Associação Nacional Industriais de Ensino Condução Automóvel
  • Av. João Crisóstomo, n.º 21 - RC/Esq.
  • correio@anieca.pt

ANIECA - Falta de respeito

Fernanda
Fernanda apresentou a reclamação
9 de novembro 2023
Fui a exame para carta de condução na Anieca de Penafiel e para meu espanto, o avaliador era extremamente arrogante, soberbo e inconveniente. Além do "bom dia" e "se não perceber qualquer coisa, por favor diga", uma das primeiras coisas que ele disse foi que não gostava de andar de boleia e que agora passa a vida a andar de boleia com quem não sabe conduzir! Percebi-me logo que se tratava de um ser frustrado. E daí seguimos com o exame... Ele não parava de falar um minuto. Silencio no exame?? Não tivemos! Passou o exame a murmurar, a dizer que ele tentava ajudar as pessoas, mas as pessoas não sabiam aproveitar a oportunidade, que pessoas nervosas tinham q ser impedidas de ir a exame, pq uma pessoa que não consegue lidar com essa situação não pode conduzir, que ele não podia falar nada (mas não se calou um minuto se quer), que as pessoas chegam ali sem saber conduzir... A menina que estava a fazer exame junto comigo, só ficava cada vez mais nervosa. Ela parou um pouco longe da máquina da portagem e ele já que não parava de falar, podia de alguma forma orientar a menina, mas não! Soh reclamava:_"Jesus! Vocês tem medo da máquina, ela não a vais morder!", "_Como pode ser, assim?", "_Anda menina, despacha-te!". Claro que por fim, todas as moedas foram ao chão. A menina lhe perguntou se podia abrir a porta do carro e ele em tom bem arrogante disse: "Não! Vamos todos passar o dia aqui! Anda menina, claro! Desenrasque-se!" Depois disso a menina tava quase a chorar. Ao entrar na via rápida ele perguntou se ela queria mesmo tirar a carta e com a resposta positiva dela, ele começou a falar que não parecia que ela queria a carta, q ela só podia está a brincar, q as pessoas pedem pra facilitar no exame, mas q ele é contra isso, que as pessoas que não tiverem capacidade pra passar nos exames, que não conduzam, q não é toda gente que pode conduzir... E a menina a ficar cada vez mais, visivelmente nervosa. Eh claro que tudo começou a correr mal pra ela. Uma falta de empatia e abuso de poder total!! Ao parar o carro ela chorou muuuuito e ele se calou?? Não! A fez chorar mais ainda. Não adianta chorar menina, tem de saber conduzir e blá blá blá. Uma pessoa assim, não deveria trabalhar ali. Ele esqueceu -se que já esteve do outro lado e se acha mesmo muito superior. Perguntou pra nossa instrutora quem nos dava aula de condução e depois de ter tido a resposta começou a falar mal do nosso instrutor. Ele não tem nada a ver com isso. Isso não é um problema dele. Ele não pode falar de uma pessoa q não tá ali! O nosso instrutor é muito competente e já faz isso a uns 40 anos. Quem é ele pra falar mal do rapaz pra patroa dele inclusive? Quanto a minha prova não errei nada no percurso, mas a faltar 6 min ( informação que ele me passou), ele disse-me que não parei no Stop. Claro que eu me defendi e disse que sim, eu parei! Então a resposta dele depois de muito debate nosso foi: _"Então se calhar a menina não parou tempo suficiente!" E assim eu fui chumbada! Se eu não parei tempo suficiente significa então que eu Parei né? Pois, não freei. Parei em ponto de embreagem, olhei para os dois lados e segui. Ele me chumbou de maldade! Voltei a refazer o exame dias depois. Um outro avaliador, um amor de pessoa. Mesmo, um amor! Educado, respeitador, profissional. Outra postura! Mas esse exame já não me correu bem. Eu estava demasiado nervosa, estava mal disposta até. Não conseguia parar de pensar na minha primeira tentativa onde tudo correu bem e fui "injustiçada". No fim o examinador veio conversar comigo e perguntar o q se passou. Pq eu tava mesmo visivelmente nervosa. Nem raciocinava sequer. Foi quando falei da minha primeira experiência e de como isso me deixou insegura, e ele me questionou se eu realmente havia parado ou abrandado e eu falei; eu Parei! Pra minha surpresa a minha instrutora q estava no carro comigo nos dois dias disse que eu realmente dei uma Paradela, mas foi uma paradinha rápida. Aí questionei se no código diz o tempo que temos q parar? E comecei a chorar! Todo mundo naquele carro viu q eu parei e ninguém interveio a meu favor com medo de ele prejudicar futuramente, já que o poder de aprovar ou não é dele! Isso fez-me chorar tanto. É tão injusto! A instrutora viu q parei, mas não pode fazer nada porque eh a nossa palavra contra a dele. Ou seja, era pra eu ter passado a primeira. Andei a procurar saber como eram os outros instrutores, qual a experiências das outras pessoas. E as más experiências com aprovações ou reprovações eh sempre com esse mesmo senhor. Ele trata toda gente assim, até mesmo com os instrutores que vão renovar sua licença. Nunca na vida vou me esquecer o nome e o rosto dele. Só eu e Deus sabemos o quanto eu quis e realmente precisava dessa carta. Concurso para a PSP, não farei, pois não tenho a carta. Agora eu realmente desisti da carta, pq na segunda tentativa eu fui com tanto medo, tão nervosA, q apesar de o examinador ser uma pessoa completamente diferente, eu estava mesmo mal e eu não quero me colocar num situação "carA" pra me sentir assim de novo. Foi mesmo frustrante. É triste sabe. Isso me deixou mesmo mal. Desabafei aqui soh pra deixar pública a minha experiência, mas isso também será feito de forma formal. Uma pessoa assim, não deve trabalhar avaliando pessoas!
Data de ocorrência: 9 de novembro 2023
ANIECA
9 de novembro 2023
Senhora Fernanda Soares,

Sobre a Reclamação apresentada no “Portal da Queixa” n.º 102103723, respeitante à realização de prova de exame de condução, a ANIECA esclarece que, nos termos do artigo 48º do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir (RHLC) republicado em anexo ao Decreto-Lei nº 102-B/2020, de 9 de dezembro, as reclamações devem ser preenchidas em modelo próprio aprovado que consta do Livro de Reclamações disponível no Centro de Exames e no LRE, no prazo de dois dias úteis após a realização da prova, e com a indicação dos seus fundamentos.

Ao Centro de Exames cumpre enviar, no prazo de dois dias úteis, as reclamações formalizadas no respetivo livro ao IMT, I.P., entidade competente para efetuar a sua apreciação e comunicar o resultado ao reclamante e ao centro de exames.

Resulta da lei que a ANIECA não é entidade competente para apreciar ou decidir reclamações respeitantes a provas de exame de condução.

Com os melhores cumprimentos

A Direção da ANIECA