18.7
  • sav@areastore.com

Area Infinitas - Produtos defeituosos e não cumprimento da garantia

Daniel Rico apresentou a reclamação
26 de março 2023
Passo a reportar o historial de um péssimo serviço generalizado prestado pela Area Store, que passa pela venda de produtos sem qualquer qualidade a um serviço de apoio ao cliente que consegue ser pior que os produtos vendidos pela loja.
Descrevo abaixo o ocorrido de acordo com a respetiva ocorrência temporal, tudo começando com a minha procura por uma mesa de exterior para colocação em casa de férias / fim de semana:
- 25 de Junho de 2020 foi-me entregue pela Area Store a mesa de exterior denominada Fiberclay (ref. 81072), classificada como mesa de exterior robusta e resistente, que tinha sido por mim adquirida no dia 6 de Junho de 2020 pelo valor de 486,12€. A mesa foi comprada juntamente com 2 bancos do mesmo material, fazendo assim conjunto
- 21 de Dezembro de 2020, aciono garantia pois a mesa adquirida há menos de 6 meses estava a ficar abaulada e com fendas na estrutura, apesar da reduzida utilização
- 23 de Dezembro de 2020, indicam-me que já não têm nenhuma mesa igual para substituir o artigo defeituoso e que apesar de ter adquirido a mesa com os bancos, como só a mesa está danificada, não aceitam a devolução dos bancos.
- 15 de Setembro de 2021, após a troca de vários emails no sentido de tentar chegar a um acordo quanto à não aceitação de devolução também dos bancos, acabei por aceder a ficar com os mesmos e aceitei a troca da mesa anterior, que já estava na altura completamente deformada, por nova. Paguei mais 138,43€ pois a nova mesa era de valor superior à inicial. Fui assim obrigado a trocar a mesa por outra e ficar com os bancos que nada têm a ver com a nova pois são de design e materiais distintos. Dado que a mesa se destina a casa de férias, utilizada no verão, agendei a entrega para o dia 28/4/2022
- 28 de Abril de 2022, foi efetuada a entrega da nova mesa adquirida, modelo Terrazzo (Fatura AC113080901). Mesa classificada como de exterior e resistente. Tive que me deslocar de Lisboa à Comporta num dia de semana pois não fazem entregas ao fim de semana. Faltei assim a meio-dia de trabalho e tive custos de deslocação correspondentes aos 260Km percorridos. Nenhuma comparticipação feita pela Area Store.
- 25 de Setembro de 2022, aciono garantia pois a mesa entregue há menos de 5 meses apresentava várias fendas por toda a superfície
- 10 de Outubro de 2022, é-me proposta a troca por artigo de valor idêntico ou superior, uma vez que já não têm este modelo para substituição
- 20 de Outubro de 2022, dado estarmos no Inverno e não terem naquela altura praticamente nenhuma opção de mesa de exterior é-me sugerido aguardar pela nova coleção de móveis de exterior
- 9 de Março de 2023, envio email a indicar que já vi a nova coleção de mesas de exterior e que pretendo substituição pelo modelo Harbour, que indicam como revestida a betão, o que espero que seja definitivamente resistente para não se deformar em 5 ou 6 meses como as anteriores, simplesmente por estar na parte exterior da casa
- 13 de Março de 2023, indicam-me que posso proceder à substituição do artigo, contudo com uma forte limitação. As duas primeiras mesas foram adquiridas em período de saldos/promoções o que não sucede neste momento. Assim, por uma questão de justiça e não ser ainda mais prejudicado, deveria ser comparado o preço fora de promoção da mesa Terrazzo com o preço atual da Harbour e eu pagaria a diferença. Mas está-me a ser imposto que pague o diferencial aquando da compra com o valor da mesa atualmente fora de promoção, anulando assim o efeito de desconto que tive inicialmente.
Esta exigência foi para mim a gota de água para avançar com uma reclamação formal. Não têm qualquer consideração por todo o historial, não têm uma mesa igual para substituir pela defeituosa e pretendem agora exigir que tenha que efetuar a nova aquisição em condições diferentes da aquisição original, anulando assim o efeito do desconto apresentado na altura por ser período de saldos.
Data de ocorrência: 26 de março 2023
7 de maio 2023
Continuo a aguardar resolução por parte da Área, desta lamentável situação.
Daniel Rico avaliou a marca
18 de junho 2023

Sabem exatamente como funciona o sistema. O Livro de Reclamações de nada adianta pois a ASAE não intervém, serve como mero intermediário, apenas solicita resposta da empresa e não avalia a mesma. A única possibilidade de resolução é via judicial, o que acarreta custos e muitas pessoas não estarão disponíveis para tal, ou porque o valor do produto é inferior aos custos, pela demora de resolução em tribunais e/ou finalmente pelos elevados custos do processo e advogado. Assim, entram em linha de conta com isto para descartar qualquer responsabilidade e desprezar os clientes. De longe a pior experiência que tive quer com o produto, mas acima de tudo com a postura da empresa.