Lojas de venda de sofás
AP Sofás25.3

AP Sofás - Venda enganosa

CS
CS apresentou a reclamação
27 de outubro 2023 (editada a 30 de outubro 2023)
Após a realizaçãode alguns contactos com a loja através das redes sociais e conhecendo um dos modelos pessoalmente uma vez que um familiar nosso o adquiriu na loja de Águeda, no dia 09/09/2023 eu e o meu marido visitamos a loja de Santa Maria da Feira.
Experimentamos o sofá Chaise Longue Londres e o sofá Chaise Longue Veneza.
No dia seguinte, a 10/09/2023 visitamos novamente a loja de Santa Maria da Feira e decidimos adquirir o modelo Veneza e escolhemos o tecido.
A funcionária
foi muito prestável e nós informamos que já haviamos tido previamente sofás do mesmo modelo que o Veneza e questionamos acerca da composição e funcionamento. Experimentamos o sofá e a funcionária demonstrou-nos a forma de puxar os assentos para a frente ficando em modo sofá-cama e nós mesmos testamos para perceber como iria funcionar.
Procedemos à encomenda do produto, foi-nos indicado o iban, procedemos de seguida à transferência do montante total (950 euros referente ao sofá e 35 euros referente ao transporte).
Enviamos o comprovativo por e-mail e recebemos e-mail de confirmação do mesmo.
A 11/10/2023 foi-nos entregue o sofá que foi desmontado à entrada do prédio e montado na nossa sala (em loja foi-nos dito que o sofá seria transportado em duas partes uma com a chaise longue e a outra com o restante sofá).
Quando que cheguei a casa de tarde e experimentei o sofá, ao encostar-me o assento rolou para a frente , pelo que o mesmo aconteceu nos 3 assentos. Assim sendo contactei a loja a expôr a situação tendo sido informada pela funcionária "os sofás são assim", "não têm travão ".
Face ao exposto informei que em loja isso não se verificou contudo iria esperar pela chegada do meu marido, que também experimentou o sofá em loja e solicitar a sua opinião.
Assim que este experimentou o nosso sofá também sucedeu o mesmo já relatado, pelo que enviei um e-mail neste dia a relatar o sucedido.
Face à ausência de resposta a 12/10/2023 contactei a loja em questão tendo sido a chamada atendida pela funcionária da loja de Águeda informando que a loja de Santa Maria da Feira estaria encerrada neste dia e que teria que esperar pelo dia 13/10/2023 para obter resposta. Contudo solicitei falar com o resposavel da AP sofás.
Após esta chamada tinha resposta a uma mensagem por mim enviada através do Instagram com um contacto para o qual liguei e falei com a funcionária que se encontrava na fábrica da AP Sofás. A mesma foi muito prestável e encaminhei-lhe o e-mail enviado no dia anterior.
De seguida fui contactada pelo responsável da AP sofás que me reforçou o anteriormente dito "os sofás são todos assim" e aconselhou ir novamente a uma loja para o comprovar, e caso isso não acontecesse devolveria o valor do sofá. Ficou acordado o envio de videos comprovativos tendo estes sido enviados no final do dia 12/10 seguido de um contacto telefónico do meu marido com o responsável da firma. O mesmo informou que o desmonstar o sofá à entrada do prédio não prejudicou a situação e solicitou que fosse testar novamente o sofá a uma loja pois caso isso não acontecesse devolveria o valor do sofá. Recusou inclusive estar presente em loja connosco.
Resumidamente, é do nosso conhecimento e pretensão que os assentos do sofá sejam extensíveis. Contudo não é suposto que a qualquer movimento corportal da pessoa que se sente no sofá o assento deslize ora para a frente pra para trás, efeito baloiço.
Na loja esta situação não aconteceu nem nós teriamos qualquer interesse em liquidar o valor bruto do produto e aguardar pela entrega do mesmo durante um mês para expôr tal situação.
É do nosso maior interesse usufruir do produto mas com segurança. E entenda-se por segurança o conforto e descanso sem efeito baloiço.
Argumentos como tipo de chão e ausência de carpete/tapete não podem ser tidos em conta uma vez que na venda do produto não são colocadas tais especificidades.

A 13/10 contactei telefonicamente a loja perante a ausência de resposta aos e-mails enviados tendo a funcionária referido que os e-mails haviam sido enviados ao advogado da firma e seria este quem iria responder. Contudo no período da tarde contactou-me telefonicamente informando acerca da possibilidade de recolha do sofá no dia 17/10 para o levar para a fábrica e ajustar, dentro de uma semana, e que desta forma os assentos não se deslocariam tão facilmente para a frente, tendo como senão o facto de ao puxar um assento para a frente virem os restantes dois em simultâneo.
Informei que não estaria de acordo com a situação mas que iria falar com o meu marido contudo a nossa intenção face ao sucedido seria a devolução do sofá e a restituição do valor.
A funcionária alertou para o prejuízo causado e que isso nao seria possível uma vez que o sofá não apresentava defeito. Contudo, quando experimentado em loja, em dois dias distintos tanto por mim como pelo meu marido, tal situação não sucedeu, tendo a mesma referido que na loja o facto de o chão ser em cimento não facilita a deslocação dos assentos.
No dia 13/10 enviei e-mail a solicitar a resolução do contrato (conforme anexo) e a 14/10 contactei telefonicamente a loja tendo o responsável da AP sofás informado que o e-mail iria ser alvo de resposta na segunda feira seguinte.
Ora no dia de 16/10 obtive resposta que não iriam proceder à devolução uma vez que o sofá não apresenta defeito.
Estamos desesperados por não poder usar o prodito em segurança.
Data de ocorrência: 27 de outubro 2023