Associação Nacional Industriais de Ensino Condução Automóvel
  • Av. João Crisóstomo, n.º 21 - RC/Esq.
  • correio@anieca.pt

ANIECA - Exame de condução

Edite Norton
Edite Norton apresentou a reclamação
10 de agosto 2023
Hoje decorreu o meu exame de condução mas instalações de Penafiel assim como de outro indivíduo, o examinador além de ter extremamente indelicado com um movimento caótico numa cidade que os dois desconhecemos sistematicamente avisava as coordenadas em cima da hora ( coisa que nem um GPS faz), foi nos dito na escola que deveríamos seguir em frente se o mesmo não desse instruções, ( coisa que fez recorrentemente), comentários irónicos e JUCOSOS o tempo todo ( a idade não lhe dá esse direito e muito menos a posição) devo relembrar que aconteceu aos 2 o mais grave foi o tom agressivo verbal para que se dirigia ( algo que pode ser confirmado pelo instrutor), fizemos cerca de 35 minutos de condução para no final gloriosamente nos reprovar, (será que deveria ter recorrido a minha “cunha”?) por vezes penso que em Portugal nem sempre é bom ir no anonimato
Agradeço que revejam bem esta situação e sejam céleres em formação cívica e de educação dos vossos examinadores em Penafiel, será desnecessário intervenção dos meios de comunicação social e divulgação de esta ou outras situações que são exercidas pelo centro de exanimações de Penafiel vulgarmente conhecida por ANIECA
Ao pedir um novo exame após a reclamação também espero não estar mais do que 30 dias à espera como punição pelo o meu desabafo a impunidade do sistema!
Peço desculpa as minhas palavras aos que não agem dessa forma, que são íntegros, que são educados, que se põem no seu lugar mas acima de tudo que respeitam quem está iniciar uma nova etapa da vida e que acima de tudo deve ser feita com civismo e educação para com os outros condutores!
Obrigada

PS Agradeço mesmo que verifiquem mas que não tenhamos ambos retaliações pois infelizmente é o que mais vemos por parte destes organismos públicos
Data de ocorrência: 10 de agosto 2023
ANIECA
10 de agosto 2023
Senhora Edite Norton,

Sobre a Reclamação apresentada no “Portal da Queixa” n.º 97351523, respeitante à realização de prova de exame de condução, a ANIECA esclarece que, nos termos do artigo 48º do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir (RHLC) republicado em anexo ao Decreto-Lei nº 102-B/2020, de 9 de dezembro, as reclamações devem ser preenchidas em modelo próprio aprovado que consta do Livro de Reclamações disponível no Centro de Exames e no LRE, no prazo de dois dias úteis após a realização da prova, e com a indicação dos seus fundamentos.

Ao Centro de Exames cumpre enviar, no prazo de dois dias úteis, as reclamações formalizadas no respetivo livro ao IMT, I.P., entidade competente para efetuar a sua apreciação e comunicar o resultado ao reclamante e ao centro de exames.

Resulta da lei que a ANIECA não é entidade competente para apreciar ou decidir reclamações respeitantes a provas de exame de condução.

Com os melhores cumprimentos

A Direção da ANIECA