Associação Portuguesa de Escolas de Condução

APEC - Reprovação no exame de condução sem fundamento

Luísa Bia
Luísa Bia apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2023
Chumbei de forma injusta no exame de condução. Não posso dizer que tenha feito um exame exemplar. Tive algumas faltas (4 ou 5 no máximo dos máximos), pouco graves, no entanto admito que tive. Algumas delas devido à pressão psicológica que o examinador fez desde o início do exame e para além disso este falava muito baixo e nem sempre percebia as suas indicações. Quando a minha colega lhe pediu para falar mais alto para conseguir entender as indicações este recusou-se a fazê-lo dizendo que se não percebesse teria apenas que pedir para repetir. Claramente que não tive mais de 3 faltas no mesmo requisito. O examinador chumbou-me porque disse que eu ia colidir com um veículo que estava estacionado à minha frente e na verdade eu já vinha a travar o carro desde o início da rua porque reparei logo nesse veículo e no momento que me chumbou o carro já estava praticamente parado e a cerca de 50 cm a 1 metro do veículo da frente. Para além disso estão marcadas várias faltas que eu não cometi na minha grelha de avaliação. Não sei se me chumbou por eu lhe ter respondido que já tinha travado o carro quando ele me disse que eu ia colidir com o veículo da frente e que o meu exame terminava naquele momento. Notei que ficou claramente irritado por eu o estar a contradizer, no entanto foi precisamente o que aconteceu e eu gostaria de ter forma de o provar. De notar ainda que já tinha realizado duas das manobras alvo de avaliação e faltavam cerca de 5 minutos para terminar a prova.
Gostaria que esta situação se resolvesse o mais rapidamente possível.
Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2023

Igual a mim fizeram uma pressao psicologica sem igual apanhei um examinador sem paciencia que gritava e fez uma pressao psicologica sobre mim e a miuda que.vinha comigo que chumbamos as duas nao dava para ignorar era tao mas tao arrogante e estupido nao perdoava nada horrivel