Associação Portuguesa de Escolas de Condução
  • exames@apec.pt

APEC - Atitude extremamente incorreta por parte de examinadora

fran
fran apresentou a reclamação
28 de julho 2023 (editada a 31 de julho 2023)
Realizei hoje o exame de condução da categoria B no qual reprovei. Cometi falhas, que não eram interpretadas como tal pela examinadora Elsa, mas sim como motivo para não só chamar à atenção, como também tratar mal, causar mais pressão, em que me foi pedido inúmeras vezes que parasse, continuasse a marcha, sem instruções muito claras mas sim com reclamações e uma atitude arrogante, e passivo-agressiva por parte da examinadora, que não sabe claramente lidar com um examinando em stress e, pior ainda, condenar o seu examinando pelo simples facto de se sentir stressado. A certo ponto, entrei numa rotunda e fui completamente confundida pelas palavras da examinadora, que ao invés de dar as devidas indicações, continuava a reclamar de falhas anteriores o que me levou a cometer um erro que nem me foi explicitado pela mesma. O mesmo comportamento indecente e arrogante, foi aplicado ao colega que também chumbou, que faria o exame a seguir a mim.
Publico esta reclamação pelo facto de não só achar inadmissível o comportamento da examinadora Elsa, como também por me ter informado através de outros portais de queixa na área dos exames de condução que a mesma examinadora adota este comportamento com muita frequência em exames de condução, colocando os examinandos numa posição extremamente desconfortável, faltando-lhes ao respeito e causando o óbvio desfecho do chumbo.
Não há qualquer inteligência emocional, decência e respeito pelo próximo da parte da examinadora, sendo que o objetivo da queixa é que o comportamento da mesma seja investigado pela entidade competente e alguma medida seja tomada. Está em jogo não só o dinheiro (obviamente) dos examinandos que se vêm obrigados a pagar e repetir aulas e exame, como também a própria confiança e componente psicológica indispensável a uma boa condução.
Assim sendo, espero que alguma medida seja tomada a este propósito e fico pelo menos descansada por saber que não fui a única pessoa alvo desta atitude impossível num exame de condução na APEC com a referida examinadora.
Data de ocorrência: 28 de julho 2023