Associação Nacional Industriais de Ensino Condução Automóvel
  • Av. João Crisóstomo, n.º 21 - RC/Esq.
  • correio@anieca.pt

ANIECA - Seletividade ou xenofobia?!

Madalina
Madalina apresentou a reclamação
26 de dezembro 2023
Hoje após o almoço tive o exame de condução com o examinador Francisco , no Barreiro. Correu tudo bem, conduzi bem e sem nenhum erro , fiz a inversão de marcha e no contorno de passeio toquei com a roda o passeio nisso ele disse para repetir . Nas duas próximas vezes deixei “muito espaço” e não gostou. Chumbou me . A outra aluna deixou o carro ir abaixo 2x , não sabia mexer na caixa de velocidades , corrigiu um estacionamento lateral 5x e depois pediu para repetir o estacionamento por completo e ele deixou sem mais nem menos . E no fim lá em frente a aneica disse-lhe todos os erros que ela teve e que não gostou como ela conduziu mas que tem a esperança de que ela melhore no dia a dia e vai dar-lhe uma chance . Nisso vira-se pra mim e diz que gostou muito como conduzi e que era uma pena não ter conseguido fazer o contorno. Agora a pergunta é , o vosso centro têm preferência de nacionalidades? A ela que é portuguesa deixou passar tudo, eu que não sou chumbou me. Ele tem toda a razão de me chumbar mas quando a outra aluna matar alguém na passadeira ele ainda lhe dará uma chance? Senhora examinador Francisco
Data de ocorrência: 26 de dezembro 2023
ANIECA
27 de dezembro 2023
Senhora Madalina,

Sobre a Reclamação apresentada no “Portal da Queixa” n.º 105070623, respeitante à realização de prova de exame de condução, a ANIECA esclarece que, nos termos do artigo 48º do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir (RHLC) republicado em anexo ao Decreto-Lei nº 102-B/2020, de 9 de dezembro, as reclamações devem ser preenchidas em modelo próprio aprovado que consta do Livro de Reclamações disponível no Centro de Exames e no LRE, no prazo de dois dias úteis após a realização da prova, e com a indicação dos seus fundamentos.

Ao Centro de Exames cumpre enviar, no prazo de dois dias úteis, as reclamações formalizadas no respetivo livro ao IMT, I.P., entidade competente para efetuar a sua apreciação e comunicar o resultado ao reclamante e ao centro de exames.

Resulta da lei que a ANIECA não é entidade competente para apreciar ou decidir reclamações respeitantes a provas de exame de condução.

Com os melhores cumprimentos

A Direção da ANIECA
11 de janeiro 2024

O meu exame tambem ocorreu com esse Sr. Francisco e ele nao parece ter habilidade e controle emocional..devia estar aposentado, pois comigo chumbou.me 3 vezes com pequenas falhas inerentes a um aprendiz como eu..vou recorrer e pedir a revisao.

Hoje dia 02 /02/2024 fui reprovafo por não conectar o cabo acredita??? Cabo de energia do semi reboque ao trator... C+E
E JA RECLAMEI AQUI