade do dinheiro, está tudo dito.

Cumprimentos.
Duarte Moura avaliou a marca
6 de abril 2024

A bomba de calor não teve reparação. Foi perda total do dinheiro.