Anjos Joalheiros

Anjos Joalheiros - Garantia não assegurada

Mónica dos Santos Carneiro
Mónica Carneiro apresentou a reclamação
12 de março 2023
Apesar de ter procedido à reclamação específica em livro próprio, pretendo expor o seguinte:
Comprei, no dia 04/06/2022, na "Anjo Joalheiros", no Centro Comercial "Espaço Guimarães", um relógio de marca "Guess". No momento da compra, nada me foi dito acerca da sua garantia, pelo que, parti do princípio que a compra estava protegida pela Lei que regulamenta a obrigatoriedade de garantia de um bem adquirido, dentro do tempo regulamentar.
Com o seu uso, apercebi-me que o relógio estava a perder as zircónias que o decoravam e que outras estavam a perder o brilho.
Dirigi-me então, no dia 12/03/2023 ao respetivo estabelecimento comercial, no sentido de solicitar a ativação da garantia de forma a que pudesse ser feita a respetiva reparação.
Para minha desagradável surpresa, sou informada pela colaboradora que se encontrava naquele momento ao serviço, de que a loja não oferecia qualquer tipo de garantia e que a marca apenas se responsabilizaria por defeitos ocorridos no mecanismo do relógio.
Exigi que o relógio seguisse para reparação, e qual o meu espanto quando, no talão de conserto, vejo a descrição do estado do relógio(caixa, tampa e vidro riscados e bracelete danificada) , nada compatível com o seu verdadeiro estado de conservação. Voltei à loja, para pedir esclarecimentos e confrontar a pessoa por quem fui atendido, manifestando intenção de o fotografar. Desta feita, o atendimento foi-me prestado por outra colaboradora, que justifica tal procedimento como exigência superior, admitindo tratar-se apenas de "pequenas marcas, próprias de um uso regular do relógio".
Para além de acreditar estar no direito de ver a referida reparação sem custos adicionais, gostaria de ver esclarecida esta política de "não responsabilização" por parte de quem vende um artigo.
Data de ocorrência: 12 de março 2023